sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

OS 50 ANOS DO EXPRESSO E O COSTA, A MAIORIA E O PS DE PERNAS PARA O AR

O Curto do Expresso refere na sua newsletter o aniversário dos 50 anos do jornal. Parabéns. Principalmente parabéns ao tio Francisco Pinto Balsemão e outros que se atreveram a avançar com algo diferente e de afrontamento ao regime fascista desses tempos. Avançaram com pezinhos de lã, mas avançaram. Foi como que uma lufada de ventos anti regime salazarista e pro democracia ma non tropo. Enfim, foi alguma coisa de positivo que aconteceu. Hoje, agora, o Expresso é como aquilo que está na moda e às vistas: a redação única. Desculpem lá qualquer coisinha mas por aqui sabemos ler, interpretar e pensar por cérebro próprio. Sim, sim, compreendemos. Precisam do dinheirinho para pagar as contas. Também todos os outros estão assim condicionados. A diferença é que há aqueles que não conseguem pagar todas as contas. E não pagam por impossibilidade. Dizem que são do contra. E são. O que esses querem não é esta democraciazinha vigente mas sim a verdadeira e constatável democracia que está a ser destruída sistematicamente em favor da democracia da treta dos ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres... Quase que está tudo dito. Adiante.

Os 50 anos do Expresso já lá vão. Coincidiram com o António Costa de pernas para o ar. O homem perdeu a cabeça e está rodeado de forças internas no PS que tudo têm vindo a fazer para o deitar abaixo. Costa confiou nos que o rodeiam e está à vista a confiança que certos e incertos não mereciam. Nem merecem. E ainda há muitos mais no Partido Socialista daquele jaez. São trastes que vêm de muito de trás no tempo, alguns até já com caruncho, que de socialistas nada têm e que de ano para ano que passa muito menos terão. Por isso Costa está fragilizado e de pernas para o ar, como o falsamente alegado Socialista Partido. Agora não há mais nada a fazer. Marcelo Rebelo de Sousa têm a faca e o queijo na mão. Cá se fazem cá se pagam. Costa está a pagar pelos seus medos e tibiezas de avançar lealmente com a chamada Geringonça e de ceder à direita do seu partido. Esses eles por lá continuam a rasteirá-lo. Adeus Costa. Resta-te ficares a andar por aí ou, com sorte, encontrares um tacho na UE - uma prateleira dourada e muito bem paga. 

Foste! Não te embriagues mais com a maioria. As pérolas foram atiradas aos porcos que as devoraram lá pelo Largo das Ratazanas.

Leia seguidamente o Curto e saiba mais... mas não chore lá por isso. Tape o nariz. O PS fede. A direita vai-se extremando e esfrega as mãos. Calma. Ainda vai haver quase mais dois anos de governo com Costa a ser espancado. Bem feito.

MM | PG

Olha que dois! Marcelo e Pinto Balsemão, os "entas" do Expresso parabenizados

O Expresso faz 50 anos, volta ao formato original... e que venham mais 50

Martim Silva, diretor-adjunto | Expresso (curto)

Bom dia,

Hoje é 6 de janeiro de 2023. Há precisamente meio século, a 6 de janeiro de 1973, nascia este jornal, pela mão de Francisco Pinto Balsemão.

A data é especial para nós, queremos partilhá-la com os leitores e por isso mesmo esta newsletter de hoje começa por evocar e celebrar este momento… há muito a dizer sobre as notícias desta edição, mas já lá vamos.

1. Este é um jornal que na sua forma física (porque também há a versão digital, claro) chega hoje aos leitores com um formato e tamanho diferente. É maior. Voltamos ao tamanho que o jornal tinha há 50 anos. O chamado broadsheet. E também o grafismo se aproxima daquele que era na altura.

2. Na sua crónica da página 2 do jornal, o Diretor, João Vieira Pereira escreve precisamente sobre os 50 anos do Expresso. E no Editorial do jornal republicamos hoje o Estatuto Editorial que nos guia desde o início deste percurso.

3. Ao longo deste dia, na Fundação Champalimaud, realizamos uma grande conferência que conta, entre outros eventos e iniciativas, com a presença e intervenções de António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa, Mário Centeno, Mariana Vieira da Silva… ah, e o Dino Santiago vai cantar.
(se quiser pode seguir e acompanhar tudo em direto ao longo do dia no Facebook do Expresso e nas nossas redes sociais)

4. Aqui pode ver o vídeo que a nossa equipa multimédia fez na redação do Expresso e que mostra um pouco melhor o que é e como funciona hoje em dia o jornal.

5. Finalmente, aqui pode assistir aos momentos em que definimos a primeira página do jornal que agora chega às suas mãos.

Agora sim, os destaques noticiosos dos três cadernos desta edição:

PRIMEIRO CADERNO

Marcelo dá um ano a Costa para segurar a legislatura
PR acelera ciclo político e não exclui eleições antecipadas. Vai depender da maioria. E de haver uma “alternativa forte e evidente”, que Marcelo ainda não vê

(refira-se que esta quinta-feira, ao final do dia, e já depois do fecho desta edição especial de aniversário… demitiu-se mais uma governante, adensando o clima de crise política que temos vivido: Carla Alves não aguentou 24 horas na cadeira de secretária de Estado da Agricultura, com Marcelo a dar a machadada final depois de se saber que a governante tem contas arrestadas pela justiça)

Costa não agradou a ninguém, mas acha que ainda tem trunfos
A remodelação motivada pela demissão de Alexandra Reis e de Pedro Nuno Santos levou até a mudanças na orgânica do Governo, mas não agradou a ninguém. Nem ao Presidente, que queria mais, nem sequer aos simpatizantes de Pedro Nuno Santos

3, 2, 1. Começou a sucessão
Há um antes e um depois de Pedro Nuno Santos. Um “fim de ciclo”, que dá início a um outro, o da sucessão de António Costa na liderança do PS.

PSD acelera para liderar a oposição
O PSD vai tentar acelerar a sua afirmação, não só na liderança da oposição como na construção de uma alternativa de Governo

89% exigem a Costa investimento na habitação
Na sondagem feita pelo ICS/ISCTE para o Expresso e para a SIC, os portugueses pedem respostas tanto do lado do património do Estado quanto pela via da propriedade privada. E convidam o poder político a agir.

As máquinas já escrevem por nós. Os riscos de fraude aumentam
O ChatGPT é capaz de responder e criar textos sobre quase tudo em segundos, de forma muito próxima a um humano

Acidentes com trotinetas já causaram cinco mortes
Só no ano passado 14 pessoas estiveram internadas nos cuidados intensivos do São José em consequência de acidentes com trotinetas. Seis acabaram por ficar com sequelas neurológicas.

Indemnização histórica por assédio laboral
Supremo Tribunal de Justiça condenou a Simoldes a pagar €350 mil a ex-diretor do grupo

Brasil: Lula tem pressa em anular ‘herança maldita’
Nos primeiros dias após (re)tomar posse, o Presidente anulou decretos de Jair Bolsonaro. Novo Governo queixa-se do legado deste último, sobretudo nas frentes económica e ambiental

Guerra na Ucrânia
Ano Novo à luz das velas para que as trevas não vençam

ECONOMIA

Portugal vai ter mais duas novas regiões a partir de 2024
A partir de 1 de janeiro de 2024, o país passará a ter nove re­giões. Além do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, no mapa que interessa ao cálculo dos fundos europeus, tutelados pela ministra Mariana Vieira da Silva, entrarão também a península de Setúbal e a região do Ribatejo e Oeste

Como Alexandra Reis entrou em choque com a presidente da TAP… e como há dúvidas entre os advogados sobre a indemnização milionária que recebeu para deixar a empresa.

TAP contrata diretores com salários ‘milionários’
Os novos diretores e quadros de topo da TAP, contratados já com a empresa sob controlo do Estado e sob a liderança da presidente Christine Ourmières-Widener, ganham mais do que os demitidos durante a pandemia, sob a pressão do plano de reestruturação, aprovado por Bruxelas, que obrigava a companhia a cortar 25% da massa salarial.

Portugal era uma das lebres da Europa nos anos 70, hoje é uma tartaruga
Crescimento perdeu gás em todo o continente. PIB nacional foi dos que mais desacelerou

Fusões ameaçam liderança da CGD
A liderança da Caixa Geral de Depósitos (CGD) está ameaçada caso se concretize a fusão entre o BCP e o Novo Banco (NB), que o governador do Banco de Portugal considerou que traria sinergias “benéficas”

Como João Galamba ganhou a confiança do sector
João Galamba, o novo ministro das Infraestruturas, deixa a pasta da Energia com um registo curioso: desde o início do século não houve outro governante com esta tutela durante tanto tempo.

Bancos ‘afastam’ jovens da compra de casa
s jovens não são o público-alvo dos bancos no que diz respeito à compra de habitação, uma vez que apenas dois dos principais bancos a operar em Portugal oferecem condições especiais no acesso ao crédito para a compra de casa.

Autarquias baixam impostos para dinamizar o mercado de arrendamento

124 mil famílias já se candidataram ao PRR para poupar energia em casa

REVISTA

Quo Vadis, TAP?
Depois de um annus horribilis, pontuado por críticas ferozes dos sindicatos, uma greve após sete anos de paz social, o esvaziamento de quadros portugueses e uma sucessão de polémicas que levou à demissão de um superministro, a companhia aérea está à procura de um parceiro para se salvar. O futuro mantém-se uma incógnita. E entretanto a empresa afrancesou-se

“Almanaque”. Entre censura e proteção
A história não pode ser reduzida a um mero exercício de memória. É hora de revisitar as páginas da famosa revista

Identidade preciosa
Disformes a olho nu, as punções gravadas nas joias de ouro, prata ou platina escondem quilates, composições, datas e autorias e a segurança de que passaram pela Contrastaria Portuguesa, a única entidade nacional que lhes atesta a veracidade há 140 anos

“A Paula perdura na minha vida, no meu coração e, claro, nos quadros”
Anthony Rudolf, No ateliê com Paula Rego. Uma entrevista intimista com o modelo, melhor amigo e namorado da influente pintora portuguesa, que morreu em Londres em junho passado. Numa conversa carregada de emoção, ternura e algum humor, Rudolf partilha as suas memórias. E recorda pormenores deliciosos da vida de (e de uma vida com) Paula Rego

Filme do descontentamento
As pessoas ainda não voltaram em pleno às salas depois da crise pandémica. O cinema português também sofre com a deserção do público

E AINDA SUGESTÕES DE PODCASTS QUE NÃO DEVE DEIXAR DE OUVIR

“A comunicação social tem de tratar de si própria para deixar o mundo melhor e para ela própria ser melhor”. Em entrevista a João Vieira Pereira, Francisco Pinto Balsemão responde a uma série de perguntas enviadas pelas personalidades que passaram pelo podcast Deixar o Mundo Melhor ao longo de 2022. Uma conversa que vai da fundação do Expresso, há 50 anos, ao futuro dos media em plena era da inteligência artificial, mas passa também pela Ala Liberal, o PSD e toda a participação política do jornalista com a carteira profissional nº18 em Portugal

50 anos de Expresso, 500 mil euros a voar. Findo o Museu Coleção Berardo, A Noite da Má Língua cria o Museu dos Metralhas para albergar a coleção dos ladrões. Júlia Pinheiro vai à inauguração com um discurso de Rui Zink e Rita Blanco, em homenagem a Lula da Silva, vai levar um cãozinho para a passadeira vermelha. Manuel Serrão não poderá comparecer, visto ter compromissos com o PS para assumir o Ministério dos Censos

2023 a olhar para 2022 com The Smile, Mykki Blanco e Annie Ernaux. No PBX, Inês Meneses e Pedro Mexia entram em 2023 a olhar para 2022 e começam pela música e pelos livros de ensaio. Annie Ernaux, que protagonizou o momento literário do ano ao vencer o prémio Nobel, mas também a re-edição de “Escrítica Pop” de Miguel Esteves Cardoso e um olhar para a edição literária portuguesa, que continua forte mesmo após a notícia que deu conta que 61% dos portugueses não leram um livro no último ano

Tenha um excelente fim de semana

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana