terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Portugal | CARNAVAL É TODO O ANO PARA OS FOLIÕES DAS ELITES…

É terça-feira de Carnaval. Os mascarados na política, na oposição e no governo surgem também mascarados ao prazer dos que com imaginação se mascaram de inspirados para publicar “gracinhas” carnavalescas. Julgamos que só não dizem implicitamente que eles, nos poderes, na política-economia-finanças e no que lhe está relacionado, andam mascarados todo o ano e que é assim que enganam os plebeus escravizados, iludidos e mal pagos, que os sustentam e ás suas mordomias e esbanjamentos da coisa pública que a todos devia pertencer com justiça mas que é praticamente proporcionada aos que mais nos exploram na porca da vida, nas empresas, nos impostos, etc.

Aqui, no Página Global, usamos o Notícias Magazine na imagem e no texto de Susana para assinalar as festividades. Estas, porque carnaval é todo o ano e as cegadas que desfilam quotidianamente são incontáveis. Haja paciência, injustiças, pobreza e fome. Que é o que nos cerca na realidade proporcionada com denodo por estes tantos trapaceiros que fazem da sua profissão o penar dos povos em troca dos seus gáudios, faustos e desonestidades de fartas peculiaridades nocivas que tanto assolam os luso-plebeus e outros pobretes e desmiolados que 'comem por tabela'. (PG)

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana

1-- Esta terça é dia de Carnaval, com direito a tolerância de ponto. E, por isso, vou sugerir disfarces para algumas figuras da nossa praça. Deixaremos de fora Cavaco Silva, que, já sabemos, é um bocado avesso a isto de feriados no Carnaval. Ah, achavam que eu ia dizer que é por estar sempre disfarçado de espantalho?

2 -- Uma máscara em casal é sempre uma ideia fofa – mesmo que seja um casal às avessas. Por isso, André Pestana, do S.TO.P., e Mário Nogueira, da Fenprof, podem mascarar-se de Shakira e de Piqué, já que é uma questão de tempo até virem a público tentarem queimar-se um ao outro.

3 -- Já Luís Montenegro, nesta fase da sua carreira política, pode mascarar-se de Batatinha, que coincide com o respeito interno que colhe no seu próprio partido. Isto a ver se evitamos a vontade com que o próprio anda de se fantasiar de André Ventura de contrafação.

4 -- António Costa, já sabemos desde aquela capa mítica da “Visão”, só se pode mascarar de Marquês de Pombal. Até porque está farto de reconstruir o seu Governo depois de tantos terramotos políticos.

5 -- Carlos Moedas só tem uma hipótese: fazer como as meninas de sete anos e mascarar-se do animal dos seus sonhos, o unicórnio. Como os das startups. E sempre é menos dispendioso do que mascarar-se de palco da Jornada Mundial da Juventude.

6 -- Cristina Ferreira irá, como é óbvio, mascarar-se do seu super-herói preferido: Cristina Ferreira. Bom, outra hipótese era um disfarce da sua figura histórica preferida: Cristina Ferreira.

7 -- Marcelo Rebelo de Sousa já anda geralmente disfarçado de presidente da República, quando toda a gente sabe que a sua verdadeira função é a de líder da oposição. Mas ficaria sempre bem com um fato de ninja, dada a rapidez com que aparece sempre em todo o lado.

8 -- Catarina Martins está de saída da liderança do Bloco, talvez porque já se sentisse mascarada de dama antiga. A provável sucessora, Mariana Mortágua, tem já o tom e a expressão facial de uma das máscaras da moda: a de Wednesday Addams.

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana – ORIGINAL AQUI

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 19 de fevereiro – número 1604 – da “Notícias Magazine”]

Sem comentários:

Mais lidas da semana