sábado, 11 de março de 2023

O DESAPARECIMENTO DE JULIAN ASSANGE: MORTE PARA UMA HISTÓRIA


Caitlin Johnstone | CaitlinJohnstone.com | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil 

Este é o segundo vídeo da minha série de arte em andamento, The Disappearing of Julian Assange, sobre como a imagem de Assange está sendo deliberadamente apagada da consciência do público: 

Ver vídeo em Youtube - em inglês

Transcrição:

Como um loop esticado de fita VHS, se você fizer uma pesquisa no Google Image para Julian Assange hoje, você obterá apenas páginas e páginas de fotos obsoletas e desatualizadas, repetidas indefinidamente.

Isso porque não há imagens oficiais dele desde 1º de maio de 2019, quando os paparazzi tiraram várias fotos de Assange pela janela da van da prisão, incluindo esta foto icônica dele, olhando diretamente para o cano da câmera, segurando um punho desafiador.

Mas isso foi há quase quatro anos. Em uma cultura ávida por novidades, isso é a morte de uma história.

Porque se você trabalha para um meio de comunicação e vai a uma biblioteca de imagens profissionais como Getty, AP ou Reuters e não consegue encontrar nada de novo para publicar sua história, essa história será enterrada.

Mais do que nunca, a internet exige imagens novas e frescas o tempo todo e inibir o acesso da imprensa a elas é um pequeno, mas significativo ato de sabotagem.

Se bem-sucedido, o caso contra Julian Assange abrirá um precedente legal que permitirá aos Estados Unidos sequestrar e prender qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, que escreva ou publique fatos que constrangem os Estados Unidos.

As ramificações são enormes para praticamente todos no planeta Terra, mas especialmente para jornalistas estrangeiros que podem querer escrever sobre o que a máquina de guerra dos EUA está fazendo com seu país.

Mas com apenas essa fita desgastada de imagens cada vez mais antigas para apresentá-los, as histórias que defendem Assange e alertam sobre o que esse precedente significa muitas vezes não são vistas.

Isso é deliberado? Não sei. Mas para a máquina de guerra dos EUA, certamente é muito conveniente.

Caso você tenha perdido, aqui está In My Wallet, o primeiro vídeo da minha série The Disappearing Of Julian Assange:

Ver vídeo em Youtube - em inglês

* Meu trabalho é totalmente suportado pelo leitor, então, se você gostou deste artigo, considere compartilhá-lo, seguir-me no Facebook, Twitter, Soundcloud ou YouTube, jogar algum dinheiro no meu pote de gorjetas no Patreon ou Paypal, ou comprar uma edição do meu mensal zine. Se você quiser ler mais, pode comprar meus livros. A melhor maneira de garantir que você veja o que publico é se inscrever na lista de e-mail do meu site ou no Substack, que receberá uma notificação por e-mail para tudo que eu publicar. Todos, exceto as plataformas racistas, têm minha permissão para republicar, usar ou traduzir qualquer parte deste trabalho (ou qualquer outra coisa que eu tenha escrito) da maneira que quiserem gratuitamente. Para mais informações sobre quem sou, onde estou e o que estou tentando fazer com esta plataforma, clique aqui. Todos os trabalhos são em coautoria com meu marido Tim Foley. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana