segunda-feira, 1 de maio de 2023

Portugal | 1º DE MAIO DE 2023, CGTP-IN -- informação

Dia 1 de Maio de 1886 as fábricas paravam e os trabalhadores na rua exigiam melhores condições de vida e de trabalho, principalmente a redução do horário de trabalho que muitas vezes chegava às 17 horas diárias.

No dia internacional do trabalhador, homenageamos o sacrifício, esforço, unidade e luta de milhares de trabalhadores que, ao longo destes anos, conquistaram os direitos de que  ainda hoje usufruímos. Não podemos esquecer os milhares de trabalhadores que por esse mundo fora e em Portugal foram assassinados, presos e torturados para que a liberdade e a democracia trouxessem um país e um mundo melhor e mais justo.

Por isso, em Maio, continuamos a lutar pela justiça social e pelos direitos, por melhores condições de vida e de trabalho, por emprego com direitos, salários e horários dignos, mas também a festejar o que conquistámos num dia em que afirmamos a unidade, fraternidade e solidariedade de todos os trabalhadores.

Programa de comemorações do 1º de Maio » ver aqui

Todos ao 1º de Maio

Neste 1º de maio, vamos lutar pelo aumento dos salários dos trabalhadores, pelas 35 horas para todos, Vamos contra o aumento do custo de vida e pela dinamização da negociação e contratação colectiva. Vamos ao 1º de Maio pela defesa e reforço do Serviço nacional de Saúde e Vamos ainda defender os serviços públicos e as funções sociais do estado. 

- em CGTP-IN

Sem comentários:

Mais lidas da semana