quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Experiências biológicas dos EUA sobre soldados aliados na Ucrânia e na Geórgia

Dilyana Gaytandzhieva [*]

O CONTEÚDO AQUI PUBLICADO É REDUZID E DIRECIONA OS INTERESSADOS PARA A FONTE. ALI INCLUI MAIS IMAGENS E DOCUMENTAÇÃO RELACIONADA COM O EXPOSTO. (PG) 

Enquanto os EUA planeiam aumentar a sua presença militar na Europa de Leste para "proteger os seus aliados contra a Rússia", documentos internos mostram o que significa "protecção" americana em termos práticos.

O Pentágono realizou experiências biológicas com um resultado potencialmente letal em 4.400 soldados na Ucrânia e 1.000 soldados na Geórgia. De acordo com documentos divulgados, todas as mortes voluntárias devem ser comunicadas no prazo de 24 h (na Ucrânia) e 48 h (na Geórgia).

Ambos os países são considerados os parceiros mais leais dos EUA na região, com uma série de programas do Pentágono a serem implementados no seu território. Um deles é o programa de envolvimento biológico da Agência de Defesa para a Redução de Ameaças (Defense Threat Reduction Agency, DTRA), no valor de 2,5 mil milhões de dólares, que inclui investigação sobre agentes biológicos, vírus mortais e bactérias resistentes a antibióticos que estão a ser estudados na população local.

Projecto GG-21: "Todas as mortes de voluntários serão prontamente comunicadas"

O Pentágono lançou um projecto de cinco anos com uma possível extensão de até três anos, com o nome de código GG-21: "Infecções transmitidas por artrópodes e zoonoses entre o pessoal militar na Geórgia". De acordo com a descrição do projecto, serão obtidas amostras de sangue de 1.000 recrutas militares no momento do seu exame físico de registo militar no hospital militar georgiano localizado em Gori.

As amostras serão testadas para detecção de anticorpos contra catorze agentes patogénicos:

Bacillus anthracis

Brucella

Vírus CCHF

Coxiella burnetii

Francisella tularensis

Hantavírus

Espécies de Rickettsia

Vírus TBE

Espécies de Bartonella

Espécies de Borrelia

Espécies de Ehlrichia

Espécies de Leptospira

Salmonella typhi

WNV

A quantidade de sangue extraído será de 10 ml. As amostras serão armazenadas indefinidamente no NCDC (Lugar Center) ou USAMRU-G e quotas poderão ser enviadas para a sede da WRAIR nos EUA para futuros estudos de investigação. O Walter Reed Army Institute of Research (WRAIR) é a maior instalação de investigação biomédica administrada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Os resultados das análises de sangue não serão fornecidos aos participantes do estudo.

Tal procedimento não pode causar a morte. Contudo, de acordo com o relatório do projecto, "todas as mortes de voluntários serão prontamente comunicadas (geralmente dentro de 48 h após a notificação da PI)" ao Hospital Militar Georgiano e ao WRAIR.

As amostras de sangue dos soldados serão armazenadas e testadas no Lugar Center, uma instalação financiada pelo Pentágono na capital da Geórgia, Tíflis, no valor de 180 milhões de dólares.

O Lugar Center tornou-se famoso nos últimos anos por actividades controversas, incidentes laboratoriais e escândalos em torno do programa de Hepatite C do gigante americano da droga Gilead na Geórgia, que resultou em pelo menos 248 mortes de pacientes. A causa de morte na maioria dos casos tem sido listada como desconhecida, como demonstram documentos internos.

O projecto georgiano GG-21 tem sido financiado pelo DTRA e implementado por cientistas militares americanos de uma unidade especial do exército americano com o nome de código USAMRU-G, que operam no Lugar Center. Foi-lhes dada imunidade diplomática na Geórgia para pesquisar bactérias, vírus e toxinas sem serem diplomatas. Esta unidade está subordinada ao Instituto de Investigação do Exército Walter Reed (WRAIR).

Documentos obtidos do registo federal de contratos dos EUA mostram que a USAMRU-G está a expandir as suas actividades a outros aliados dos EUA na região e está a "estabelecer capacidades expedicionárias" na Geórgia, Ucrânia, Bulgária, Roménia, Polónia, Letónia [NR] e em quaisquer localizações futuras. O próximo projecto USAMRU-G envolvendo testes biológicos em soldados deverá ter início em Março deste ano no Hospital Militar Búlgaro em Sófia.

Projecto UP-8: Todas as mortes de participantes no estudo devem ser comunicadas no prazo de 24 h

A Agência de Redução de Ameaças da Defesa (DTRA) financiou um projecto semelhante envolvendo soldados na Ucrânia com o nome de código UP-8: A propagação do vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo (CCHF) e hantavírus na Ucrânia e a potencial necessidade de diagnóstico diferencial em doentes com suspeita de leptospirose. O projecto teve início em 2017 e foi prolongado algumas vezes até 2020, mostram documentos internos.

De acordo com a descrição do projecto, serão recolhidas amostras de sangue de 4.400 soldados saudáveis em Lviv, Kharkov, Odessa e Kiev. 4.000 destas amostras serão testadas para anticorpos contra o hantavírus, e 400 delas – para a presença de anticorpos contra o vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo (CCHF). Os resultados das análises de sangue não serão fornecidos aos participantes no estudo.

Não há informações sobre que outros procedimentos serão realizados, excepto que "incidentes graves, incluindo mortes, devem ser comunicados no prazo de 24 horas". Todas as mortes de sujeitos do estudo que sejam suspeitas ou conhecidas como estando relacionadas com os procedimentos de investigação devem ser levadas ao conhecimento dos comités de bioética nos EUA e na Ucrânia".

CONTINUE A LER COMPLETO EM Resistir.info ou no original abaixo mencionado Dyliana.bg

[*] Jornalista independente, búlgara. Para segui-la no Telegram, subscrever o canal mediante o link https://t.me/armswatch

O original encontra-se em dilyana.bg/documents-expose-us-biological-experiments-on-allied-soldiers-in-ukraine-and-georgia/

Sem comentários:

Mais lidas da semana