quarta-feira, 16 de março de 2022

Da Ucrânia e das areias e pós voadores aos bafos de líderes criminosos e sacanas

Da TSF extraímos resumos do ponto de situação sobre os acontecimentos na Ucrânia. De realçar o facto poderem existir entendimentos entre as duas partes em litigio, Rússia e Ucrânia. Não é nada de significativo de imediato mas o reportado refere que a Rússia admite que está perto de chegar a acordo nas conversações que se supõe gerarem a paz tão almejada. Não deixa de ser curioso que, para complicar, o presidente polaco (nazi) sugere que a NATO entre na Ucrânia sob o pretexto de Observador em Missão de Paz (seja lá isso o que for - porque da NATO tudo de mau se pode esperar). 

A NATO? Mas isso não competirá à ONU? E porque razão a ONU está tão acanhada? António Guterres continua a dormir sobre os louros de logo à partida ter impossibilitado à ONU assumir a missão de moderadora na contenda ao tomar partido favorável à Ucrânia? Mas que falta de jeito sabido! Mas que tendencioso na obediência ao instigador, os EUA com a UE a reboque, de tudo e de toda a carnificina acontecida e que continua a acontecer! Que nojo de políticos robotizados e de programa único inserido nas cacholas desses pelos EUA! Não. A NATO em Missão de Observação e de Paz não será de certo bem-vinda pela Rússia. Para mais porque apesar  de a NATO ser propriedade intelectual, criminosa e guerreira dos EUA, é à ONU que compete moderar e fazer com que as partes em litigio cheguem a um entendimento e resultado que garanta paz no teatro de operações de bombardas, de destruição e de matanças. É de toda a conveniência que o robotizado estado-unidense, António Guterres, cumpra o desempenho que lhe compete. De constatação pela existência de um SG ONU, até será preferível que nomeie quem seja mais competente que ele e menos tendencioso e comprometido que ele com o seu chefe-patrão dos EUA. Alguém de espírito aberto, realmente democrático, competente, imparcial, que queira acima de tudo atingir a paz e a  desativação dos bandos terroristas nazis que compõem as forças armadas ucranianas.

Na verdade não deixa de ser curioso que só a Rússia refira por objetivo a desnazificação da Ucrânia numa União Europeia cada vez mais nazificada e nuns EUA que até têm empenhado milhões de dólares em apoio aos nazis ucranianos e outros grupos europeus. Não é caso para admirar pois basta recorrermos ao exemplo dos milhões de dólares e armamento que os EUA entregaram em apoio a Bin Laden e muitos dos seus comparsas terroristas. E como assim aconteceu no médio oriente também o mesmo aconteceu e acontece em África e noutras partes do mundo. Chamam a isso ambições da geopolítica. Não, é terrorismo de estado, puro e duro. Indubitavelmente os EUA é um estado terrorista que ambiciona o controle total do mundo a qualquer preço. Até mesmo com uma fatura nuclear que não é difícil de imaginar que será o que vai acontecer. Talvez mais cedo que muito tarde. Os EUA são o verdadeiro cancro do planeta. Para todos os que querem ser/ter um grande império representam a escória moral da humanidade. A ganância é isso mesmo que é e conduz sempre a práticas de crueldade, de desumanidade. Perante a situação atual devemos concluir que aqui não existem ingénuos nem pessoas de boa-fé mas sim bandidos gananciosos e desumanos que usam os povos como trastes a abater. É o que se vê, é o que se sente, é o que na realidade acontece.

Finalmente, a seguir, o reportado da TSF sobre o estado da guerra neste dia empoeirado pelas areias voadoras que ventos do norte de África nos trazem. Nós, humanos, precisamos de respirar ar puro. Não ar contaminado por areias e pós voadores, nem por bafos de lideres que encarnam terríveis e criminosos sacanas das políticas nacionais e mundiais. Abaixo todos eles!

Mário Motta

Kiev e Moscovo dão sinais de esperança num acordo. Explosões durante a noite na capital ucraniana

A Polónia pede à NATO autorização para "missão de paz". As negociações entre a Rússia e a Ucrânia prosseguem esta quarta-feira. Siga em direto na TSF.

16 mar12:01

Carolina Quaresma

"Europa tem de se manter unida para responder aos maiores desafios"

António Costa assegura que o maior desafio que a Europa enfrenta neste momento é "apoiar a Ucrânia para que a paz regresse".

"A Europa tem de se manter unida, cada vez mais forte para termos capacidade de responder ao maiores desafios", disse após reunião com Roberta Metsola.

O primeiro-ministro sublinha a necessidade de resposta "às consequências sociais e económicas" e adotar "medidas que permitam controlar a subida dos preços, combustíveis e bens alimentares".

"Temos de ser capazes de dar uma forte resposta às empresas para que mantenham a atividade, para que possam ter condições para continuarem a laborar", afirma.

16 mar11:31

Rita Carvalho Pereira

Ucrânia rejeita adotar modelos de neutralidade da Suécia e Áustria

A Ucrânia rejeita a proposta de adoção de um estatuto de neutralidade comparável com os da Áustria e da Suécia. O Kremlin sugeriu, esta quarta-feira, que Kiev adote o exemplo dos dois países como modelos de neutralidade e afirmou que a hipótese está em discussão nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia.

"Esta é uma upção que está a ser discutida agora e que pode ser considerada como compromisso", declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência de notícias AFP.

Em resposta, o negociador ucraniano Mikhailo Podolyak declarou que o modelo a adotar "só pode ser ucraniano" e que as conversações com a delegação russa devem estar focadas nas "garantias de segurança" para a Ucrânia.

"A Ucrânia está em estado de guerra direta com a Rússia. Consequentemente, o modelo só pode ser 'ucraniano' e apenas com garantias de segurança verificadas", afirmou, em declarações publicadas pela presidência ucraniana.

16 mar11:14

Cristina Lai Men

Jornal local presta serviço público em língua ucraniana

Chama-se SOS Ucrânia e tem tido milhares de visualizações, inclusive a partir de campos de refugiados no estrangeiro. A secção em língua ucraniana do jornal "Região de Leiria" está disponível online, desde o início de Março.

LER MAIS

16 mar11:14

Lusa

Suíça impõe sanções comerciais e financeiras à Bielorrússia iguais à UE

O Governo da Suíça anunciou, esta quarta-feira, a imposição de sanções comerciais e financeiras à Bielorrússia pela sua colaboração com a Rússia na invasão da Ucrânia, adotando as medidas aplicadas pela União Europeia contra Minsk.

LER MAIS

16 mar10:52

Lusa

Bielorrússia diz que está a fornecer energia à central de Chernobyl

O fornecimento de energia para Chernobyl foi totalmente restaurado e a central nuclear está a ser abastecida pela Bielorrússia, disseram esta quarta-feira as autoridades da região bielorrussa de Gomel, citando o Ministério da Energia da Bielorrússia.

"O fornecimento de energia para a central nuclear de Chernobyl foi completamente restabelecido", disse o ministério bielorrusso num comunicado que foi divulgado no canal da região de Gomel no serviço de mensagens Telegram.

"Atualmente, o fornecimento de energia à infraestrutura da central é assegurado pelos sistemas elétricos da Bielorrússia", adiantou a fonte, especificando que o nível de radiação no local estava hoje "estável".

LER MAIS

Dois feridos após bombardeamento em Kiev. Zelensky diz que exigências russas estão "mais realistas"

A Polónia pede à NATO autorização para "missão de paz". As negociações entre a Rússia e a Ucrânia prosseguem esta quarta-feira. Siga em direto na TSF.

16 mar10:14

Rita Carvalho Pereira

Rússia admite estar perto de chegar a acordo com Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou, esta quarta-feira, que está próximo um acordo entre a Rússia e a Ucrânia. Lavrov afirmou que está em "séria consideração" a condição de Kiev ficar com o estatuto de neutralidade.

"As negociações não são fáceis, por motivos óbvios. Apesar de tudo, há alguma esperança de chegar a um compromisso", declarou Lavrov, citado pela agência Reuters.

O ministro russo disse ainda que a Rússia não vê qualquer interesse dos Estados Unidos em resolver rapidamente o conflito e, de acordo com a agência de notícias, que existem também outras questões, além da desmilitarização e neutralidade da Ucrânia, que a Rússia considera importantes esclarecer,como a segurança das áreas de Donetsk e Luhansk.

16 mar09:10

Reportagem TSF: Uma cidade intacta num país em guerra. "Lviv continua a salvo"

São agora cerca de 800 quilómetros aqueles que têm de ser percorridos para ir de Kiev a Lviv. O enviado especial da TSF à Ucrânia, Pedro Cruz, conta que foram precisas três horas só para abandonar a capital ucraniana. Saiu "pela única zona de Kiev que ainda está livre. As outras autoestradas, nas direções leste e oeste, já estão cortadas".

LER MAIS

16 mar09:01

João Francisco Guerreiro

Arranca a reunião dos ministros da Defesa da NATO

Um debate sobre o futuro da segurança europeia, em que vai ser discutida a situação na Ucrânia. A Polónia vai propor que a NATO dê cobertura a uma missão de paz, mas o tema não fez parte das declarações do líder da Aliança.

16 mar08:59

Lusa

Pelo menos 103 crianças morreram e mais de 100 ficaram feridas desde início da invasão

Pelo menos 103 crianças morreram e mais de 100 ficaram feridas na Ucrânia desde a invasão do país pelo exército russo, segundo o último relatório publicado esta quarta-feira pela Procuradoria-Geral daquele país.

Desde o início da invasão, a 24 de fevereiro, a guerra na Ucrânia mata pelo menos cinco ucranianos por dia, refere a procuradora-geral da Ucrânia, Irina Venediktova, num documento publicado pela Interfax-Ucrânia.

LER MAIS

16 mar08:42

Lusa

França recorda que forças beligerantes devem proteger jornalistas

O governo de França disse esta quarta-feira que as forças beligerantes na Ucrânia têm a obrigação de proteger os jornalistas que cobrem o conflito, referindo-se à morte de quatro jornalistas desde o mês de fevereiro, entre os quais um franco-irlandês.

"Recordo a obrigação a que estão incumbidas as forças armadas na proteção dos jornalistas em conformidade com o direito humanitário internacional e condeno veementemente qualquer ação que seja tomada contra eles", disse o chefe da diplomacia francesa, Jean-Yves Le Drian.

LER MAIS

16 mar08:20

Lusa

Portugal já concedeu mais de dez mil pedidos de proteção temporária

Portugal já concedeu mais de dez mil pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo um balanço atualizado à Lusa por fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na terça-feira.

Segundo a última atualização, o SEF aceitou desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, 10.068 pedidos de proteção temporária.

Até ao final do dia de segunda-feira tinham sido registados 8250 pedidos, que a meio do dia de terça-feira já tinham ultrapassado os 9200.

LER MAIS

16 mar07:58

Carolina Quaresma

Cidade de Zaporizhzhia bombardeada pelos russos "pela primeira vez"

As forças russas bombardearam, esta quarta-feira, a cidade de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, local onde estão milhares de refugiados após terem fugido de Mariupol, adiantam as autoridades regionais.

"Locais onde se encontram civis foram bombardeados pela primeira vez em Zaporizhzhia", escreveu o governador regional Alexander Starukh na plataforma Telegram, citado pela AFP.

"Os rockets caíram na área da estação ferroviária de Zaporozhye-2", acrescentou, especificando que não houve vítimas.

A cidade de Zaporizhzhia é o primeiro porto de escala seguro para aqueles que fogem de Mariupol. Muitos dirigem-se depois para o oeste do país, para a Polónia ou outros países fronteiriços.

16 mar07:42

Carolina Quaresma

Pelo menos dois feridos após explosões em zonas residenciais em Kiev

Várias explosões foram ouvidas em Kiev ao início desta quarta-feira, avança a AFP. Os serviços de emergência dizem que foram atingidos dois edifícios residenciais, provocando dois feridos.

"Dois edifícios residenciais foram danificados num bombardeamento noturno na parte central de Kiev, distrito de Shevchenkivskyi. Duas pessoas ficaram feridas e 35 foram evacuadas", disse o serviço de emergência estatal ucraniano na rede social Telegram, citado pela AFP.

16 mar06:33

Lusa

Ministros da Defesa da NATO voltam a reunir-se esta quarta-feira em Bruxelas

Os ministros da Defesa da NATO realizam esta quarta-feira uma nova reunião extraordinária em Bruxelas consagrada à guerra lançada pela Rússia na Ucrânia, durante a qual terão oportunidade de falar da situação no terreno com o homólogo ucraniano, por videoconferência.

Na conferência de imprensa de antecipação da reunião, na qual Portugal estará representado pelo ministro João Gomes Cravinho, o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, anunciou, na terça-feira, que o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, participará remotamente no encontro, assim como representantes da Geórgia, Finlândia, Suécia e União Europeia (UE).

LER MAIS

16 mar06:28

Lusa

Forças Armadas ucranianas dizem ter abatido oito helicópteros russos

As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram esta quarta-feira terem abatido oito helicópteros russos, três drones e dois mísseis de cruzeiro nas últimas 24 horas.

"Como resultado do trabalho das unidades das Forças de Defesa da Ucrânia na área de Chernobyl, o inimigo perdeu sete helicópteros de combate", informaram as Forças Armadas, num comunicado publicado na rede social Facebook.

LER MAIS

16 mar05:38

Lusa

Exigências da Rússia são cada vez "mais realistas", diz Zelensky

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta terça-feira que as exigências da Rússia durante as negociações estão a tornar-se "mais realistas" após quase três semanas de guerra.

O governante disse, num discurso à nação transmitido esta madrugada, que é necessário mais tempo para as negociações, que estão a ser realizadas por videoconferência.

"Ainda são necessários esforços, é preciso paciência", disse Zelensky. "Qualquer guerra termina com um acordo", acrescentou.

LER MAIS

16 mar05:36

Lusa

Conselheiro de Zelensky revela que negociações com Rússia continuam hoje

O conselheiro do Presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak, adiantou esta terça-feira que o processo de negociação com a Rússia continuará na quarta-feira, dizendo que "existem contradições fundamentais", mas com "espaço para compromissos".

"Vamos continuar amanhã. É um processo de negociação muito difícil e lento. Existem contradições fundamentais. Mas certamente há espaço para compromissos. Durante o intervalo, o trabalho em subgrupos irá continuar", escreveu no Twitter Podoliak.

A Ucrânia e a Rússia retomaram hoje as negociações sobre um acordo de paz entre os dois países com "uma discussão dura".

LER MAIS

16 mar05:35

Pedro Cruz

Reportagem TSF: aqui, Kiev. Até já

A cidade acordou com bombardeamentos em vários locais. Zonas residenciais, entradas do metropolitano, uma fábrica.

Durante a madrugada, a defesa antiaérea ucraniana disparou sem interrupção. As sirenes não tocaram mas, ainda assim, mísseis lançados de Irpyn cruzaram os céus da capital e atingiram o destino. Kiev está cada vez mais fechada, isolada, deserta, vazia e escondida. Os militares e a defesa civil trancam as entradas, já só é possível sair pela nesga que os russos ainda não tomaram ou tentam tomar. Direção sul.

LER MAIS

16 mar05:34

Abrimos este liveblog para acompanhar ao minuto o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode consultar os desenvolvimentos das últimas 24 horas aqui.

Sem comentários:

Mais lidas da semana