quinta-feira, 6 de abril de 2023

EVAN GERSHKOVICH E JULIAN ASSANGE -- Craig Murray

Alguns de nós alertamos repetidas vezes que o processo contra o editor do WikiLeaks tornou a vida mais perigosa para os jornalistas que operam em condições difíceis em todo o mundo. Fomos ignorados. 

Craig Murray* | CraigMurray.org.uk | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

A Rússia deveria libertar Evan Gershkovich; se como parte de uma troca de prisioneiros, deve ser concluído rapidamente.

Gershkovich foi preso em Ekaterinburg enquanto investigava o Grupo Wagner. Ekaterinburg é uma das cidades mais sombrias, dominadas pela máfia e menos abertas da Rússia, que eu mesmo visitei especificamente para investigar os assassinatos de jornalistas russos locais.

Isso era perigoso o suficiente sem as complicações de uma guerra e o fato de Gershkovich estar planejando visitar o local de uma fábrica de tanques próxima (não está claro se ele conseguiu realizar esse plano).

Não estou nem um pouco surpreso por ele ter sido preso, mas esperava que ele fosse simplesmente deportado ou tivesse seu visto cancelado como Luke Harding . Um jornalista de um país que abastece abertamente o inimigo em uma guerra ativa dificilmente poderia reclamar se fosse deportado. É parte do jogo.

Não esqueçamos que a Rússia ainda permite que jornalistas ocidentais operem dentro da Rússia, enquanto a maioria dos países ocidentais, incluindo o Reino Unido, fecharam  todos  os meios de comunicação russos e cancelaram os vistos de seus jornalistas.

Mas acusar Gershkovich de espionagem - pelo que sabemos até agora - simplesmente fazendo seu trabalho, é uma grande escalada.

Vou presumir que Gershkovich não estava realmente trabalhando para a CIA ou para a inteligência ucraniana. Até agora nenhuma evidência foi produzida sobre isso e, até agora, não vi a Rússia alegar isso. Se alegado, isso mudaria o jogo em alguns aspectos, mas por enquanto presumo que não esteja em jogo e Gershkovich estava apenas atuando como jornalista.

O problema do governo Biden é que ele não está em posição de fazer objeções. Julian Assange está sendo acusado de espionagem apenas para jornalismo: não há alegação de que ele trabalhava para uma potência estrangeira.

Se Assange cometeu espionagem contra os EUA ao publicar segredos de segurança nacional dos Estados Unidos, como exatamente Gershkovich não está cometendo espionagem contra a Rússia ao tentar publicar o que considera seus segredos de segurança nacional?

A resposta é claro, que nenhum dos dois cometeu espionagem. Eles estão apenas fazendo jornalismo. Mas é uma resposta que o governo Biden não pode dar enquanto processa Assange.

Digo isso sem prazer e estou tão preocupado com o bem-estar de Gershkovich quanto com o de Assange.

Mas alertamos repetidamente que o julgamento de Assange tornou a vida mais perigosa para os jornalistas que operam em condições difíceis em todo o mundo. Fomos ignorados.

Há, em certo sentido, mais justificativa para processar Gershkovich do que para Assange. Pelo menos Gershkovich estava realmente na Rússia quando foi preso. Assange é um cidadão australiano cujas atividades foram conduzidas inteiramente fora dos EUA e está sendo extraditado em uma ação extraordinária de jurisdição universal dos EUA.

Há vozes dentro do governo Biden e dentro das principais empresas de mídia dos EUA que apontam o perigoso precedente criado pelo caso Assange. Espero que essas vozes sejam fortalecidas pelo caso Gershkovich.

Mas Gershkovich deveria ser libertado. Apenas um jovem jornalista fazendo seu trabalho.

* Craig Murray é autor, radialista e ativista de direitos humanos. Ele foi embaixador britânico no Uzbequistão de agosto de 2002 a outubro de 2004 e reitor da Universidade de Dundee de 2007 a 2010. Sua cobertura depende inteiramente do apoio do leitor. Assinaturas para manter este blog funcionando são  recebidas com gratidão .

* Este artigo é de CraigMurray.org.uk 

Sem comentários:

Mais lidas da semana