segunda-feira, 30 de maio de 2022

A GUERRA CONTRA A DEMOCRACIA E OS GOLPISTAS DE MAIO – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Rita Marrafa de Carvalho, jornalista da RTP está em Kiev. E de lá enviou hoje uma reportagem retumbante: “Os soldados russos estão contra esta guerra e há relatos de motins. Chegam ao Donbass e ficam desorientados”. Os telespectadores que confiam no canal público português acreditam. O que torna o crime ainda mais grave. Abusar da boa-fé dos consumidores é uma cobardia. Um acto de leprosas e leprosos morais. Depois dizem que exagero quando afirmo que na Ucrânia estão a assassinar o Jornalismo.

Um membro da primeira delegação de negociadores ucranianos foi assassinado pela pide (SBU) do Zelensky. Nem uma palavra nos Media internacionais. Matar um alto funcionário do estado é normalíssimo. A Ucrânia é apresentada como o último reduto da democracia e o pressidente um democrata de primeira. Este é o jornalismo deles.

A pide (SBU) do Zelensky prendeu o líder da Oposição. Os Media internacionais garantem que ele é amigo do presidente Putin. Logo, está muito bem preso. Até devia ser morto, como o negociador. Prender e matar adversários políticos é o suprassumo da democracia. A civilização ocidental está a ser salva pelo regime extremista da Ucrânia.

General Galushkin Yuriy Alimovitch foi condecorado pela Presidência da República da Ucrânia “por coragem pessoal e alto profissionalismo, lealdade ao juramento militar, heroísmo na defesa da soberania do Estado e integridade territorial da Ucrânia”.  Em janeiro de 2022, o presidente Zeklensky, estremecido democrata, nomeou-o comandante das Forças de Defesa Territoriais. Em Maio foi demitido. Desapareceu. Ninguém sabe dele. As e os “correspondentes de guerra” dos Media ocidentais nem quiseram saber da razão ou razões da sua demissão. Zelensky está acima de Deus.

O magistrado judicial Alexander Tupitski, antigo presidente do Tribunal Constitucional  foi acusado pela pide (SBU) do Zekensky de ter cometido “crimes contra a Justiça”. Foram emitidos os respectivos mandatos de captura. Tupitski está desaparecido. A Ucrânia está enxameada de “jornalistas” dos Media ocidentais. Nem um tocou no assunto. Nem um quis saber, que crimes ele cometeu contra a Justiça. Nem um pediu explicações às autoridades que o mandaram prender. 

Nas democracias é assim. O Estado não tem de prestar contas a ninguém. Os titulares dos órgãos de soberania querem, podem e mandam. Quem se atrever a contrariá-los, vai preso ou desaparece do mapa que resta da Ucrânia. E os juízes, se não obedecem ao Zelensky, vão presos  por ordem do Presidente da República!

Este domingo, Zekensky foi fazer um “show” a Kharkiv e demitiu o chefe da defesa e segurança da região. Motivo invocado pelo presidente dos ucranianos e deus dos ocidentais: “Ele não trabalhou na defesa da cidade desde os primeiros dias da guerra de larga escala e pensou apenas em si próprio”. Os Media ocidentais nem se dignaram identificar o bode expiatório (ou respiratório?) do actor de Kiev. Jornalismo de primeira! O comandante militar de uma região que é apresentada como símbolo da resistência ucraniana vai à vida e nada. Nem o nome e posto dele revelam. É Zelenslky ou nada. O palco todo para o palhaço pobre às ordens do estado terrorista mais perigoso do mundo.

Zelensky ilegalizou 11 partidos, todos da Oposição. Neste momento a Ucrânia vive num regime de partido único ou de extrema-direita única. Os Media ocidentais desfazem-se em vénias e salamaleques ante os nazis Azov, Bandera e Sector Direita. Está nas mãos deles a defesa da civilização ocidental. Os nazis é que vão salvar o mundo do perigo russo. Cuidado com os russos! O nazismo é muito bom. Morte aos comunistas, aos pretos, aos judeus e aos que não têm raça pura. Heil Zelensky! Heil Biden! Heil Boris! Heil Costa do Marcelo!

O partido Servo do Povo era uma ficção de série televisiva onde o actor principal era o presidente Zelensky. Por obra e graça dos votos, a ficção tornou-se realidade. Uma amarga e triste realidade. Um dia destes, um deputado do partido de Zekensky foi preso. Sabem porquê? O chefe das associações patronais, o ex-presidente da Geórgia Saakashvili (neonazi), impôs ao parlamento onde Zelensky tem a maioria absoluta, legislação que permite o livre despedimento e impõe contratos individuais de trabalho à margem das leis laborais existentes. Os sindicatos ucranianos foram proibidos de fazer manifestações ou convocar greves. 

Zelensly prometeu durante a campanha eleitoral que ia acabar com a guerra no Leste da Ucrânia. Arrastou todo o país para a guerra. Destruições, mortes, refugiados aos milhões, milhares de soldados mortos ou que se renderam (muitos milhares!). Miséria, fome, angústia, medo. Foi isto que o deus dos ocidentais conseguiu. Sobre isto, nem uma notícia de meio parágrafo.

Zelensky prometeu aos ucranianos que lia levar a Ucrânia para a União Europeia e para a OTAN (ou NATO). Nunca, jamais em tempo algum. Mesmo que não existisse a operação militar especial da Federação Russa, o país não podia aderir ao cartel europeu. Porque a corrupção atinge níveis assustadores. O corrupto dos corruptos é patrão de Zelensky. Porque o Poder Judicial está subjugado ao poder político. Porque o poder político ostenta descaradamente a marca da extrema-direita. Porque o presidente Zelensky anunciou que o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) prendeu Viktor Medvedchuk, líder do maior partido de oposição, Plataforma de Oposição-Pela Vida. Motivo: É amigo de Putin!

A Ucrânia não pode exportar cereais porque o povo ucraniano precisa deles. Está a morrer de fome. Os Media ocidentais mentem descaradamente aquando dizem que o bloqueio dos portos da Ucrânia vai levar a fome ao mundo! O maior produtor e exportador mundial de cereais (EUA) comanda a OTAN (ou NATO) na guerra contra a Federação Russa por procuração passada ao actor cómico da Ucrânia. Os maiores produtores e exportadores de cereais da Europa são membros da União Europeia e da OTAN (ou NATO). Nomes: França, Alemanha e Itália. A Espanha vem logo a seguir. Todos juntos matam a fome no mundo e ainda sobra muito cereal. Os portos ucranianos podem ficar encerrados para sempre.

Miguel Francisco mais conhecido por Michel é escritor do 27 de Maio. Ganha a vida vendendo patranhas. Foi entrevistado pela Zimbo no programa de Amílcar Xavier “Cara a Cara”. Obrigado ao jornalista por ter revelado o retrato de um leproso moral.

Michel vomitou porcaria à toa. Confessou ser fã do Nito Alves porque ele escreveu “Treze Teses”. Michel, o Nito nem meia tese era capaz de escrever. Acabem com essa aldrabice de que ele foi o grande defensor de Agostinho Neto no Congresso de Lusaka. Tenham juízo, pudor, vergonha, o que queiram. Esse tal congresso não existiu! Repito: Não aconrteceu qualquer congresso em Lusaka. Daniel Chipenda levou para lá uma claque de zairenses e ficou a falar sozinho. O Nito Alves aproveitou a boleia e conseguiu sair do buraco para o comité central do MPLA. Uma promoção vertiginosa e, pelos vistos, trágica.

O Michel diz que esteve preso mas nun ca foi jugado. Depois esqueceu-se do que disse e garantiu ao Amílcar Xavier que foi condenado a três anos de prisão. Um amigo teve uma pena de cinco anos e outro amigo oito. Foram condenados mas nunca foram julgados. Porquê esta mentira? Muito simples. Os falsificadores de todos os níveis fazem esta manipulação grosseira, fingem que Angola, um ano e meio depois da Independência Nacional, tinha o mesmo regime que tem hoje, o mesmo edifício jurídico e o mesmo número de magistradas e magistrados judiciais, procuradores e funcionários. Os mesmos Tribunais. 

Não. Só tínhamos um excelente ministro da Justiça, Dr. Diógenes Boavida. E competentes juristas, ainda que não fossem mais do que os dedos das duas mãos. Ainda que esteja a repetir-me vou esclarecer esta parte, pela enésima vez. A República Popular de Angola adoptou o regime de democracia popular e o socialismo. No ano primeiro da Independência Nacional o sector da Justiça não tinha quadros para o Tribunal da Comarca de Luanda. O Serviço de Notariado ficou reduzido a praticamente zero. Os Registos mais ou menos igual. Face a tal penúria, o Estado recorreu aos Tribunais Populares Revolucionários, inspirados na justiça costumeira. Que ainda hoje existe!

Na sequência do 27 de Maio de 1977 a direcção política e militar do golpe foi julgada num Tribunal Marcial. Tão legítimo como é hoje o Tribunal Supremo de Justiça, o Tribunal Constitucional ou qualquer Tribunal de primeira instância. Lembro que no julgamento dos mercenários, dois juízes eram comandantes das FAPLA, David Moisés (Ndozi) e Eduardo Ernesto (Bakalof). O trovador português Zeca Afonso, no seu disco Enquanto À Força cantou: Colonialismo, não passará! Imperialismo, não passará! Veio da mata o homem novo do MPLA! E lembrava que na Angola revolucionária, um guerrilheiro fazia um juiz. Extraordinário! Um facto que a todos devia orgulhar.

Os Tribunais Populares Revolucionários que julgaram os bêbados da valeta, os vigaristas, os oportunistas, os racistas, os Michel desta vida, eram tão legítimos como qualquer Tribunal de hoje. Faziam Justiça em nome do Povo Angolano. Nenhuma angolana, nenhum angolano desse tempo tem de que se envergonhar. Ninguém tem de se desculpar. Ninguém tem de pedir perdão. Pelo contrário, devemos honrar e agradecer a todas e todos os que enfrentaram os golpistas. Se não tivessem prestado esse serviço à Nação Angolana, hoje a Angola que temos não existia. E, muito provavelmente, os que falsificam a História Contemporânea de Angola, também não. 

Masoquismo casado com oportunismo dá insultos ao passado grandioso dos angolanos e à memória dos construtores de Angola. Não me parece uma boa opção. Porque o nosso país não nasceu no dia em que eles chegaram ao poder e vai continuar quando saírem. Depois sujeitam-se ao julgamento inexorável do tempo, das angolanas e dos angolanos.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana