Scott Ritter | Sputnik Globe | # Traduzido em português do Brasil
Em 18 de dezembro, após uma viagem ao Oriente Médio com escalas no Kuwait, Bahrein, Catar e Israel, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou o estabelecimento da Operação Prosperity Guardian, sob a égide da Força-Tarefa Combinada (CTF) 153, que se concentra em segurança no Mar Vermelho, para proteger o transporte marítimo.
Em 19 de Novembro, os rebeldes Houthi do Iémen, operando em solidariedade com os palestinianos de Gaza, assumiram o controlo de um navio de carga ligado a Israel , o Galaxy Leader . Os Houthis anunciaram que bloqueariam todos os navios que transitassem pelo Mar Vermelho em direção a Israel – estabelecendo, na verdade, um bloqueio a Israel – até que Israel permitisse a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
Posteriormente, os Houthis atacaram vários navios que passavam pelo Estreito de Bab al-Mandeb, uma passagem estreita que leva ao Mar Vermelho e mais adiante ao Canal de Suez, ameaçando o comércio global como grandes gigantes do petróleo e da navegação, incluindo BP, MSC, Evergreen, OOCL e a Maersk suspenderam as operações através do Mar Vermelho. Estima-se que os danos causados à economia israelita causados pelo bloqueio Houthi ascendam a milhares de milhões de dólares, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ameaçou usar a força militar contra os Houthis se os Estados Unidos não intervirem em seu nome.
A CTF 153, que operou sob o comando dos EUA e do Egipto, está encarregada da segurança marítima internacional e dos esforços de reforço de capacidades no Mar Vermelho, em Bab al-Mandeb e no Golfo de Aden. Seu complemento de quatro navios - três destróieres dos EUA (o USS Carney , USS Mason e USS Thomas Hudner ) e o destróier de mísseis guiados da Marinha Real do Reino Unido HMS Diamond ) estiveram todos envolvidos na interceptação de mísseis Houthi e drones disparados contra Israel ou mercadores. navegação operando no Mar Vermelho.
Austin também ordenou que o Carrier Strike Group 2, composto pelo porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower e três escoltas (um cruzador e dois destróieres), se juntasse ao CTF 153 como parte da Operação Prosperity Guardian . O submarino da classe Ohio, o USS Florida , equipado com 154 mísseis de cruzeiro Tomahawk, também opera na região.
Austin anunciou que Bahrein, Canadá, França, Itália, Holanda, Noruega, Seychelles e Espanha se juntariam aos EUA e ao Reino Unido como parte da Operação Prosperity Guardian . Ausentes notáveis incluem nações árabes como Egito e Arábia Saudita. A Austrália foi solicitada a fornecer um navio de guerra, mas ofereceu apenas pessoal .
A fragata de mísseis guiados da Marinha Francesa, FS Languedoc , já está a operar no Mar Vermelho e, tal como os seus homólogos dos EUA e do Reino Unido, esteve envolvida no abate de drones e mísseis Houthi. No entanto, a França afirmou que o Languedoc irá operar sob comando francês, complicando a sua relação com o CTF 153.
O Ministério da Defesa da Itália anunciou que irá enviar a fragata naval Virginio Fasan para o Mar Vermelho. Sua relação de comando com o CTF 153 permanece obscura até o momento.
O problema militar enfrentado pela CTF 153 é triplo. Primeiro, é necessário estabelecer uma barreira de defesa contra os ataques de mísseis e drones Houthi. Isto exigirá que os destruidores de mísseis guiados e as fragatas estabeleçam uma linha de piquete ao longo do canal oriental do Estreito de Bab al-Mandeb, que protegerá a navegação de qualquer ataque Houthi. Em segundo lugar, a CTF 153 terá de se envolver em patrulhamento agressivo concebido para dissuadir e repelir quaisquer esforços dos Houthi para repetir o sequestro do Galaxy Leader. Por último, a CTF 153 terá de fornecer capacidades de desminagem para lidar com quaisquer minas marítimas que os Houthis possam colocar nas águas estreitas do Bab al-Mandeb.
Estas missões por si só serão cansativas e difíceis de realizar. Do jeito que as coisas estão, embora os navios CTF 153 tenham abatido dezenas de drones e mísseis Houthi, muitos deles conseguiram passar, atingindo alvos em Israel e atingindo navios no Mar Vermelho . Simplificando, a CTF 153 não tem navios suficientes para proteger adequadamente Israel ou a navegação marítima contra ataques Houthi. E dada a falta de navios de guerra contra minas na organização CTF 153, qualquer instalação de minas marítimas pelos Houthis fechará efectivamente a região ao transporte comercial e ameaçará as mobilizações militares na área, até que a capacidade de desminagem possa ser implementada.
A única maneira pela qual a Operação Prosperidade Guardião poderia manter aberta a Direita de Bab al-Mandeb seria lançar ataques contra a capacidade Houthi de lançar mísseis e drones na esperança de interdicá-los antes que possam ser usados. Aqui a trama se complica – os Houthis deixaram claro que, se forem atacados, expandirão o conflito para incluir a produção de petróleo da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos , ameaçando o fornecimento global de energia. Além disso, visar lançadores móveis de mísseis e drones não é uma tarefa simples – a Arábia Saudita, utilizando o apoio da inteligência dos EUA para ajudar na seleção de alvos, foi incapaz de impedir os Houthis de lançarem mísseis e drones contra alvos sauditas durante todo o seu conflito em curso com os Houthis. Os EUA provavelmente enfrentariam problemas semelhantes.
Em suma, ao iniciar a Operação Prosperity Guardian , os EUA parecem ter construído uma armadilha para si próprios, onde serão condenados se não atacarem os Houthi (uma vez que o Mar Vermelho permaneceria bloqueado a todo o tráfego israelita), e condenados se não atacarem os Houthi. faz (uma vez que não seria capaz de impedir os ataques Houthi, e tal ação provavelmente expandiria o âmbito e a escala do conflito em detrimento dos interesses dos EUA).
Tenham em mente que tudo isto poderia ter sido resolvido com um único telefonema do Presidente dos EUA, Joe Biden, ao Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenando a Israel que aceitasse um cessar-fogo e permitisse o envio de ajuda humanitária aos residentes palestinianos de Gaza . Em vez disso, os Estados Unidos estão a destruir a sua posição moral no mundo ao facilitarem abertamente o massacre em curso de civis palestinianos às mãos das Forças de Defesa de Israel, ao mesmo tempo que minam a credibilidade da dissuasão militar dos EUA ao ficarem atolados num bebé de alcatrão da sua própria confecção.
O envio do USS Dwight D. Eisenhower para o Mar de Aden surge na sequência da sua breve incursão no Golfo Pérsico, onde foi monitorizado de perto pelo Irão. Os EUA também implantaram um segundo grupo de batalha de porta-aviões, composto pelo USS Gerald R. Ford e as suas seis escoltas, no leste do Mar Mediterrâneo. Enquanto isso, o USS Carl Vinson e as suas cinco escoltas operam logo além do horizonte, no Mar da China Meridional.
Nunca na história da Marinha Americana tantos grupos de batalha de porta-aviões foram movimentados ao redor do mundo com tão pouco impacto.
A realidade da guerra moderna é que as pequenas nações e os intervenientes não estatais, como os Houthis, podem ser armados com armamento militar moderno, o que anula o impacto militar de investimentos multibilionários, como o grupo de combate de porta-aviões. Custa aos Houthis dezenas de milhares de dólares disparar os seus drones e mísseis contra Israel e a navegação marítima; custa à Marinha dos EUA milhões de dólares para derrubá-los. Além disso, custa à Marinha dos EUA centenas de milhões de dólares apenas para manter um grupo de combate de porta-aviões implantado e em funcionamento, enquanto os Houthis podem ameaçar de forma credível afundar um porta-aviões utilizando armas que custam centenas de milhares de dólares.
O placar final da Operação Prosperity Guardian ainda não foi escrito. Mas a realidade é que muito provavelmente não terá sucesso na sua missão de prevenir ataques Houthi contra Israel ou contra o transporte marítimo. Este fracasso vai muito além da questão da segurança do Mar Vermelho. Os Estados Unidos há muito que sustentam que poderiam garantir que, se o Irão alguma vez tentasse fechar o estratégico Estreito de Ormuz, a Marinha dos EUA seria capaz de reabri-lo num período muito curto. A Operação Prosperity Guardian desmente essa afirmação. O facto é que o equilíbrio de poder mundial mudou dramaticamente e os sistemas legados, como o grupo de combate de porta-aviões, já não são o meio dominante de projecção de poder que outrora foram. Os EUA colocaram, com efeito, todos os ovos no mesmo cesto devido à sua excessiva confiança no grupo de combate de porta-aviões quando se trata de projecção de força.
O fracasso iminente da Operação Prosperity Guardian expõe a impotência dos EUA quando se trata de conseguir concretizar os seus planos de domínio regional no Golfo Pérsico, no Pacífico Sul e em Taiwan, e assinala uma nova era em que o aparecimento de uma frota americana de as margens de uma terra distante já não inspiram medo e intimidação. Para uma nação como os Estados Unidos, que baseou grande parte da sua segurança externa e nacional na noção de dissuasão baseada na força , a revelação de que as suas capacidades de projecção de poder militar são mais latidas do que mordidas mina a sua credibilidade como aliada e parceira na um mundo amplamente definido por conflitos criados pelos Estados Unidos ou em seu nome.
Imagem: © AFP 2023 /KHALED ZIAD
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