domingo, 16 de janeiro de 2022

ONDE TERMINA A EXPANSÃO DA OTAN?

# Publicado em português do Brasil

Patrick Buchanan* | Katehon

Acreditamos que Putin suportará interminavelmente o cerco e a contenção de seu país por uma aliança criada para manter a Rússia em um bloqueio?

Após a queda do Muro de Berlim em 1989 e o colapso do Pacto de Varsóvia, começou a desintegração da URSS. Mas o colapso não parou depois que as 14 "repúblicas" soviéticas declararam sua independência de Moscou: apenas começou.

A Transnístria separou-se da Moldávia. A Ossétia do Sul e a Abkhazia se retiraram da Geórgia. A Chechênia tentou se separar da Rússia, mas depois de duas guerras brutais, ficou novamente sob o controle de Moscou. Crimeia e Donbass foram separados da Ucrânia.

O que a Ucrânia, a Moldávia e a Geórgia têm em comum, além dessas “amputações” pós-Guerra Fria realizadas com a ajuda da Rússia? Todos querem aderir à OTAN e, com ela, exigir as garantias militares do Artigo 5, que obrigam os Estados Unidos a fazer guerra contra a Rússia para restaurar sua soberania e integridade territorial em caso de ataque.

É fácil ver por que esses países gostariam que os EUA fossem obrigados a lutar ao seu lado. Mas não está claro por que os Estados Unidos deram tais garantias militares. Por que arriscar uma guerra com uma Rússia com armas nucleares em nome de nações que ninguém jamais considerou vitais para os interesses dos Estados Unidos da América?

Considere quantos países foram admitidos na OTAN e, portanto, receberam garantias militares dos EUA após 1991. Existem 14 deles: República Checa, Eslováquia, Roménia, Bulgária, Hungria, Polónia, Eslovénia, Lituânia, Letónia, Estónia, Albânia, Croácia, Montenegro e Macedónia do Norte. Esses 14 novos membros da OTAN representam uma expansão mais arriscada dos compromissos militares dos EUA do que a criação original da OTAN, quando a aliança foi encarregada de proteger 10 países da Europa Ocidental.

Hoje, a aliança protege 29 países que se estendem até a Europa Oriental. No entanto, é possível uma maior expansão da OTAN.

Como já mencionado, a Geórgia e a Ucrânia procuram aderir à OTAN e, assim, obrigar os EUA a lutar com a Rússia do seu lado. Dois outros países, Suécia e Finlândia, estão falando em abandonar sua tradicional neutralidade em favor da adesão à OTAN e das garantias militares dos EUA. A Bósnia e Herzegovina também é candidata à adesão à OTAN. Sua capital é Sarajevo, onde o arquiduque austríaco foi assassinado em 1914, levando diretamente à Primeira Guerra Mundial.

Mikhail Gorbachev teria dito ao secretário de Estado dos EUA, James Baker, no final da Guerra Fria, que a Rússia concordaria com a unificação da Alemanha Oriental e Ocidental se os EUA garantissem que a OTAN não se moveria mais para o leste. Seja qual for a verdade, não podemos entender por que um nacionalista russo como Vladimir Putin sentiria que seu país estava sendo enjaulado e ameaçado se a aliança da OTAN criada para conter a Rússia adicionasse recentemente 14 membros, a maioria deles ex-aliados ou repúblicas do URSS?

Como o New York Times escreveu em um editorial   na segunda-feira: “As preocupações de Putin não podem ser completamente ignoradas. Se a Ucrânia aderisse à OTAN, a aliança teria uma fronteira terrestre de 1.200 milhas com a Rússia, uma situação que nenhuma grande potência ignoraria, não importa o quão alto a aliança atlântica afirme que é puramente defensiva por natureza .

Aqui estão as palavras exatas do artigo 5: “ As partes concordam que um ataque armado contra uma ou mais delas... , cada um deles ... prestará assistência à Parte ou Partes assim atacadas, tomando imediatamente ... as medidas que julgar necessárias, incluindo o uso da força armada, para restaurar e manter a segurança na região do Atlântico Norte . ”

Aparentemente, a "zona do Atlântico Norte" estende-se agora ao Báltico oriental e aos Balcãs. Se a Ucrânia e a Geórgia forem aceitas na OTAN, a região do Atlântico Norte incluirá o Cáucaso e cinco dos seis países do Mar Negro. Apenas a Rússia estará fora da OTAN.

Na sexta-feira, o secretário de Estado Anthony Blinken disse: "A OTAN nunca prometeu não aceitar novos membros, não podia ou não queria fazê-lo antes ". Mas isso é um absurdo. Não há exigência de que os EUA aceitem um ou todos os países que se candidatam à adesão à OTAN. Seja qual for o motivo da escolha, a aliança pode vetar qualquer candidato. E evitar a guerra com a Rússia pode ser uma dessas razões.

Dada a contínua expansão da OTAN na Europa Central e Oriental desde a Guerra Fria, os Estados Unidos devem se perguntar: se o risco de guerra com a Rússia cresce com cada novo membro em suas fronteiras admitido na OTAN, por que estamos fazendo isso? Cruzaremos qualquer “linha vermelha” da Rússia de Putin? Acreditamos que Putin suportará interminavelmente o cerco e a contenção de seu país por uma aliança criada para manter a Rússia em um bloqueio?

Os presidentes Harry Truman, Dwight Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, Jimmy Carter e Ronald Reagan muitas vezes discordavam, mas concordavam em uma coisa: as garantias militares dos EUA e da OTAN terminaram no Elba. Do outro lado do rio, na Alemanha, lutamos contra a URSS com armas de diplomacia, política e economia, e não com armas de guerra.

Como reagiríamos se, após a derrota na Guerra Fria, fôssemos aplaudidos por navios de guerra russos no Lago Ontário e Moscou dando garantias militares ao Canadá?

Ver fonte

Sem comentários:

Mais lidas da semana