quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

CORRUPÇÃO NA UE? SÓ AGORA ESTÁ A DAR BRADO? PARA 'ABAFAR' QUANDO?

A novela da corrupção na União Europeia mostra a "infecção" que por ali vai pavoneando-se no âmago da instituição. Que há corrupção mesmo agora descoberta e nos caminho investigativos. É dos jornais. Legitimamente pergunta-se com toda a propriedade: só agora foi descoberta a existência desses crimes na União Europeia? Sim. Descoberta só agora é o que tem sido público para os cidadãos europeus. E a que não veio ao conhecimento público? 

Quem acredita que em tantas medidas aprovadas no parlamento europeu e de outras que nem por isso (défice democrático e de transparência) a corrupção não invadiu os reais e justos interesses dos contribuintes europeus? Ninguém. Tem havido nomeações de altos cargos na UE - que não por eleições legitimas - que deixa amargos de boca e desconfianças aos cidadãos europeus, e mais, e mais, e tuti-fruti partidariamente... Depois acontece o que acontece e ilegalidades abafadas deixando desconfianças, suspeições e o diz que disse comum que por aí ouvimos e lemos. Pagam também os justos pelos pecadores e a fulanização do "eles" naqueles poderes eleitos e não eleitos mas somente nomeados, escolhidos opacamente, talvez por interesses esconsos (caso de Durão Barroso, de Portugal, por exemplo) tem o peso disso mesmo e da cruel visão convencida de que são todos iguais, corruptos, de conluios e nepotismos. Sentem-se injustiçados os justos e protegidos pelo rebanho os prevaricadores, os desonestos que por ali naquele parlamento e noutros existem e se mantêm de pedra e cal. Os amigos dos lobis. Os criminosos de colarinho branco. Atualmente veio a público este caso catariano, como uma bomba entre tantas que na Europa atacam a democracia e os seus cidadãos. Mas quantos casos estão no limbo? Esses tais querem a confiança dos europeus? Como, se não a merecem!

A seguir trazemos ao PG o Expresso Curto, com abordagem - à sua maneira - pelo jornalista lá do burgo João Miguel Salvador, também ele se agarra à vaca fria da corrupção europeia. "Crime e traição na novela europeia", escreve ele. Sim, mas esse "fenómeno" não deve ser só de agora. Investiguem. Haja quem tenha coragem. A sério. Doa a quem doer!

Bom dia e um queijo com um tinto borbense de estalo. Saúde mesmo sem haver médicos e enfermeiros que cheguem para todos os portugueses e outros cidadãos que vivem em Portugal ou que somente nos visitam e adoecem. A falta de vergonha dos responsáveis da saúde lusa continua. Nessa área e em muitas outras. Salários de miséria, caridadezinhas a modos que salazaristas e cerejistas santificados mas criminosos é o que abunda a par das dificuldades financeiras e da fome numa bandeira que perdeu o vermelho e o verde, adquirindo a cor negra. O Curto do Expresso a seguir. Pois.

MM | PG

Há crime e traição na sua nova novela europeia

João Miguel Salvador | Expresso (curto)

Olá,

E obrigado por começar o dia connosco.

A história tinha tudo para ser uma boa ficção, mas a verdade é que se trata de um caso bem real com implicações diretas nas instituições europeias.

Hoje, o Parlamento Europeu vai aprovar a suspensão dos dossiês que envolvam o Catar e proibir a entrada a cidadãos nacionais, numa resolução-relâmpago que visa responder ao escândalo de corrupção que atingiu a instituição. Está em cima da mesa impedir que representantes dos interesses catarianos sejam impedidos de entrar nos edifícios europeus, depois de uma das vice-presidentes do Parlamento Europeu e mais três pessoas terem sido acusadas de corrupção e acabarem detidas no início da semana.

A protagonista dos episódios tem sido a grega Eva Kaili, suspeita de crimes de “lavagem de dinheiro e de corrupção”. E tudo se tornou mais surreal ao perceber-se que Kaili não pôde beneficiar da sua imunidade parlamentar porque o crime de que é acusada foi detetado “em flagrante delito”. A polícia encontrou mais de 1,5 milhões de euros em dinheiro durante a operação que levou a cabo.

Quem é Eva Kaili e o que a terá feito entrar neste jogo de sombras?

A novela ainda está no início, mas estão em causa pagamentos avultados feitos pelas autoridades do Catar para influenciar decisões tomadas no Parlamento Europeu, pelo que a trama tem avançado a bom ritmo nos corredores de Estrasburgo, com garantias de Roberta Metsola entre “fúria, raiva e tristeza”, às quais se somam decisões do próprio Parlamento Europeu como um todo.

Não é para menos: tratar-se-á de uma das “maiores machadadas” na credibilidade europeia, como avaliava ontem Luís Montenegro. “Furiosos” com a sua eurodeputada, os Socialistas europeus decidiram apresentar-se na justiça como “parte ofendida”. E o escândalo é ainda maior em pleno Mundial de Futebol - há final no próximo domingo, entre Argentina e França, após a derrota de Marrocos nas meias-finais.

