quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Os EUA precisam de uma mudança de regime…

Robert Kennedy Jr. enfrenta a morte ao concorrer à presidência

Finian Cunningham* | Strategic Culture Foundation | # Traduzir em português do Brasil | © Foto: YouTube

O autor e escritor John Rachel alerta nesta entrevista que os Estados Unidos precisam de passar por uma mudança de regime se quiserem que o país tenha alguma hipótese de restaurar a sua democracia.

Não só para restaurar a democracia e uma sociedade decente para a maioria do seu povo, mas também para aderir a relações diplomáticas pacíficas e evitar uma guerra mundial nuclear com a Rússia e a China.

Esta necessidade urgente de mudança de regime nos Estados Unidos vem crescendo há décadas, como explica John Rachel no seu último livro, Electing a Kennedy Congress. A grande ironia é que o establishment dos EUA tem estado envolvido durante décadas em mudanças ilegais de regime em todo o mundo, sabotando inúmeras outras nações e semeando o caos e a violência. O povo dos EUA precisa da sua própria mudança de regime para se livrar do estado imperialista de segurança nacional.

O sistema político dos EUA tornou-se endemicamente corrompido pelo poderoso domínio corporativo sobre a Casa Branca e o Congresso (e os meios de comunicação social). Tanto o partido Democrata como o Republicano tornaram-se “o Partido da Guerra” cujos políticos são comprados e vendidos pelo poder corporativo. Acreditar que uma figura política pode proporcionar a mudança necessária é uma aspiração fútil. A mudança necessária deve ser sistémica, envolvendo a mobilização em massa das pessoas e uma revisão radical dos membros do Congresso, bem como do futuro ocupante da Casa Branca. Toda a economia capitalista dos EUA precisa ser desmilitarizada. Isso significa desafiar a própria essência da estrutura de poder dos EUA.

E é isso que torna a mudança democrática nos EUA tão perigosa e repleta de dificuldades. A estrutura de poder investida está determinada a prevalecer sobre qualquer desafio… até ao ponto de assassinar qualquer um que a ameace. É realmente uma reflexão horrível sobre a natureza bárbara da política e do poder dos EUA.

Robert Kennedy Jr. é apenas um sinal inicial do que é totalmente necessário, diz Rachel. Apoiar Kennedy poderia ser uma forma de mobilizar as pessoas e de confrontar a corrupção sistémica. No entanto, Rachel alerta para a armadilha constante de uma “esgotamento”, como aconteceu com figuras anteriores como Bernie Sanders e Donald Trump. Prevenir uma traição exige uma massa crítica de pessoas e um Congresso de novos membros que também partilhem a visão de uma reforma radical. A revisão deve centrar-se na satisfação das necessidades das pessoas comuns e dos trabalhadores (a maioria), tais como empregos dignos, educação, cuidados de saúde e habitação. Atender a essas necessidades é o que uma democracia deveria fazer, por definição. Mas satisfazer tais necessidades é incompatível com orçamentos militares de biliões de dólares e guerras intermináveis. Em suma, ou é democracia ou é imperialismo. Essa é a escolha definitiva.

Em particular, o complexo militar-industrial e a militarização da economia capitalista dos EUA e da sua política externa devem ser radicalmente derrubados.

Robert Kennedy Jr, que se candidata a candidatar-se à Casa Branca nas eleições do próximo ano, parece estar consciente do profundo desafio necessário para restaurar a democracia nos EUA.

Há sessenta anos, o seu tio e antigo Presidente John F. Kennedy também compreendeu a necessidade sistémica de desmilitarizar a economia dos EUA e de prosseguir relações internacionais mais pacíficas. JFK pagou o preço ao ser assassinado pelo Estado Profundo dos EUA em 1963. Os meios de comunicação social corporativos denigrem esta verdade sobre um dos dias mais sombrios da história moderna dos EUA como “pensamento conspiratório”.

Robert Kennedy Jr. está ciente das forças nefastas que enfrenta, assim como muitas pessoas. Ele sabe sem dúvida que a sua segurança pessoal está em risco ao desafiar a estrutura de poder do Estado imperial dos EUA.

Mas, como salienta John Rachel, é inútil esperar que a mudança necessária no sistema dos EUA seja alcançada investindo esperanças em apenas um indivíduo. O que é necessário é uma mobilização em massa dos cidadãos dos EUA exigindo mudanças radicais na política interna e externa. Kennedy está a pôr a sua vida em risco, mas os riscos são tão elevados e sérios para a política dos EUA e para a paz internacional, que todos os cidadãos devem igualmente estar preparados para sair às ruas e às suas comunidades e fazer com que a mudança vital aconteça. É um caso de pessoas versus sistema.

É isso que a mudança de regime nos Estados Unidos exige e parece. Não é nada menos que revolucionário. Esqueça a necessidade de cutucar outras nações e dar palestras sobre democracia. Os EUA precisam disso em primeiro lugar.

* Ex-editor e redator de grandes organizações de mídia noticiosa. Escreveu extensivamente sobre assuntos internacionais, com artigos publicados em vários idiomas.

Guerra: Aumento do orçamento de defesa 'absolutamente necessário' - Moscovo

Nils Adler  e  Dalia Hatuqa | Al Jazeera | # Traduzido em português no Brasil

-- Moscou disse que é “absolutamente necessário” aumentar os gastos com defesa em 2024, já que a Rússia parece preparada para um aumento de quase 70%.

-- Numa visita não anunciada a Kiev, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que as forças ucranianas estão “gradualmente a ganhar terreno” na sua contra-ofensiva contra a Rússia.

-- Autoridades militares dizem que as tropas ucranianas impediram os ataques das forças russas que tentavam recuperar posições perdidas na frente oriental.

Angola | Viva o Chefe Austin! -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O Negage era posto de castigo. Funcionário que se portava mal ia lá parar. O chefe Grandão penou ali até a aldeia ser promovida e passar a ter administração. Veio o administrador Tito Lívio Maria Feijó e o castigado foi parar aos areais do Cuando Cubango. Coitado. Quando chegava a nova autoridade, reunia os brancos todos no largo por trás da sede administrativa em cujo anexo funcionava o posto dos correios, apresentava-se e depois berrava: Quem viva? E a resposta ululante era: Salazar! Salazar! Salazar! Depois eram dados vivas a Portugal e antes de destroçarem, os assistentes ouviam o conselho final: Se soubessem o que custa mandar, preferiam obedecer toda a vida.

O chefe Austin chegou a Luanda, foi recebido com pompa e circunstância no seu Palácio da Cidade Alta (João Lourenço está lá de favor) como se fosse presidente do nosso. Deu as suas ordens, viva Biden, abençoou os presentes onde pontificava o General Furtado e foi-se embora. Pouco depois apareceu no Arquivo Histórico, juntou as suas tropas, disse que o presidente Biden está apaixonado por África mas esqueceu-se de dizer que atira com as suas apaixonadas para a droga e a prostituição. O novo chefe de posto não pode abrir o jogo todo.

O chefe Austin disse que África é importante para a segurança dos EUA e para o seu chefe, presidente Biden. Crucial para o futuro de todos nós. Terrorismo e pilhagem de recursos só com ordem da Casa Branca. Autocracia só se for com ordem da CIA e do Pentágono. Os líderes africanos são inspiradores, agentes das mudanças, vamos colocá-los na linha da frente das nossas agressões, ocupações, roubos pilhagens saques e outras armas diplomáticas ao serviço do Departamento de Estado.

Aqui chorei. Não foi com pena de João Lourenço ter de ir para as frentes de combate ao serviço do estado terrorista mais perigoso do mundo. Chorei porque o chefe Austin recordou o jovem Fernando, um angolano que ganhou uma bolsa do Departamento de Estado, estudou nos EUA e agora vai acabar com a insegurança alimentar em Angola. Fernando! Grande Fernando! Talentoso. Fez a ligação entre os produtores dos EUA e os consumidores angolanos. Inspirado. Está a replicar os modelos de negócios dos EUA aqui em Angola. Uma salva de palmas para o Fernando! 

Estamos salvos. O chefe Austin disse que juntou a energia do continente africano. Está optimista quanto ao futuro de África. Viva o Pai Biden! Ele garante que o sucesso dos EUA está profundamente ligado aos africanos. Quando trabalhamos como iguais está tudo resolvido. Os tijolos da parceria estão aqui. Deitei o olho pela sala mas não vi nada. Não sei porquê mas fiquei com vontade de lhe atirar com um tijolo aos cornos. 

Cristiano Ronaldo, bom de bola no pé e de espada na mão -- com vídeos

Cristiano de Moura, ou um fausto português

Em 2017, Ronaldo assinou uma petição contra o juiz que, num acórdão sobre violência doméstica, apelidou a vítima de "adúltera" e lembrou sociedades que castigam adultério com a morte. Em 2023, o futebolista vive num desses países, celebrando-o, espada ao alto e mascarado de saudita: "Adoro viver aqui".

Fernanda Câncio | Diário de Notícias | opinião

“A violência doméstica é um problema muito grave. As vítimas merecem ser tratadas de forma digna e justa".

Estas duas frases foram assinadas por Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, em outubro de 2017, na petição/carta-aberta "Essa mulher somos nós". Apresentada por vários coletivos feministas, a petição, que reuniria mais de 29 mil assinaturas, reagia à notícia de que um juiz do Tribunal da Relação do Porto - Neto de Moura - apelidava, nas suas decisões, vítimas de violência doméstica de "adúlteras" e, para contextualizar a "acentuada diminuição da culpa" do agressor, lembrava a existência de "sociedades em que a mulher adúltera é alvo de lapidação até à morte".

Seis anos depois, o mesmo Cristiano Ronaldo celebra, espada na mão e em traje tradicional, o dia nacional do país onde vive desde janeiro e no qual, precisamente, o adultério é castigado com morte por lapidação; se a pessoa condenada tiver sorte, é decapitada - com uma espada como aquela que ele tem na mão.

No vídeo celebratório, divulgado esta quinta-feira pelo AlNassr, o clube de futebol no qual o jogador português está sob contrato até 2025, surgem outros jogadores estrangeiros, e vários sauditas, adultos e adolescentes, todos em traje tradicional - e todos homens. Todos rodeando Ronaldo, como guarda de honra de um rei; numa das partilhas, de um adepto do ALNassr, é mesmo designado como "rei dos reis".

Rei dos reis. Olhando-nos orgulhosamente nos olhos, o futebolista madeirense parece dizer-nos isso mesmo: sou o maior, olhem para isto. Olhem como cheguei ao topo, estou onde quero.

Rei dos reis. Olhando-nos orgulhosamente nos olhos, o futebolista madeirense parece dizer-nos isso mesmo: sou o maior, olhem para isto. Olhem como cheguei ao topo, estou onde quero.

Rei dos homens num país de homens e para homens.

Portugal | Primeira pedra do novo aeroporto: Marcelo quer, o país sonha e a obra nasce?

João Miguel Salvador, jornalista | Expresso (curto)

Olá,
E obrigado por começar o dia connosco.


Os ventos parecem estar favoráveis a uma decisão dentro de pouco tempo. “Espero que possamos chegar a uma decisão dentro em breve”,prometeu António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, esta quarta-feira. “Portugal não pode transformar-se numa sociedade da indecisão”, considera, mas não foi o único a pôr a tónica numa decisão sobre o futuro aeroporto de Lisboa. Na mesma conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), também Marcelo aproveitou a ida a Albufeira para falar sobre o tema.

O Presidente “temia chegar ao fim do mandato sem sequer ver a primeira pedra do aeroporto", mas agora parece estar subitamente mais otimista. “Hoje acredito que vai ser possível ver pelo menos algumas pedras do aeroporto”, avançou sem detalhar o que o fez mudar subitamente de opinião. É que “já só faltam três anos” para o fim do mandato presidencial e esse tempo é muito curto quando está em causa uma estrutura aeroportuária. Já quanto à conclusão do projeto, as reticências mantêm-se: “a minha dúvida é quantos de nós aqui presentes estaremos vivos para o ver”.

O destino para o aeroporto de Lisboa pode estar prestes a ser conhecido, mas esta é uma quinta-feira decisiva também para outros voos.

O Conselho de Ministros reúne-se hoje, com a aprovação da privatização da TAP na ordem de trabalhos. O montante de capital a privatizar ainda não é conhecido (poderá não ser anunciado hoje) e António Costa preferiu não traçar cenários sobre a futura estrutura acionista da companhia: está tudo em aberto e nem a venda de 100% está excluída do leque de opções. Marcelo também não tem objeções de princípio a uma eventual privatização total e o Presidente executivo da TAP assume ser “grande defensor da privatização".

privatização acontecerá numa altura em que a TAP tem lucro e receitas recorde - quase dois anos após a nacionalização -, e que conta com os três maiores grupos de aviação da Europa a lutarem pelo seu controlo. Lufthansa, Air France/KLM e IAG (que controla a Iberia e a British Airways) estão interessados, com o hub de Lisboa e as ligações ao Brasil, África e Estados Unidos a mostrarem-se demasiado apetecíveis. A Comissão Europeia avaliou a TAP em 1070 a 1975 milhões de euros, mas quanto valerá a companhia portuguesa para quem faz das viagens o seu negócio?

Portugal | Mau ambiente

Henrique Monteiro | HenriCartoon

BBC admite que contra-ofensiva ucraniana falhou

Contrariamente às expectativas ocidentais, a muito elogiada tentativa de contra-ofensiva lançada pelo regime de Kiev em 4 de Junho estagnou sem conseguir avançar, informou a BBC News, citando soldados ucranianos.

Sputnik | # Traduzido em português do Brasil

O correspondente da emissora conversou com militares da 24ª Brigada Mecanizada e seus familiares, que reclamaram da preparação para “ uma longa guerra sem fim à vista ”.

“A contra-ofensiva de verão na Ucrânia está a chegar ao fim sem conseguir os avanços que tantos esperavam”, sublinhou o repórter.

Apesar da enorme quantidade de equipamento militar fornecido pelos países da NATO à Ucrânia, o Ocidente não conseguiu “ superar a Rússia ”, com as forças russas a repelir com sucesso os ataques ucranianos, destruindo e capturando equipamento militar estrangeiro.

O correspondente da BBC observou que a Rússia ultrapassa a Ucrânia em número de drones , que têm devastado posições e veículos blindados ucranianos. Assim, as tropas de Kiev são forçadas a esconder-se tanto quanto possível devido à fraca defesa aérea e ao domínio total da Rússia no ar.

“Os ucranianos dizem que [a Rússia] tem muito mais drones, o que torna vital a camuflagem e a permanência invisível. Então, esperávamos uma missão de fogo dentro de 5 minutos, e então veio a notícia no rádio para parar porque um drone russo foi avistado em algum lugar perto daqui", disse o relatório.

Se as forças ucranianas não conseguirem esconder-se, as tropas russas destruirão os seus veículos e pessoal militar.

Isto é típico do que tem acontecido: uma batalha constante de inteligência, uma batalha mortal de inteligência. Este vídeo russo mostra o que acontece se você errar: canhões autopropelidos ucranianos destruídos.

Além disso, mesmo quando as tropas de Zelensky se protegem, as forças russas reduzem as suas fortalezas  a escombros. Assim, as tropas ucranianas ou continuam a proteger os interesses da NATO com medo constante, ou desertam para salvar as suas vidas.

No entanto, aqueles que não se rendem às forças russas são mortos pelos seus próprios camaradas , pois existem unidades especiais no Exército Ucraniano encarregadas de assassinar os seus próprios homens por se recusarem a " morrer uma morte sem sentido ".

Somando-se ao clima bastante sombrio entre os soldados ucranianos, o repórter da BBC mencionou a incerteza de quando a sua desmobilização acontecerá.

"Nenhuma data foi definida para a desmobilização deles. É extremamente difícil conviver com isso. Vimos como foi difícil no centro médico, onde uma vítima estava sendo trazida. Foi descrito como um ataque de pânico e até mesmo a presença armada estava deixando as pessoas nervosas", enfatizou o correspondente.

Soldados russos salvaram ucranianos feridos e perseguidos de morte por camaradas

VER VÍDEO

Imagens da frente perto de Donetsk mostram militares russos salvando a vida de um ucraniano ferido que foi abandonado por seus camaradas. 

O soldado ucraniano rendeu-se porque não conseguiu lutar contra as forças dominantes russas. Em resposta, os seus camaradas da sua própria unidade dispararam contra o grupo numa tentativa de matar o ucraniano ferido e os seus salvadores russos.

Militares russos do 255º regimento foram filmados capturando um militar da 79ª Brigada das Forças Armadas da Ucrânia. Um ucraniano ferido se rende, é retirado do campo de batalha e recebe os primeiros socorros no local. Naquele momento, seus irmãos de armas abriram fogo contra ele com um lançador de granadas.

O vídeo confirma mais uma tentativa dos militares ucranianos de punir o seu camarada, que anteriormente haviam deixado para morrer na frente.

Outro soldado ucraniano ferido foi salvo anteriormente por militares russos sob fogo ucraniano:

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Página original South Front, com dois vídeos sobre o reportado

SITUAÇÃO MILITAR NO SUL DA UCRÂNIA EM 27 DE SETEMBRO DE 2023 (atualização)

South Front | # Traduzido em português do Brasil

-- O exército russo repeliu os ataques da 71ª Brigada Jaeger da AFU perto de Verbovoe;

-- A artilharia russa bombardeou as 47ª e 117ª brigadas mecanizadas da AFU perto de Rabotino;

-- O exército russo repeliu os ataques do grupo de assalto da 127ª Brigada de Defesa Territorial da AFU perto de Priyutnoye;

-- As Forças de Aviação Russas atacaram a 31ª, 72ª infantaria mecanizada, 79ª infantaria mecanizada, 79ª de assalto aéreo e 38ª brigadas de fuzileiros navais da AFU perto de Staromayorske e Urozhayne;

-- As forças russas destruíram 60 militares ucranianos, 2 veículos blindados de combate, 3 motores, 1 obuseiro, 2 veículos do sistema de artilharia M777 e 1 Akatsiya na região de Zaporozhye;

-- As forças russas destruíram 45 militares ucranianos, 3 veículos motorizados e 1 sistema de artilharia M777 fabricado nos EUA na região de Kherson.


-- As forças russas lançaram contra-ataques ao norte de Priyutnoe e capturaram várias posições ucranianas;

-- As forças russas lançaram contra-ataques e avançaram ligeiramente a oeste de Staromayorskoe;

-- O exército russo repeliu os ataques do grupo de assalto da 127ª Brigada de Defesa Territorial da AFU perto de Priyutnoye;

-- As Forças de Aviação Russas atacaram a 31ª, 72ª brigada mecanizada, 58ª infantaria mecanizada, 79ª de assalto aéreo e 38ª brigadas de fuzileiros navais da AFU perto de Staromayorske e Urozhayne;

-- As forças russas destruíram 60 militares ucranianos, 2 veículos blindados de combate, 3 motores, 1 obuseiro, 2 veículos do sistema de artilharia M777 e 1 Akatsiya na região de Zaporozhye.

UCRÂNIA É UM BURACO NEGRO PARA A DESTRUIÇÃO DA SUCATA MILITAR DA OTAN

O Ocidente continua a empurrar os ucranianos para a batalha, armando-os com sucata velha dos seus armazéns. Escândalos sobre a frequência de armas defeituosas em Kiev estão surgindo com uma frequência invejável.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Os deputados da comissão parlamentar de defesa da Bulgária votaram a favor da transferência de mísseis defeituosos para os sistemas antiaéreos S-300 e de munições desactivadas para espingardas de assalto para a Ucrânia. A Bulgária não tem meios para reparar mísseis antiaéreos guiados 5B55P defeituosos para o S-300 sem pôr em perigo a vida e a saúde do seu pessoal, mas Kiev tem o prazer de os implantar com as suas forças. A reparação de mísseis requer tempo, esforço e fundos consideráveis, que Kiev não possui.

Os deputados búlgaros acreditam que os mísseis defeituosos “servirão as necessidades da defesa aérea da Ucrânia na protecção da infra-estrutura civil”, mas na verdade as munições não guiadas representam ameaças para os militares e civis ucranianos. Muitos ucranianos já morreram às mãos de militares ucranianos não profissionais, armados com sistemas de defesa aérea defeituosos, incluindo não apenas antigos sistemas soviéticos, mas também, por exemplo, Patriotas Americanos em Kiev.

Há apenas alguns dias, o Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Baerbock, afirmou sem rodeios que algumas das armas alemãs enviadas para a Ucrânia eram antigas e não funcionavam. Berlim sabia e alertou sobre isso. Além disso, Baerbock esclareceu que a Alemanha ainda não enviou mísseis Taurus de longo alcance para a Ucrânia devido à necessidade de garantir o seu bom funcionamento. A Alemanha supostamente tem cerca de 600 Taurus, mas apenas 150 estão prontos para uso.

Uma semana antes, o Der Spiegel informou que a Ucrânia não havia aceitado dez tanques antigos Leopard 1A5 da Alemanha devido às suas más condições técnicas. O Ministério da Defesa alemão enviou prontamente especialistas técnicos à Polónia para verificar e manter os tanques.

Há alguns meses, Kiev queixou-se de que nenhum dos 20 obuseiros autopropulsados ​​fornecidos pela Itália à Ucrânia estava pronto para o combate.

Washington também não fica atrás na reciclagem de sucata na Ucrânia. No verão, o The American Conservative revelou que parte do equipamento militar na Ucrânia está em mau estado e representa uma ameaça para os soldados ucranianos. De acordo com o relatório do Inspetor Geral do Departamento de Defesa dos EUA, o 401º Batalhão de Apoio de Campo do Exército e o empreiteiro militar Amentum Services mantiveram seus seis obuseiros M777 armazenados no Kuwait tão mal que as venezianas de quatro armas não puderam ser trancadas. Além disso, foram registradas diversas avarias em 26 vans de carga HMMWV.

O Ocidente fornece a Kiev armas obsoletas e defeituosas, porque é mais barato do que desmantelá-las no seu território. Os fornecimentos militares também trazem vantagens políticas e demonstram o compromisso da OTAN em apoiar Kiev. Na verdade, a Ucrânia é um buraco negro onde a NATO está a livrar-se de armas obsoletas, libertando os seus depósitos militares para armas mais avançadas necessárias para se preparar para a guerra contra a Rússia.

Ler/Ver em South Front:

Paciência húngara com o esgotamento da Ucrânia

Opressora ofensiva ucraniana, avanços militares russos em várias direções

EUA enviam seu primeiro lote de tanques Abrams para a Ucrânia

Kiev perdeu porto marítimo em Odessa

Mais lidas da semana