domingo, 18 de setembro de 2022

Organização para Cooperação de Xangai expande adesão e apelo internacional

SCO expande adesão e apelo internacional enquanto o presidente Xi descreve prioridades de solidariedade e benefícios compartilhados

Global Times | Por repórteres da equipe do GT

O presidente chinês Xi Jinping e outros líderes dos estados membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) fizeram conquistas frutíferas na sexta-feira ao assinar a Declaração de Samarcanda e uma série de documentos e declarações não apenas para os países regionais, mas também para a comunidade internacional, mostrando ao mundo a importância da organização. e a busca conjunta de estabilidade e desenvolvimento pelos países regionais em meio a uma complicada situação geopolítica global.

#Traduzido em português do Brasil

A organização próspera está se tornando uma força mais forte na defesa da ordem internacional, apelando a mais países para se juntarem e desempenhando um papel mais importante no cenário econômico global, servindo como uma força estabilizadora dos mercados internacionais de energia e alimentos. A região está trabalhando em estreita colaboração para dobrar os esforços no combate ao terrorismo na região. A SCO representa uma relação internacional ideal que os países desejam há muito tempo, especialmente depois que o unilateralismo liderado pelos EUA, o exclusivismo e a formação de pequenas panelinhas causaram estragos na estabilidade global, disseram especialistas. 

O presidente Xi participou na sexta-feira da sessão restrita da 22ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO. Ao fazer um discurso, ele destacou que desde sua fundação, há mais de 20 anos, a SCO manteve o espírito de Xangai e conseguiu explorar um novo caminho para o desenvolvimento de organizações internacionais. 

Xi também delineou várias prioridades para os membros do estado da SCO, incluindo permanecer comprometido com o Espírito de Xangai e aumentar a solidariedade e a cooperação, manter a independência estratégica e salvaguardar a estabilidade regional, buscar inclusão e benefícios compartilhados na promoção da cooperação para o desenvolvimento e avançar no processo de expansão da SCO e fortalecimento das instituições da SCO. 

Zhu Yongbiao, diretor executivo do Centro de Pesquisa do Cinturão e Rota e diretor do Centro de Estudos do Afeganistão da Universidade de Lanzhou, disse ao Global Times na sexta-feira que o conteúdo frutífero da Declaração de Samarcanda mostrou que a OCS está marchando para se tornar um organização internacional a partir de uma organização regional, enquanto sua adesão se expande junto com as questões de interesse dos estados membros. 

O Shanghai Spirit defendido pelos membros da SCO também pode ser aplicado ao lidar com questões internacionais, disse Zhu. 

Na sexta-feira, os estados membros da SCO assinaram a Declaração de Samarcanda e emitiram declarações sobre a proteção da segurança alimentar e energética global, abordando as mudanças climáticas e mantendo uma cadeia de suprimentos segura, estável e diversificada. 

Além da tradicional cooperação regional de segurança e desenvolvimento, a Declaração de Samarcanda também continha várias questões internacionais, como a preocupação com ações protecionistas unilaterais que minam o sistema multilateral de comércio. Também demonstrou que a SCO se tornou mais madura e contribuiu mais para o sistema de governança internacional e melhoria da ordem global, disse Zhu.

Apelar a esforços conjuntos para combater o terrorismo é uma parte importante da declaração. Ele observou que, com base nas leis e na coordenação de cada país, os membros dos estados estão trabalhando para formar princípios e posições comuns na criação de uma lista unificada de proibição de atividades terroristas, separatistas e extremistas. 

A atualização de várias instituições antiterroristas para um centro abrangente de ameaças à segurança, bem como declarações conjuntas sobre questões como segurança alimentar e mudanças climáticas, são uma expansão natural após 20 anos de desenvolvimento da organização, e também é um movimento necessário em meio aos novos desafios de segurança enfrentados a região, disse Zhu. 

A ameaça das "três forças do mal" tem aumentado na região com a retirada imprudente dos EUA do Afeganistão, interferência externa e turbulência política de alguns países da Ásia Central devido a vários fatores, incluindo revoluções coloridas incitadas pelos EUA, disseram analistas. 

Além de enfatizar os esforços conjuntos no combate ao terrorismo, a Declaração de Samarcanda também expressou as preocupações dos Estados membros sobre a segurança do espaço sideral e outros campos controversos. 

"Os Estados membros defendem manter o espaço sideral livre de armas de qualquer tipo e afirmam a grande importância da implementação infalível da estrutura legal existente que prevê apenas o uso pacífico do espaço sideral", diz o documento.

As propostas da SCO sobre questões internacionais aumentaram muito a importância e a inclusão da ONU, já que muitos mecanismos internacionais representam a vontade dos países desenvolvidos, mas não levam em consideração os países em desenvolvimento, segundo Zhu.

Crescer com um futuro melhor 

Uma das conquistas mais importantes alcançadas em Samarcanda é a expansão dos estados membros. A SCO foi fundada com seis membros em 2001 e desde então expandiu para oito, além de ter quatro estados observadores e seis parceiros de diálogo. Na sexta-feira, um memorando de obrigações sobre a adesão do Irã à SCO foi assinado e os membros da SCO iniciaram um processo para admitir a Bielorrússia na SCO. 

Arábia Saudita, Catar e Egito se tornarão formalmente parceiros de diálogo da SCO com a assinatura de documentos relevantes, e serão realizadas negociações para conceder ao Bahrein, Maldivas e outros estados o status de parceiro de diálogo. 

Analistas chineses disseram que mais países devem se inscrever para se tornarem membros plenos da SCO devido à sua crescente atração em meio aos esforços do Ocidente para dividir o mundo por meio do confronto do bloco. 

A atração da SCO é que ela ajuda os Estados membros a salvaguardar sua independência e soberania, oferece-lhes um espaço mais amplo para cooperação e aumenta sua voz e influência internacionais. Também ajuda os membros a lidar efetivamente com as mudanças nas situações internacionais e regionais, proteger a pressão externa e responder às ameaças de segurança e resolver as diferenças por meio do diálogo e da consulta, disse Zhao Huirong, especialista em estudos do Leste Europeu da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Global Times na sexta-feira. 

Zhao disse que a China e a Rússia, como membros fundadores e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, têm um importante papel de liderança no desenvolvimento da SCO, e os dois países têm interesses comuns em promover a paz e o desenvolvimento na região, e apresentar muitas iniciativas. Os dois países estabeleceram um alto nível de parceria estratégica de coordenação, que em grande medida garante o desenvolvimento estável da SCO, disse Zhao. 

O secretário-geral da SCO, Zhang Ming, disse à mídia recentemente que muitos outros países também expressaram a esperança de que possam se tornar membros, estados observadores ou parceiros de diálogo.

O Shanghai Spirit, que apresenta confiança mútua, benefício mútuo, igualdade, consulta, respeito pelas diversas civilizações e busca do desenvolvimento comum, é cada vez mais importante no atual ambiente internacional em meio à hegemonia e pequenas panelinhas, e mais países que preferem o multilateralismo e o desenvolvimento pacífico são atraídos pela SCO, pois a organização pode manter a unidade e resolver questões de estabilidade e desenvolvimento na região, disse Yang Jin, pesquisador associado do Instituto de Estudos Russos, da Europa Oriental e da Ásia Central da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Tempos Globais.

Zhou Rong, pesquisador sênior do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Renmin da China, disse que a SCO evoluiu de uma organização focada principalmente na cooperação de segurança nas fronteiras para incorporar nações de um contexto geográfico mais amplo. 

"Ela se tornará uma organização que representa as nações emergentes, que desempenhará um papel fundamental na salvaguarda da estabilidade e da paz mundial", disse Zhou.

*SCO - A Organização para Cooperação de Xangai é uma organização política, econômica e militar da Eurásia, que foi fundada em 2001 em Xangai pelos líderes da China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão. Wikipédia

Na imagem: O presidente chinês Xi Jinping (sétimo da esquerda, frente) e líderes de outros estados membros da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), estados observadores e parceiros de diálogo posam para uma foto antes da 22ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da SCO em 16 de setembro , 2022, em Samarcanda, Uzbequistão. Foto: Xinhua

Sem comentários:

Mais lidas da semana