A eurodeputada socialista Eva Kaili - entretanto suspensa de qualquer função, tanto em solo grego como no Parlamento Europeu -, veio, através do seu advogado, declarar-se inocente. Nega ter recebido qualquer dinheiro, mas até a frase proferida pelo seu representante levanta dúvidas: “Não tem nada que ver com financiamento do Catar, nada, explícita e inequivocamente. É essa a posição dela”, disse Michalis Dimitrakopulos ao canal de televisão grego OPEN.

Os próximos episódios prometem…

OUTRAS NOTÍCIAS

Cartão de embarque: A presidente executiva da TAP alertou para o natal dos emigrantes e a tripulação da companhia já deu a tão esperada garantia aos portugueses na diáspora, que aproveitam a quadra natalícia para visitar Portugal. Não haverá qualquer novo dia de greve até 27 de dezembro, avança o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e da Aviação Civil (SNPVAC). Mas cuidado: o mesmo não está garantido quanto ao Réveillon, numa altura em que os portugueses esgotam viagens de fim de ano para a Madeira, Brasil, Cuba, São Tomé, Caraíbas e Marrocos. Entretanto, a intenção do Governo de privatizar a transportadora já foi sinalizada ao mercado.

Cartão de combate: É para ajudar as famílias mais carenciadas a enfrentar os desafios da inflação que o Governo anunciou um novo apoio extraordinário de 240 euros, a ser pago até final do ano. Revelada ontem por António Costa, em entrevista à revista “Visão” desta semana, a medida será aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Estão em causa um milhão de famílias com rendimentos mais baixos - queanteriormente já tinham sido abrangidas pelo apoio de 60 euros ao cabaz alimentar. Para o Iniciativa Liberal, o número de famílias vulneráveis revela “falhanço total” da gestão do país.

Condecorações presidenciais: Esta quarta-feira, o Presidente da República voltou a defender que todos os capitães de abril merecem distinção - independentemente do que fizeram antes e depois -, pelo que vai condecorar mais 60 capitães de Abril na próxima semana. O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa na Capela do Rato, em Lisboa, durante uma iniciativa sobre a vigília que ali ocorreu em dezembro de 1972 - e que este ano foi recordada no mesmo local.

Distinções cardeais: O cardeal português José Tolentino Mendonça, cronista do Expresso, venceu a primeira edição do prémio Ilídio Pinho, atribuído a personalidades que se dedicam à "promoção e defesa dos valores universais da portugalidade" e com o valor de 100 mil euros. A entrega do prémio acontecerá na próxima segunda-feira.

Juros abrandam: A Reserva Federal norte-americana aumentou os juros em meio ponto percentual (50 pontos-base), para o intervalo de 4,25% a 4,5%, numa decisão tomada por unanimidade. Também o Banco Central Europeu deverá optar esta quinta-feira por abrandar o aumento do juros (depois de duas subidas consecutivas de 75 pontos-base duas vezes seguidas nas últimas reuniões), avança a maior parte dos analistas.

Automóveis aceleram: A produção de veículos em Portugal aumentou 9,9% nos primeiros 11 meses do ano. No total, foram produzidas 292.525 unidades (231.741 veículos ligeiros de passageiros [ 10%] e 55.553 ligeiros de mercadorias [ 7,9%]) Quase todos os veículos (97,8%) que saíram das fábricas nacionais tiveram como destino o mercado externo, com o continente europeu (Alemanha, França, Itália e Espanha à cabeça) a liderar os mercados de destino.

FRASES

“Nunca mais esqueci o arroz-doce de Portugal.”
David Ernaux-Briot, filho de Annie Ernaux e correalizador de “Annie Ernaux — Os Anos Super 8”em entrevista ao Expresso. O filme, que se estreia hoje, reúne as viagens de férias de Annie, do então seu marido Philippe e dos dois filhos, Éric e David Ernaux-Briot. Conta também com imagens de Portugal — nas quais vemos o Mosteiro da Batalha, os elétricos em Lisboa e a passagem da família por Évora.

“Ele enganou todos. Fizemos de tudo para ele continuar. Da nossa parte, houve verdade, transparência, planeamento, todas as condições de trabalho. Oferecemos tudo para ele continuar e ele mentiu.”
Duilio Monteiro, presidente do Corinthians, em conferência de imprensa. O líder do clube paulista considerou esta quarta-feira que o técnico de futebol português Vítor Pereira, que assinou recentemente contrato com o Flamengo, “mentiu” para assinar pela equipa carioca.

SUGESTÕES DE PODCASTS

O que vai acontecer aos salários em 2023? Com a inflação a subir, como ficam os salários em 2023? Oiça a resposta no podcast Money Money Money com João Silvestre e a convidada Paula Baptista da Hays Portugal

Cheias em Lisboa, direita dividida na eutanásia O debate e boletim meteorológico de um Sem Moderação feito em exclusivo para podcast com Francisco Mendes da Silva, José Eduardo Martins, Daniel Oliveira e Pedro Delgado Alves.

O novo 'Batalha' e a guerra entre Farrell e Fraser Especial Cinetendinha em podcast sobre os atores que estão na corrida da temporada dos prémios.

O QUE ANDO A LER

Contar a própria história é um exercício complexo. Requer memória e capacidade de reflexão, alguma contenção - para que a autobiografia não se transforme em autoelogio - e uma grande vontade de partilha. Ponderado o risco, Matthew McConaughey, vencedor de um Óscar pela sua participação em “Clube de Dalas”, deu “Luz Verde” a si próprio para avançar. O resultado é uma história que não esconde os períodos menos bons, tantas vezes ocultados pelas equipas de comunicação das grandes estrelas, sem esquecer as experiências que fizeram de McConaughey quem ele é aos 53 anos (com recurso aos diários que escreveu durante 35 anos).

Se a história do ator é mais interessante do que a das personagens que interpretou? De uma boa parte, talvez seja. Se “Luz Verde” (Lua de Papel), com a sua original paginação, dá um bom presente de Natal? Com toda a certeza, mas - num ano em que os portugueses dão presentes úteis ou “mais baratos” e a maioria definiu um orçamento para as compras -, há mais sugestões para todos os gostos.

Dos livros às melhores propostas para melómanos, sem esquecer os bilhetes para grandes exposições e os objetos de culto, preparámos uma seleção de 126 presentes onde não faltam propostas para os mais vaidosos, para quem vive para a própria casa, para os grandes exploradores e para quem não perde uma novidade tecnológica.

O QUE ANDO A VER

Nas últimas semanas, segui religiosamente a segunda temporada de “The White Lotus” (HBO Max) - que terminou esta segunda-feira com um episódio seguido por milhões de pessoas em todo o número (estima-se que terá duplicado o número de telespectadores face à premiada primeira temporada). Ainda bem que o fiz com fé, preparando-me já para o que aí vem (ou não fosse ela o tema da terceira incursão de Mike White pelo mundo dos resorts de luxo). Passada na Ásia, vai centrar-se na “religião e espiritualidade oriental”, Por enquanto, há que dar os parabéns à equipa pelos episódios passados na Sicília, que valeram nomeações para os Globos de Ouro a entregar em janeiro.

Jennifer Coolidge
, que interpretou a excêntrica Tanya McQuoid, é uma das nomeadas para os Globos de Ouro, que marcam o início da temporada de prémios do próximo ano (depois de a série ter vencido 10 Emmys há uns meses). E a atriz não podia estar mais feliz com a fase profissional que está a viver: “Estou incrivelmente agradecida por tudo o que me aconteceu neste último ano ou dois. Esperei toda a minha vida para isto”, confessou, depois de agradecer à cantora Ariana Grande por lhe ter salvado a carreira.

Posso estar órfão de série por estes dias, mas tenho sempre o cinema - ou assim espero, apesar da quebra de 40% nos espectadores em 2022, face ao período pré-pandemia - e quinta-feira é dia de deitar o olho aos novos filmes em cartaz.

A maior estreia da semana (e seguramente uma das maiores do ano) é “Avatar: Caminho da Água”. Trata-se de uma “fábula ecologista antiguerra” e um “compêndio de todo o trabalho até à data de James Cameron”, como se avança num grande trabalho sobre a longa-metragem. O que traz de especial, além de uma “um drama familiar de contornos operáticos”? É um verdadeiro arrebatamento a nível tecnológico que traz até “imagens geradas por computador a partir da captura de movimento debaixo de água (motion capture e performance capture)”. O CGI Water promete revolucionar a indústria, tal como o “Avatar” revolucionou o 3D.

O Expresso publica uma entrevista exclusiva a James Cameron no semanário desta sexta-feira (amanhã nas bancas e disponível para assinantes já hoje, a partir das 23h)

Sugestões não me faltam, mas não há nada como ler o que os críticos têm a dizer sobre o ano que agora termina (faltam 16 dias para o derradeiro 31 de dezembro). Com o fim a aproximar-se, o Expresso também já elegeu o melhor da cultura em 2022: Espreite aqui os melhores filmes e verifique se já viu todas as grandes séries estreadas desde janeiro, acerte a lista de leitura afine a playlist. Terá aproveitado o melhor do teatro e da dança levados a palco? Mais vale confirmar, antes de conhecer o que se destacou nos principais museus e galerias.

Este Expresso Curto fica por aqui. Tenha uma ótima quinta-feira, acompanhe os nossos Exclusivos, vá preparando os dias de descanso com a ajuda das sugestões Boa Cama Boa Mesa e divirta-se com os nossos jogos (palavras cruzadassudoku sopas de letras). Quanto a nós, já sabe que estaremos sempre por cá: no Expresso e na SIC, na Tribuna e na Blitz.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana