terça-feira, 19 de julho de 2022

PORTUGAL CONTINUA A ARDER CONTRA A CORAGEM DOS BOMBEIROS

De ontem ao fim da noite para hoje os bombeiros continuam incansavelmente a lutar contra as chamas. Dizem que os fogos abrandaram, que está mais húmido e mais fresco, o certo é que os bombeiros não param. São horas e horas consecutivas de cansaço numa luta quase inglória em que tantas vezes a morte espreita. Mas isso de que vale para governantes chafurdando na economia e nas finanças? 

Vale nada a não ser reconhecimento em palavras, quando o fazem – muitos deles fazem-no hipocritamente. Remuneração digna é que para os bombeiros não há e não é com palavras que os bombeiros nem os portugueses com remunerações indignas pagam as contas. 

Aos bombeiros e outros de profissões mais arriscadas tudo lhes sai do coirão, excepto a coragem. Depois vêm os políticos de trampa, os ministros e os presidentes, os ‘dótores’, os sábios e entendidos falar de barato, às vezes até com promessas falsas, da coragem daqueles homens e mulheres que labutam e lutam com o inimigo ardente que consome bens e vidas. E não mais porque eles, os bombeiros/as muito salvam. 

Aqueles, os do 'parlapié' de circunstância não conseguem esconder as suas cobardias e falsidades por se revelarem-lhes nos olhos e pescoços cobertos de colarinhos brancos sinalizando os crimes que têm o poder de cometer impunemente, falseando e não reconhecendo de facto com ações adequadas os esforços sobre-humanos dos soldados da paz… É sempre a mesma coisa. Os donos das fossas putrefactas da política, da economia e das finanças não mudam e são imensos os que danados e vítimas amaldiçoam-lhes as mães que os pariram. Ora, ora, afinal até haverá muitas delas que disso não são culpadas. É o costume, paga o justo pelo pecador, pelos bandidos que vimos passearem-se pelas televisões. Os da choldra.

Sem comentários:

Mais lidas da semana