quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

'Mundo fragmentado' caminha como um sonâmbulo para a Terceira Guerra Mundial

Pepe Escobar | Press TV | # Traduzido em português do Brasil

As autodenominadas "elites" de Davos estão com medo. Tanto medo. Nas reuniões do Fórum Econômico Mundial desta semana, o idealizador Klaus Schwab – exibindo sua marca registrada como vilão de Bond – reclamou repetidamente sobre um imperativo categórico: precisamos de  “Cooperação em um Mundo Fragmentado” .

Embora seu diagnóstico da “fragmentação mais crítica” em que o mundo está agora atolado seja previsivelmente sombrio, Herr Schwab afirma que “o espírito de Davos é positivo” e, no final, todos podemos viver felizes em uma “economia verde sustentável”.

O que Davos tem feito bem esta semana é inundar a opinião pública com novos mantras. Há “O Novo Sistema” que, considerando o fracasso abjeto do tão alardeado Great Reset, agora parece uma questão de atualizar às pressas o atual – agitado – sistema operacional.

Davos precisa de novo hardware, novas habilidades de programação e até mesmo um novo vírus. No entanto, no momento, tudo o que está disponível é uma “policrise”: ou, na linguagem de Davos, um “aglomerado de riscos globais relacionados com efeitos compostos”.

Em bom português: uma tempestade perfeita.

Os chatos insuportáveis ​​daquela ilha de Dividir para Governar no norte da Europa acabaram de descobrir que a “geopolítica”, infelizmente, nunca realmente entrou no espalhafatoso túnel do “fim da história”: para sua surpresa, agora está centrada - novamente - em todo o Heartland, como é foi durante a maior parte da história registrada.

Eles reclamam da geopolítica “ameaçadora”, que é o código para Rússia-China, com o Irã anexado.

Mas a cereja no topo do bolo alpino é a arrogância/estupidez na verdade entregando o jogo: a cidade de Londres e seus vassalos estão lívidos porque o “mundo que Davos fez” está desmoronando rapidamente.

Davos não “criou” nenhum mundo além de seu próprio simulacro.

Davos nunca acertou em nada, porque essas “elites” estavam sempre ocupadas elogiando o Império do Caos e suas “aventuras” letais pelo Sul Global.

Davos não apenas falhou em prever todas as grandes crises econômicas recentes, mas acima de tudo a atual “tempestade perfeita”, ligada à desindustrialização gerada pelo neoliberalismo do Ocidente Coletivo.

E, claro, Davos não tem noção do verdadeiro Reset que está ocorrendo em direção à multipolaridade.

Autodenominados formadores de opinião estão ocupados “redescobrindo” que The Magic Mountain, de Thomas Mann, foi ambientado em Davos – “tendo como pano de fundo uma doença mortal e uma iminente guerra mundial” – quase um século atrás.

Bem, hoje em dia a “doença” – totalmente bioarmada – não é exatamente mortal per se. E a “Iminente Guerra Mundial” está de fato sendo ativamente encorajada por uma cabala de neoconservadores e neoliberais straussianos dos EUA: um Estado Profundo não eleito, inexplicável e bipartidário, nem mesmo sujeito à ideologia. O centenário criminoso de guerra Henry Kissinger ainda não entendeu.

Um painel de Davos sobre desglobalização estava repleto de non-sequiturs, mas pelo menos uma dose de realidade foi fornecida pelo ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto.

Quanto ao vice-primeiro-ministro da China, Liu He, com seu vasto conhecimento de finanças, ciência e tecnologia, pelo menos ele foi muito útil para estabelecer as cinco principais diretrizes de Pequim para o futuro próximo – além da costumeira sinofobia imperial.

A China se concentrará na expansão da demanda doméstica; manter as cadeias industriais e de abastecimento “suaves”; aposta no “desenvolvimento saudável do setor privado”; aprofundar a reforma das empresas estatais; e almejar “investimentos estrangeiros atraentes”.

Resistência russa, precipício americano

Emmanuel Todd não estava em Davos. Mas foi o antropólogo, historiador, demógrafo e analista geopolítico francês que acabou agitando todas as penas apropriadas em todo o Ocidente coletivo nos últimos dias com um objeto antropológico fascinante: uma entrevista baseada na realidade.

Todd falou com o Le Figaro – o jornal preferido do establishment francês e da alta burguesia. A entrevista foi publicada na última sexta-feira na página 22, espremida entre proverbiais discursos russofóbicos e com uma menção extremamente breve na parte inferior da primeira página. Então as pessoas realmente tiveram que trabalhar duro para encontrá-lo.   

Todd brincou que tem a reputação – absurda – de “destruidor rebelde” na França, enquanto no Japão é respeitado, destaque na grande mídia, e seus livros são publicados com grande sucesso, incluindo o mais recente (mais de 100.000 exemplares vendidos): “ A Terceira Guerra Mundial Já Começou”.

Significativamente, este best-seller japonês não existe em francês, considerando que toda a indústria editorial baseada em Paris segue a linha da UE/OTAN na Ucrânia.

O fato de Todd acertar várias coisas é um pequeno milagre no atual cenário intelectual europeu abissalmente míope (existem outros analistas especialmente na Itália e na Alemanha, mas eles têm muito menos peso do que Todd).

Então, aqui estão os maiores sucessos concisos de Todd.

- Uma nova Guerra Mundial está em andamento: “Passando de uma guerra territorial limitada para um choque econômico global, entre o Ocidente coletivo de um lado e a Rússia ligada à China do outro lado, isso se tornou uma Guerra Mundial”.

- O Kremlin, diz Todd, cometeu um erro ao calcular que uma sociedade ucraniana em decomposição entraria em colapso imediatamente. É claro que ele não entra em detalhes sobre como a Ucrânia foi armada ao máximo pela aliança militar da OTAN.

- Todd está certo quando enfatiza como a Alemanha e a França se tornaram parceiros menores na OTAN e não estavam cientes do que estava sendo planejado militarmente na Ucrânia: “Eles não sabiam que os americanos, britânicos e poloneses poderiam permitir que a Ucrânia lutasse por um período prolongado. guerra. O eixo fundamental da OTAN agora é Washington-Londres-Varsóvia-Kiev.”

- A principal revelação de Todd é matadora: “A resistência da economia da Rússia está levando o sistema imperial americano ao precipício. Ninguém previu que a economia russa resistiria diante do 'poder econômico' da OTAN”.

- Consequentemente, “os controles monetários e financeiros americanos sobre o mundo podem entrar em colapso e, com eles, a possibilidade de os EUA financiarem de graça seu enorme déficit comercial”.

- E é por isso que “estamos em uma guerra sem fim, em um confronto onde a conclusão é o colapso de um ou de outro”.

- Sobre a China, Todd pode soar como uma versão mais combativa de Liu He em Davos: “Esse é o dilema fundamental da economia americana: ela não pode enfrentar a concorrência chinesa sem importar mão de obra chinesa qualificada.”

- Quanto à economia russa, “aceita as regras do mercado, mas com um papel importante para o Estado, e mantém a flexibilidade de formar engenheiros que permitem adaptações, industriais e militares”.

- E isso nos remete, mais uma vez, à globalização, de uma forma que as mesas de Davos foram incapazes de entender: “Deslocalizamos tanto nossa atividade industrial que não sabemos se nossa produção bélica poderá ser sustentada”.

- Em uma interpretação mais erudita dessa falácia do “choque de civilizações”, Todd aposta no poder brando e chega a uma conclusão surpreendente: “Em 75% do planeta, a organização da paternidade era patrilinear, e é por isso que podemos identificar uma forte compreensão da posição russa. Para o coletivo não-ocidental, a Rússia afirma um conservadorismo moral tranquilizador”.

- Portanto, o que Moscou conseguiu foi “reposicionar-se como o arquétipo de uma grande potência, não apenas “anticolonialista”, mas também patrilinear e conservadora em termos de costumes tradicionais”.

Com base em tudo o que foi dito acima, Todd destrói o mito vendido pelas “elites” da UE/NATO – incluindo Davos – de que a Rússia está “isolada”, enfatizando como os votos na ONU e o sentimento geral em todo o Sul Global caracterizam a guerra “, descreveu pela grande mídia como um conflito sobre valores políticos, de fato, em um nível mais profundo, como um conflito de valores antropológicos”.      

Entre a luz e a escuridão

Será que a Rússia – ao lado do verdadeiro Quad, como eu os defini (com China, Índia e Irã) – está prevalecendo nas apostas antropológicas?  

O verdadeiro Quad tem tudo para florescer em um novo foco intercultural de esperança em um “mundo fragmentado”.

Misture a China confucionista (não dualista, sem divindade transcendental, mas com o Tao fluindo por tudo) com a Rússia (cristã ortodoxa, reverenciando a divina Sophia); Índia politeísta (roda do renascimento, lei do carma); e o Irã xiita (o Islã precedido pelo zoroastrismo, a eterna batalha cósmica entre a Luz e as Trevas).

Essa unidade na diversidade é certamente mais atraente e edificante do que o eixo Guerra Eterna.

O mundo aprenderá com isso? Ou, para citar Hegel – “o que aprendemos com a história é que ninguém aprende com a história” – estamos irremediavelmente condenados?

*Pepe Escobar é um veterano jornalista, autor e analista geopolítico independente focado na Eurásia.


O site da Press TV também pode ser acessado nos seguintes endereços alternativos:

www.presstv.ir

www.presstv.co.uk

Sem comentários:

Mais lidas da semana