quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Vladimir Putin acusa o ocidente de 'vir com seus mísseis para a nossa porta'

# Publicado em português do Brasil

O presidente russo mais uma vez expressa raiva pela expansão da Otan e diz que estaria preparado para intervir na Ucrânia

Vladimir Putin acusou o Ocidente de “vir com seus mísseis à nossa porta” ao reiterar as exigências de não mais expansão da Otan na Europa.

O presidente russo fez pouco para reduzir as tensões sobre a Ucrânia ao falar em uma entrevista coletiva televisionada, dizendo que estaria preparado para lançar uma intervenção se sentir que a Ucrânia ou seus aliados ocidentais estavam preparando um ataque aos representantes da Rússia no país.

“Eles continuam nos dizendo: guerra, guerra, guerra”, disse Putin na quinta-feira. “Fica a impressão de que, talvez, eles estejam se preparando para a terceira operação militar [na Ucrânia] e nos dê um aviso justo: não intervenha, não proteja essas pessoas, mas se você intervir e protegê-las, haverá de novo sanções. Talvez devêssemos nos preparar para isso.”

Analistas disseram que a Rússia pode estar procurando um casus belli, já que ele posiciona mais de 100 mil soldados, juntamente com tanques e artilharia, a uma distância de ataque da fronteira ucraniana. O ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, acusou esta semana mercenários americanos de transportar armas químicas para a linha de frente da zona de conflito, embora não tenha fornecido nenhuma evidência para a afirmação.

Há poucos sinais de que os militares ucranianos estejam preparando uma ofensiva em Donbass, onde as linhas de frente permaneceram estáticas por sete anos. Mais de 14.000 pessoas morreram desde o início dos combates em 2014.

Putin disse que não queria uma guerra com a Ucrânia, mas buscaria novas garantias de segurança do Ocidente nas próximas negociações com os EUA, reiterando sua demanda polêmica de que os membros da Otan no Leste removessem as tropas e instalações militares que surgiram após a adesão dos países à aliança em 1997 .

“Deixamos claro que a mudança da Otan para o leste é inaceitável”, disse ele. “Os Estados Unidos estão com mísseis à nossa porta. É um requisito excessivo não instalar sistemas de choque em nossa casa? Como os americanos reagiriam se mísseis fossem colocados na fronteira com o Canadá ou o México? ”

Ele mais uma vez expressou raiva com a expansão da Otan desde a queda da União Soviética em 1991, uma questão que se tornou central para seu crescente antagonismo com o Ocidente.

“Às vezes parece que vivemos em mundos diferentes”, disse ele. “Eles disseram que não iriam expandir, mas estão se expandindo.”

Putin disse que as negociações com os EUA devem começar no próximo ano em Genebra, acrescentando que "a bola está agora do seu lado".

Ele disse: “Os parceiros americanos nos dizem que estão prontos para lançar essa discussão, essas conversas em Genebra, no início do próximo ano. Os representantes de ambos os lados foram nomeados. Espero que a situação se desenrole exatamente neste cenário. ”

Andrew Roth em Moscovo | The Guardian

Na imagem: 'Eles ficam nos dizendo: guerra, guerra, guerra': Vladimir Putin durante entrevista coletiva na quinta-feira. Fotografia: Natalia Kolesnikova / AFP / Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana