Em dezenas de cidades e outras localidades, a CGTP promove as comemorações do 1º de Maio, reivindicando «mais salário, 35 horas, emprego com direitos, contratação colectiva e serviços públicos».
Nas comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, que decorrerão sob o lema «Lutar e conquistar para o País avançar», a CGTP-IN homenageia também «as mulheres e homens que lutaram e continuam a lutar contra a exploração e por melhores condições de vida e de trabalho».
Do conjunto de iniciativas programadas para este domingo, destacam-se as manifestações em Lisboa, do Martim Moniz para a Alameda, no Porto, na Avenida dos Aliados, em Coimbra, entre as praças da República e 8 de Maio e em Setúbal, da Praça do Brasil à Avenida Luísa Todi, que decorrerão cerca das 15h. Mas, também em Aveiro, Angra do Heroísmo, Évora, Faro, Funchal, Santarém, Seia, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, entre outras.
Neste 1 de Maio, assinalam-se os 136 anos do início da luta em Chicago pela redução da jornada de trabalho, que chegava a atingir 17 horas, para as 8 horas. Uma luta violentamente reprimida pelas autoridades dos Estados Unidos da América, que assassinaram dezenas de trabalhadores e condenaram à forca quatro dirigentes sindicais.
Sem comentários:
Enviar um comentário