domingo, 26 de março de 2023

A EUROPA NO FIM À CONTA DE PUTIN – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Primeiro faliram os bancos do estado terrorista mais perigoso do mundo mas eu não me preocupei, tenho a minha fortuna na Suíça. Depois faliu o Credit Suisse mas eu não me importei porque ainda fiquei com mais duas fortunas na Alemanha. O Deutsche Bank abana perigosamente em direcção à falência e eu estou-me nas tintas. Ainda tenho fortunas escondidas debaixo da cama, à moda antiga. A Banca portuguesa vive à custa dos pobres e de mão estendida à caridade dos “mercados”. Não tenho lá o meu dinheiro.

Hoje vou confessar-vos um segredo. Sou oligarca. Já fui romancista russo mas desisti porque percebi que nunca teria a pedalada de Dostoiévski quando li Crime e Castigo. Emigrei para a Federação Russa e iniciei a minha carreira de milionário. Em pouco tempo fiquei multi. O negócio (roubar e fabricar dinheiro) estava a dar muito lucro. Mas de um ano para o outro o senhor Presidente Putin resolveu fazer de mim multi multi milionário.

Num ano dupliquei a fortuna quando ele decidiu desarmar e desnazificar a Ucrânia. Vendo apoio espiritual às tropas, como o padre Mário Rui Pedras vende ao Ventura, chefe do partido racista e xenófobo Chega, orgulho de pelo menos dez por cento dos portugueses. O senhor padre é suspeito de ter abusado de rapazinhos. Nada de grave, apenas umas coisas manuais e falacio (pénis na boca) mas com a ferramenta bem lavada. O líder dos nazis portugueses diz que nunca foi ao castigo e ficou muito abalado com a situação do seu confessor e chefe espiritual. Os racistas e xenófobos são muito machos.

Os EUA caem de podres. Os estados membros da União Europeia já estão em decomposição. E os russos na mó de cima. O rublo cada vez mais forte, Os mísseis voando e explodindo sem parar. Uma desilusão. Afinal Deus existe e é amigo dos russos! Fiz bem ter seguido a carreira de oligarca. Continuo a vender apoio espiritual às tropas que estão a desnazificar e desarmar a Ucrânia. Sou oligarca, sou romancista russo arrependido mas não sou desleal. Aviso a nazi que manda na União Europeia, Úrsula von der Leyen, o Borrell, o Charles Michel e a parideira maltesa Roberta Metsola que os russos estão a chegar! Peçam asilo político ao Presidente Xi Xinping enquanto é tempo.

Um senhor oficial dos bombeiros disse hoje na TPA que o prédio da Avenida Comandante Valódia (Combatentes) que ruiu foi construído na época colonial, é muito antigo, por isso foi abaixo. Caso não me levem a mal vou dar um testemunho. Vim viver para Luanda em Maio de 1961. Alguns prédios dos Combatentes e da Avenida Brasil ficaram concluídos nessa altura. E outros estavam em construção. As duas avenidas como são hoje, ficaram concluídas no final dos anos 70. Isso quer dizer que a maioria dos edifícios tem 50 ou 60 anos. A mesma idade para o Bairro de Alvalade. Tal como as torres do Prenda.

No início dos anos 50 a Lagoa do Kinaxixi foi definitivamente enxugada. Na sua margem virada para as barrocas e o mar, a Câmara de Luanda mandou construir o Mercado Municipal. Durante umas férias grandes assisti às obras. O arranjo urbanístico de toda a zona incluía, no centro da praça, um monumento em granito lavrado. Já no final dos anos 60, o arquitecto Taquelim da Cruz, funcionário da Junta Autónoma das Estradas, desenhou o famoso prédio Cuca, na margem norte da antiga lagoa. Já foi demolido por temer muito. Em frente ao mercado também nasceram edifícios em altura e que marcam o início da Avenida Comandante Valódia. 

No espaço da Lagoa do Kinaxixi resolveram construir um edifício gigantesco que levou à demolição do mercado. Está por acabar. Mas pergunto: As fundações desta obra, até às profundezas, terão retido os lençóis de água subterrâneos? Os prédios da zona podem estar a ser corroídos pela água que quando encontra pedra dura tanto bate até que fura? 

Eu sei que somos inimigos da manutenção. Desprezamos mais a manutenção do que a UNITA despreza e odeia da democracia. Sei também que um prédio de seis andares com 60 anos é jovem, quase criança. Temo prédios em Luanda que têm mais de um século e continuam habitáveis e em excelentes condições.

Também sei que o prédio que ruiu na Avenida Comandante Valódia é propriedade da companhia de seguros ENSA. Uma seguradora é tão negligente que deixa um edifício ruir por falta de manutenção ou mau uso! Muitos moradores constroem “gaiolas” e outros acrescentos, nas fracções e nos terraços! Quem passava na zona via os pilares em cimento armado com grandes fissuras. Até se via o ferro. As autoridades responsáveis não viram? 

Um aviso. Se os prédios da Luanda dos anos 60 e 70 (quando começou a construção em altura com toda a força) não beneficiarem de manutenção vão ruir, mais dia, menos dia, mais mês, menos mês, mais ano, menos ano. Se os “acrescentos” construídos irresponsavelmente (a ignorância às vezes é criminosa…) não forem demolidos, um dia destes vamos ter uma grande tragédia com perdas de vidas humanas. Governador Homem: Luanda Precisa de Ti!

Os supostos órfãos de Sita Vales, José Van-Dúnem e outros assassinos do 27 de Maio de 1977 afinal não contaram a verdade toda. Estão alinhados com as aldrabices da UNITA, seus mentores e financiadores nacionais ou internacionais. Não colaboraram com as autoridades angolanas, recusando fornecer o seu material genético. Têm o seu próprio negócio de ossadas. Recolheram amostras das ossadas à revelia das autoridades. O resultado deu no que queriam. Propaganda contra o MPLA e contra Angola.

A campanha está em marcha. A CNN Portugal noticiou que 2.000 mercenários angolanos foram combater ao lado dos russos na Ucrânia. Um avião da TAAG caiu numa zona de turbulência quando a tripulação distribuía uma refeição aos passageiros. É a primeira vez no mundo que um avião entra em zona de turbulência e isso dá notícia. Mas na TPA o caso também teve honras de telejornal e a apresentadora fez um interrogatório policial, agressivo, a um administrador da TAAG! 

Deputados da UNITA foram a Maputo pedir protecção para um traficante de droga angolano que vive na capital de Moçambique. É o novo herói da frente patriótica unida. A Luzia Moniz quer ressuscitar o músico Azagaia e depois trás o ressuscitado para Angola a fim de derrubar o MPLA. Missão impossível. Enquanto tanto lixo humano apoiar a UNITA, o MPLA tem mil vitórias eleitorais garantidas. Mesmo governando mal como é público e notório.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana