domingo, 12 de março de 2023

O MUNDO DEVIA TER CUIDADO QUANDO OS TRAFICANTES DE ARMAS DOS EUA RIEM

Quão grande é o risco de guerra no mundo? É fácil responder. Basta olhar para a quantidade total de gastos com armas dos EUA agora para fazer um julgamento mais ou menos correto.

Global Times | opinião

Os EUA têm a indústria militar mais forte do mundo, com a capacidade de estender rapidamente seus longos braços militares a qualquer canto do globo, e muitas vezes se voluntariam para atuar como policiais do mundo. 

O governo Biden acaba de lançar um orçamento para gastos militares dos EUA em 2023 de US$ 842 bilhões, quatro vezes os gastos militares da China. Mas, além disso, a diferença fundamental é que a China adota uma política defensiva, enquanto na estratégia militar externa dos Estados Unidos a preempção é um princípio.

Gastos militares mais altos dos EUA indicam um risco maior de guerra no mundo.

O ministro das Relações Exteriores de Cingapura, Vivian Balakrishnan, disse recentemente que o aumento dos gastos militares globais mostra que as últimas sete a oito décadas do dividendo da paz após a Segunda Guerra Mundial acabaram.

Reino Unido | JUÍZES FASCISTAS – Craig Murray

A prisão de três ativistas climáticos do Reino Unido deve servir de alerta para qualquer um que espere que os juízes defendam as liberdades. O atual estabelecimento legal se adaptará a qualquer quadro legal que for ordenado pelos governantes.

Craig Murray* | Craig Murray.org.uk | Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Três ativistas climáticos em dois julgamentos separados foram  enviados para a prisão  pelo juiz Silas Reid usando os poderes totalmente arbitrários de desacato ao tribunal, porque insistiram em dizer ao júri que seus protestos foram motivados pela crise climática e pela “pobreza de combustível”. a incapacidade das pessoas de manter suas casas adequadamente aquecidas.

Os júris são uma salvaguarda essencial contra a injustiça por parte do Estado.

Que pessoas comuns, selecionadas aleatoriamente, decidam sobre culpa ou inocência tem sido fundamental para a lei criminal no Reino Unido por muitos séculos.

A máxima simplista é que o juiz determina a lei enquanto o júri determina os fatos. No entanto, muitas vezes é mais complexo do que isso. Existem várias áreas da lei (o ato de uso indevido de computadores é um exemplo) onde uma defesa de interesse público é permitida, e o júri pode se ver deliberando se uma divulgação foi de interesse público.

Talvez o exemplo mais famoso da minha vida tenha sido o julgamento de Clive Ponting sob a Lei de Segredos Oficiais. Clive era um membro desta comunidade de blog e um comentarista bastante regular aqui. (ver em baixo)

Brasil | PROJETO DE LULA TRAZ AVANÇOS À LUTA POR IGUALDADE SALARIAL

Falta de isonomia é agravada não pela inexistência de mecanismos legais – mas, sim, pela impunidade. Com seu projeto, Lula enfretou o problema.

André Cintra*| # Publicado em português do Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a tirar do papel o compromisso de promover a igualdade salarial entre homens e mulheres. Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, Lula anunciou um projeto de lei que endurece a pena para empresas infratoras.

Não que faltassem dispositivos legais para coibir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Tanto a Constituição quanto a legislação trabalhista já incorporam o princípio básico da isonomia salarial – “salário igual para trabalho igual”.

–  O artigo 5º da Constituição indica que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”;

– O artigo 7º da Constituição cita a “proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil”.

– O artigo 461 da CLT sustenta que, “sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade”.

– O artigo 461 da CLT também prevê que, “no caso de comprovada discriminação por motivo de sexo ou etnia”, a empresa pagará multa de 50% “limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social”.

– O artigo 30 da Lei Nº 14.457/2022 diz que “às mulheres empregadas é garantido igual salário em relação aos empregados que exerçam idêntica função prestada ao mesmo empregador”.

Brasil | AGENTES RESGATAM 56 DE TRABALHO ESCRAVO EM ARROZAIS NO RS

Trabalhadores foram encontrados em condições degradantes, análogas à escravidão, em duas propriedades rurais de Uruguaiana. Dez deles eram menores.

Deutsche Welle | # Publicado em português do Brasil

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Gerência Regional do Trabalho resgatou nesta sexta-feira (10/03) 56 trabalhadores em condições análogas à escravidão em duas fazendas de arroz no interior de Uruguaiana.

Segundo dados da fiscalização do trabalho, este é o maior resgate do tipo já registrado no município, localizado no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

Dos resgatados, todos homens, 10 eram adolescentes, com entre 14 e 17 anos.

Eles trabalhavam fazendo o corte manual do arroz vermelho e a aplicação de agrotóxicos, sem equipamentos de proteção, e tinham que fazer longas e cansativas caminhadas para chegar à frente de trabalho, precisando andar muitas vezes cerca de 50 minutos sob o sol até o local de trabalho.

A operação foi realizada após uma denúncia informar a presença dos jovens em duas propriedades rurais, trabalhando sem carteira assinada. 

Brasil | PRETO É CULPADO, MESMO QUANDO PROVA O CONTRÁRIO

Alberto Meyrelles de Sant'Anna Júnior, Yago Correia, Vinícius Romão de Souza, Luiz Carlos Justino e Wilian da Silva Santos guardam semelhanças entre si: são homens, têm entre 20 e 40 anos, são brasileiros, são negros e todos já foram presos... injustamente.

Ynaê Lopes dos Santos* | Deutsche Welle | # Publicado em português do Brasil

Ao digitar "negros presos por engano" no Google, esses foram os primeiros de uma longa lista de nomes que apareceram em reportagens que atestam o que a população negra já sabe: preto é sempre culpado, até que prove o contrário – e às vezes, segue culpado depois de comprovar sua inocência.

A razão da prisão desses homens (ocorridos entre os anos 2020 e 2023) é relativamente simples: para a imensa maioria das forças policiais brasileiras, a cor negra da pele é mais do que um fator de suspeição, é sinônimo de culpabilidade.

E não para por aí (na verdade, o racismo nunca para).

Essa suspeição generalizada sobre a população negra se alastra Judiciário afora, e acaba se tornando o principal, quando não o único, fator de condenação desses homens (e também de muitas mulheres negras), ajudando a mover as engrenagens do encarceramento em massa, que atua como uma eficaz ação afirmativa no Brasil.

O império das mentiras contra-ataca… O vil encobrimento do terrorismo de Nord Stream

Os meios de comunicação ocidentais afirmam pomposamente serem pináculos do jornalismo e defensores do interesse público e da democracia. Eles nada mais são do que o ministério da propaganda de Washington – o Império das Mentiras.

Strategic Culture Foundation | editorial | # Traduzido em português do Brasil

O New York Times e outros meios de comunicação ocidentais publicaram alegações desajeitadas e descaradamente diversivas esta semana, que no final só servem para chamar ainda mais atenção para a culpa dos Estados Unidos em explodir os gasodutos Nord Stream.

Não apenas a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, é ainda mais indiciável pelo ato criminoso; a absurda tentativa de encobrimento desta semana expõe a mídia ocidental como nada mais que um ministério de propaganda disfarçado de jornalismo.

Quatro semanas atrás, o eminente jornalista americano independente, Seymour Hersh, publicou um relatório investigativo de grande sucesso que revelou como o presidente Biden e altos funcionários da Casa Branca ordenaram a detonação explosiva dos gasodutos que ligam a Rússia à União Europeia através do Mar Báltico e da Alemanha. O lendário Hersh tem um histórico impecável de histórias inovadoras, desde o massacre de My Lai cometido pelas tropas americanas no Vietnã em 1968 até a tortura na prisão de Abu Ghraib no Iraque sob ocupação americana, passando pela operação de ratlines para canalizar armas e mercenários da Líbia para a Síria até lutar na guerra por procuração de Washington para a mudança de regime em Damasco.

Em seu relatório seminal sobre a sabotagem dos oleodutos Nord Stream, Hersh contou com fontes internas de Washington. Ele publicou alegações de que os Estados Unidos realizaram a operação secreta usando uma equipe de mergulhadores da Marinha dos EUA sob a cobertura de manobras de guerra da OTAN conhecidas como BALTOPS 22 no verão passado. Explosivos foram plantados no fundo do mar durante os exercícios realizados em junho de 2022 e posteriormente detonados em 26 de setembro com a ajuda de aeronaves militares norueguesas.

Confrontos entre a polícia e manifestantes da oposição ocorrem em Chisinau, Moldávia

Os manifestantes gritavam 'Abaixo a ditadura', 'Abaixo o presidente moldavo Maia Sandu'

CHISINAU, 12 de março. /TASS/. Os confrontos entre a polícia e os participantes de um protesto em massa da oposição ocorreram no domingo no centro de Chisinau, onde agentes da lei bloqueiam o caminho de uma coluna de milhares para a praça principal da cidade, informou um correspondente da TASS no local.

A coluna foi bloqueada por um cordão policial, com grupos de pessoas tentando rompê-lo. Os manifestantes gritavam 'Abaixo a ditadura', 'Abaixo o [presidente da Moldávia] Maia Sandu'.

# Notícias TASS traduzidas em português do Brasil

Imagem: © Veniamin Demidetsky/TASS

Leia mais em TASS:

Parte ucraniana do acordo de grãos é efetivada, exportações agrícolas russas bloqueadas — diplomata

Viagem a Moscou não é impossível,diz Papa Francisco

Forças russas cercam Krasnogorovka ao norte de Avdeevka do DPR - especialista militar

A cidade está praticamente libertada

DONETSK, 12 de março. /TASS/. As forças russas praticamente libertaram a cidade de Krasnogorovka ao norte de Avdeevka, disse especialista militar Eduard Basurin à TASS no domingo.

"O assentamento está praticamente liberado, há operações de limpeza na periferia", disse o especialista.

"A libertação completa de Krasnogorovka permite que as forças russas cerquem ainda mais Avdeevka", apontou Basurin.

No domingo, a República Popular de Donetsk relatou a libertação quase completa de Krasnogorovka ao norte de Avdeevka.

Krasnogorovka está localizado ao norte de Avdeevka. As forças armadas ucranianas atacam regularmente Donetsk e Yasinovataya de lá.

# Notícias TASS traduzidas em português do Brasil

Ler mais em TASS:

Rússia assume posições vantajosas para avançar ainda mais na zona industrial de Artyomovsk

BATALHA DE MÍDIA DESCOORDENADA POR BAKHMUT -- com vídeo

Apesar da situação crítica das tropas ucranianas na área de Bakhmut, Zelensky exigiu que os militares do país mantivessem a cidade, cuja perda acarretaria perdas significativas de reputação para Kiev e seus patronos ocidentais.

# Texto traduzido em português do Brasil | vídeo comentado em inglês

Após uma reunião do estado-maior do Comandante Supremo ucraniano em seu quartel-general em 6 de março, o comando militar ucraniano se recusou a retirar suas unidades de Bakhmut.

A declaração foi feita logo após o surgimento de relatos sobre desentendimentos entre o presidente Zelensky e o comandante supremo Zaluzhny, inclusive na mídia ocidental. De fato, Zaluzhny reivindicou repetidamente a necessidade de retirar o agrupamento ucraniano para preservar a capacidade de combate das unidades.

Aparentemente, o grande comandante da mídia Zelensky conseguiu convencer o chefe militar do país a lutar até o último ucraniano na cidade sitiada.

Não faz muito tempo, o próprio Zelensky tentou consolar a dor pública pela perda iminente de Bakhmut. Ele enfatizou que os militares ucranianos não defenderiam a cidade “a qualquer custo”. No entanto, a derrota de reputação com a perda de Bakhmut para o regime de Kiev e seus patronos em Washington acabou sendo muito alta.

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, reconheceu recentemente que a defesa de Bakhmut tem um significado mais simbólico do que estratégico. O bravo movimento de relações públicas de Kiev falhou. Declarando a continuação da “heroica defesa da cidade-fortaleza”, o gabinete de Zelensky tentou justificar os muitos milhares de perdas que o exército ucraniano já sofreu em Bakhmut; mas parceiros ocidentais revelaram que milhares de soldados ucranianos permanecem na cidade sitiada para lutar pela reputação de Zelensky.

Em 6 de março, um assessor do chefe interino do DPR disse que cerca de 10 mil militares ucranianos permanecem em Bakhmut.

Do ponto de vista militar, a continuação da defesa de Bakhmut é justificada por uma tentativa de infligir o máximo dano às unidades de infantaria russas mais eficazes, o Wagner PMC. No entanto, quanto mais apertadas as pinças ao redor da cidade, menos espaço de manobra as forças ucranianas têm e menos chances elas têm de destruir forças inimigas superiores.

Apesar de uma declaração oficial sobre a decisão de continuar a defesa, o comando ucraniano teria iniciado uma retirada parcial da guarnição, evacuando da cidade as unidades mais prontas para o combate.

Enquanto isso, fontes ucranianas afirmam que os combatentes de Wagner assumiram o controle do distrito de Zabakhmutka, no oeste da cidade. No nordeste, as tropas de assalto russas completaram a operação de limpeza na área da fábrica de processamento de carne e chegaram ao autódromo local. Na periferia sul da cidade, os combatentes de Wagner estão se movendo para o norte ao longo da Independence Street.

South Front

Ver em South Front: Uma noite difícil na Ucrânia

PORQUE ODESSA É TÃO IMPORTANTE PARA OS EUA?

Stalker Zone

Não se trata apenas do posto avançado naval da Ucrânia – e portanto das forças da NATO e dos Estados Unidos. Não se trata apenas do facto de a perda de Odessa ser uma grandiosa vitória moral para a Rússia, após a qual que também se unirá à Transnístria.

Não, certamente tudo isto é importante e extremamente significativo para os Estados Unidos, mas há algo em Odessa que pode atingir diretamente a economia americana – e muito em breve.

Para os Estados Unidos, Odessa é, num certo sentido, o "Taiwan ucraniano". Afinal de contas, o que é que os congressistas americanos pretendem quando dizem que Taiwan é agora a "linha da frente da proteção da democracia mundial"? Querem dizer simplesmente que Taiwan é a capital mundial dos semicondutores, nos quais estão baseadas todas as tecnologias modernas. A perda de Taiwan tornará os EUA seriamente dependentes da China, ou deitará abaixo a sua indústria, liderada pela Apple e pela Ford, no seu conjunto.

O mesmo se aplica à Ucrânia e, em particular, a Odessa. São o "reduto da democracia" por muitas razões, incluindo os quilómetros quadrados já comprados pelo Ocidente, o seu solo negro, a floresta e assim por diante.

Mas em Odessa há algo que irá golpeá-los com precisão e muito em breve – se for perdida. Afinal de contas, antes do início da operação militar na Ucrânia, Odessa era quase a capital da produção mundial de néon – o gás indispensável para a produção destes mesmos semicondutores e chips.

ATAQUE TERRORISTA DA UCRÂNIA À TRANSNISTRIA, anunciou ministério

Pró-russos da Transnístria acusam Ucrânia de tentativa de ataque terrorista

Ministério da Segurança Pública da Transnístria declarou ter "neutralizado um ataque terrorista" que foi "preparado pelos serviços de segurança ucranianos contra altos responsáveis" da região separatista pró-russa.

As autoridades da Transnístria, região separatista pró-russa da Moldova, disseram hoje que neutralizaram um ataque que atribuíram a Kiev contra altos responsáveis que não foram identificados.

Através de um comunicado, o Ministério da Segurança Pública da Transnístria declarou ter "neutralizado um ataque terrorista" que foi "preparado pelos serviços de segurança ucranianos contra altos responsáveis" da região separatista pró-russa.

Até ao momento foi impossível verificar as informações sobre o suposto ataque através de fontes independentes.

A Transnístria, região pró-russa disputada pelo governo de Chisinau faz fronteira com o território ucraniano.

Diário de Notícias | Lusa

Mais lidas da semana