sábado, 27 de agosto de 2022

Angola | Já começou o cortejo fúnebre de José Eduardo dos Santos

A TSF acompanha as cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos.

Em Angola, já começaram as cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos. O corpo do antigo Presidente angolano saiu daquela que era a sua residência. Na marginal, junto à baía de Luanda, a TSF acompanha o cortejo que começou com tranquilidade e silêncio, com a população a começar a juntar-se para um último adeus.

No arranque do cortejo, pelas 8h00, junto à residência do ex-presidente, a TSF testemunhou que eram poucas as pessoas a marcar presença.

"José Eduardo dos Santos foi o segundo Presidente da República de Angola e como um dos homens que foi governado por ele, aproveitei para vir aqui para dar o último adeus", contou um dos poucos angolanos naquele local, não estranhando o facto de ali não estar praticamente ninguém.

"Vive-se um momento conturbado por causa das eleições, quase toda a juventude está com o orgulho ferido por causa dos resultados anunciados. E a realidade que se vive em Angola é também por influência de José Eduardo dos Santos", justifica. "Mas não obstante essa realidade, estamos aqui (...) Não significa que estamos felizes com a prestação dele enquanto presidente. Obviamente [estamos aqui] por uma questão humana e não política", acrescenta.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que aterrou esta manhã em Angola, não adiantou se vai reunir-se com os líderes do MPLA ou da UNITA. No entanto, deixou elogios à forma como decorreram as eleições angolanas.

O chefe de Estado vai participar nas cerimónias fúnebres de José Eduardo dos Santos, acompanhado pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

TSF | Dora Pires, enviada especial a Luanda

Sem comentários:

Mais lidas da semana