quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Cabo Delgado: Qual é o valor da vida dos soldados moçambicanos?

Os números das baixas no Exército moçambicano são um exclusivo do Governo. O povo que o elegeu não tem estado a merecer uma satisfação, o que desencadeia contestações, mais ainda quando números de mortes chegam de fora.

A 23 de dezembro, os moçambicanos ficaram a saber, através de um comunicado da Missão Militar da SADC (SAMIM), que dois compatriotas de farda morreram no guerra contra os insurgentes em Cabo Delgado. A informação indignou a sociedade por ter chegado de fora, sendo que dentro de casa há autoridades competentes para o fazer.

André Thomashausen, especialista alemão em direito internacional, chama o Governo à responsabilidade: "Penso que num Estado moderno que gostaria de ser respeitado como um Estado de direito existe um legítimo e muito importante interesse da opinião pública e dos cidadãos em saber exatamente qual é a o sacrifício que Moçambique está a sofrer em Cabo Delgado."

"Para as ONG é muito difícil entender o secretismo que o Governo da FRELIMO está a seguir, recusando a fornecer números sobre as baixas, recusando a identiifcar as pessoas que ficaram feridas e que possivemente perderam a vida", acrescenta Thimashausen. 

Não entregar o ouro ao bandido?

Determinados setores acreditam que o silêncio do Governo não passe de uma estratégia de guerra, não deixar que o inimigo conheça as suas fragilidades. Porém, nessa essa justificação esmorece o descontentamento em relação à postura do Executivo. Manuel de Araújo, edil de Quelimane e membro do maior partido da oposição, a RENAMO, também protesta.

"Qualquer Governo que se preze deve informar com insenção o seu povo. Omitir verdades não é algo que se preze e eu não recomendaria governo algum que escondesse as suas baixas. Aliás, os governos democráticos no mundo anunciam as suas baixas", diz.

E num gesto de humanismo e esperado, as forças da SAMIM endereçaram, em comunicado, condolências às famílias das vítimas, uma solidariedade e conforto que não se assiste publicamente dos governantes moçambicanos.

As críticas a falta de comunicação sobre a situação em Cabo Delgado e particularmente sobre as mortes têm barbas brancas, mas mesmo assim o Governo da FRELIMO insiste em fazer ouvidos de mercador.

Heranças do tempo de partido único

Neste contexto, Thomashausen defende que "é legitimo o apelo da sociedade civil para que o Ministério da Defesa divulgue a identidade das vítimas, dos jovens que perderam a vida e feridos, porque muitos país estão sem notícias dos seus filhos, não sabem por onde andam, se ainda estão vivos. E isso é natural numa guerra que está a acontecer".

Há ainda o entendimento de que o Governo da FRELIMO, que conduz os destinos do país desde a independência em 1975, insiste em aplicar velhas práticas do tempo da guerra civil dos 16 anos, entretanto desajustadas. O especialista alemão fala em !radição antiga no tempo do partído único em que o segredo do Estado era a lei superior a todas as outras".

Nádia Issufo | Deutsche Welle

Sem comentários:

Mais lidas da semana