segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Cessar-fogo entre Israel e Hamas prolongado por mais dois dias

A troca de prisioneiros e de reféns prossegue no Médio Oriente. Siga em direto na TSF.

Lusa

Guterres pede "cessar-fogo humanitário definitivo" na Faixa de Gaza

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu esta segunda-feira que o diálogo continue entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas para alcançar um "cessar-fogo humanitário definitivo" na Faixa de Gaza e pôr fim ao conflito na região.

Guterres elogiou o papel desempenhado pelo Egito, Qatar e Estados Unidos na obtenção de uma trégua temporária de quatro dias, que permitiu a entrada de mais ajuda humanitária no enclave palestiniano e a libertação de mais de 50 reféns (israelitas e cidadãos estrangeiros) raptados pelo grupo armado palestiniano durante a sua ofensiva de 7 de outubro contra o território israelita, que deixou 1200 mortos.

LER MAIS

Maria Ramos Santos

Cessar-fogo entre Israel e o Hamas prolonga-se por mais dois dias

O Catar anuncia, através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), que o cessar-fogo entre Israel e o Hamas vai prolongar-se durante mais dois dias.

The State of Qatar announces, as part of the ongoing mediation, an agreement has been reached to extend the humanitarian truce for an additional two days in the Gaza Strip.

— د. ماجد محمد الأنصاري Dr. Majed Al Ansari (@majedalansari) November 27, 2023

"O Catar anuncia, como mediador do conflito, que foi alcançado um acordo para prolongar a trégua humanitária por mais dois dias na Faixa de Gaza", pode ler-se.

O grupo terrorista, citado pela agência France-Presse, confirma a decisão.

LER MAIS

Lusa

NATO pede extensão da trégua para ajudar Gaza e libertar mais reféns

O secretário-geral da NATO pediu esta segunda-feira uma extensão da trégua entre Israel e o movimento islamita Hamas, que possibilitou o regresso de uma parte dos reféns e a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

"Faço um apelo para uma extensão da trégua que nos permitirá prestar mais ajuda à população de Gaza e a libertação de outros reféns", disse Jens Stoltenberg, em conferência de imprensa no quartel-general da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Bruxelas.

LER MAIS

Cristina Lai Men

MNE espanhol diz que autoridade palestiniana "é único parceiro possível para a paz"

José Manuel Albares, ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, defende que a autoridade palestiniana é o único parceiro possível para alcançar a paz no Médio Oriente.

"O resultado desta reunião tem de ser também de oferecer o nosso apoio para acompanhar e tornar possível o restabelecimento da autoridade legítima em Gaza, a autoridade de um ator que é o nosso parceiro para a paz. A autoridade palestiniana é o único parceiro possível para a paz", afirmou José Manuel Albares na abertura do Fórum da União pelo Mediterrâneo.

Albares revelou que a Espanha propôs a realização de uma conferência internacional de paz o mais depressa possível.

"A única maneira de revitalizar a autoridade palestiniana é ajudá-la. E a maneira de o fazer é materializar, de uma vez por todas, a solução dos dois estados. É com esse objetivo que a Espanha propôs convocar, o mais depressa possível, uma conferência internacional de paz com as partes", adiantou.

LER MAIS

Sem comentários:

Mais lidas da semana