quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Portugal | Primeira pedra do novo aeroporto: Marcelo quer, o país sonha e a obra nasce?

João Miguel Salvador, jornalista | Expresso (curto)

Olá,
E obrigado por começar o dia connosco.


Os ventos parecem estar favoráveis a uma decisão dentro de pouco tempo. “Espero que possamos chegar a uma decisão dentro em breve”,prometeu António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, esta quarta-feira. “Portugal não pode transformar-se numa sociedade da indecisão”, considera, mas não foi o único a pôr a tónica numa decisão sobre o futuro aeroporto de Lisboa. Na mesma conferência da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), também Marcelo aproveitou a ida a Albufeira para falar sobre o tema.

O Presidente “temia chegar ao fim do mandato sem sequer ver a primeira pedra do aeroporto", mas agora parece estar subitamente mais otimista. “Hoje acredito que vai ser possível ver pelo menos algumas pedras do aeroporto”, avançou sem detalhar o que o fez mudar subitamente de opinião. É que “já só faltam três anos” para o fim do mandato presidencial e esse tempo é muito curto quando está em causa uma estrutura aeroportuária. Já quanto à conclusão do projeto, as reticências mantêm-se: “a minha dúvida é quantos de nós aqui presentes estaremos vivos para o ver”.

O destino para o aeroporto de Lisboa pode estar prestes a ser conhecido, mas esta é uma quinta-feira decisiva também para outros voos.

O Conselho de Ministros reúne-se hoje, com a aprovação da privatização da TAP na ordem de trabalhos. O montante de capital a privatizar ainda não é conhecido (poderá não ser anunciado hoje) e António Costa preferiu não traçar cenários sobre a futura estrutura acionista da companhia: está tudo em aberto e nem a venda de 100% está excluída do leque de opções. Marcelo também não tem objeções de princípio a uma eventual privatização total e o Presidente executivo da TAP assume ser “grande defensor da privatização".

privatização acontecerá numa altura em que a TAP tem lucro e receitas recorde - quase dois anos após a nacionalização -, e que conta com os três maiores grupos de aviação da Europa a lutarem pelo seu controlo. Lufthansa, Air France/KLM e IAG (que controla a Iberia e a British Airways) estão interessados, com o hub de Lisboa e as ligações ao Brasil, África e Estados Unidos a mostrarem-se demasiado apetecíveis. A Comissão Europeia avaliou a TAP em 1070 a 1975 milhões de euros, mas quanto valerá a companhia portuguesa para quem faz das viagens o seu negócio?

Outras notícias

Apoio à Ucrânia vai às urnas. Os resultados das eleições legislativas na Eslováquia (este sábado) e na Polónia (marcadas para 15 de outubro) estão a ser olhadas como decisivas também no plano internacional. Ambos os países têm dado sinais de recuo no apoio à Ucrânia (agiram à revelia da UE) e os resultados eleitorais nos dois países podem alterar o rumo dos acontecimentos. Ao Expresso, a presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola garante que são acompanhadas “todas as eleições para termos uma verdadeira perceção do caminho que a Europa está a seguir".

Apoio do PAN pode ir à vida? O anúncio de que o PAN apoiaria o PSD na Madeira, com vista a uma maioria que apoie o novo governo da região autónoma, foi uma surpresa dentro do próprio partido. O porta-voz do PAN Madeira diz queacordo com PSD é “ilegal” - Mónica Freitas diz que não - e a situação não é mais fácil à escala nacional. É que o acordo terá sido anunciado antes de ser aprovado internamente. Do lado do PSD, Montenegro garante estar confortável com a escolha do PAN por Albuquerque.

Ataque contra ministro pode ir à justiça. Alvo de um protesto de ativistas pelo clima esta terça-feira, o ministro do Ambiente - atingido com tinta verde durante uma conferência - preferiu não apresentar queixa. O esclarecimento foi feito pelo gabinete de Duarte Cordeiro, mas isso não significa que as jovens que o atacaram não serão julgadas acusadas ou julgadas. Após o incidente, Duarte Cordeiro reagiu ao sucedido dizendo que “estas formas de manifestação não resultam [e] fazem com que haja menos pessoas a apoiar esta causa.” Ontem, um protesto da Climaximo pintou de vermelho a entrada da Feira Internacional de Lisboa e interrompeu painel onde participavam CEO de várias companhias aéreas.

Frases

“Vamos tentar encontrar solução em vez de apontar o dedo”
Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, fala ao Expresso sobre a aparente desunião no apoio à Ucrânia.

“As crianças não devem ser punidas por ações dos adultos”
UEFA, em comunicado citado pela Tribuna Expresso, sobre a readmissão de equipas russas de sub-17 nas competições internacionais

“Se se olhasse para as verduras com um bocadinho mais de amor, conseguia-se ir mais além”
David Jesus, chefe de cozinha e um dos cozinheiros convidados do guia “20 chefs que vão dar que falar”,à conversa no Boa Cama Boa Mesa

“Rita levou com ela um pedaço enorme de mim, mas em compensação ficou em mim um pedaço enorme dela. Nós dois somos almas gémeas. Indissociáveis”
Roberto de Carvalho, companheiro de Rita Lee durante quase 50 anos, em entrevista à Blitz

O que eu ando a ver

“The Curious Case of Natalia Grace” é um dos mais recentes produtos televisivos da HBO Max e está a tornar-se numa das histórias do momento. A série documental, sobre a adopção de uma menina anã - ou será uma adulta desequilibrada a fazer-se passar por criança? - mostra as falhas do sistema norte-americano e a forma como a justiça é moldada aos interesses de várias partes. Ao longo de seis episódios, acompanhamos as vidas de Natalia, dos pais adotivos e de todos aqueles que se cruzaram com a misteriosa rapariga supostamente nascida na Ucrânia.

O caso que chocou os Estados Unidos ganha agora uma dimensão global à boleia do streaming, mas é na noite desta quinta-feira que uma grande história se conta também por cá.

Confesso que também ainda não a vi, mas é grande a vontade de conhecer a história que inaugura a nova temporada de Grande Reportagem na SIC. O Jornal da Noite de hoje conta com uma investigação da SIC e do Expresso na Amazónia, mas desengane-se quem pensar que se trata de um documentário de paisagens deslumbrantes e natureza a perder de vista. O que está em causa não podia ser mais diferente desse sonho.

A equipa de reportagem entrou nos barcos dos garimpeiros - homens e mulheres que procuram ouro no Brasil - e revela um circuito ilegal de poluição escondido nas águas. Em causa está o mercúrio utilizado para juntar o pó de ouro, que sai do fundo dos rios e acaba em jóias que chegam até Portugal. Quem são os afetados pela poluição e quem os defende, num lugar onde a polícia faz explodir balsas e as autoridades são coniventes com um negócio de morte a prazo? É ver para descobrir.

O que eu ando a ler

Foi o último que li e ainda não comecei a ler outro , mas é uma verdadeira viagem ao cérebro de um homem peculiar do qual não resisto a falar. Para escrever “Elon Musk” (Manuscrito), Walter Isaacson - autor das biografias de Steve Jobs, Leonardo da Vinci e Einstein - teve um acesso quase ilimitado à vida do empreendedor, mas resistiu à tentação do endeusamento em que tantas vezes se cai quando se cria uma relação demasiado forte com determinada personalidade.

A vida do empreendedor é percorrida desde o nascimento (até antes dele, ao aflorar-se a história das famílias materna e paterna) até à atualidade (os últimos factos descritos aconteceram em abril deste ano), sem esquecer todas as polémicas e a vida pessoal conturbada do homem forte da Tesla e da SpaceX. Esta é mesmo a história completa do homem que luta contra a cultura woke e defende a Ucrânia, enquanto pensa na colonização de Marte.

Podcasts

“É sempre difícil fazer comédia com o horror absoluto, mas ser humorista implica dar dois passos atrás. O humor alivia a dor, corrói o medo” Oiça Ricardo Araújo Pereira em entrevista ao podcast de humor do Expresso, Humor à primeira vista.

A história de como Olivença deixou de ser nossa: neste episódio de A História Repete-se viaje até à 'Guerra das Laranjas' em 1802.

Estamos condenados a pagar cada vez mais pelos combustíveis? O petróleo está acima dos 90 dólares, o preço na bomba está a subir e o Governo retomou os apoios com a descida do ISP. Mas as pressões nos mercados internacionais de crude estão para durar.Ouça a análise no podcast Money Money Money.

Este Expresso Curto fica por aqui. Tenha uma ótima quinta-feira, acompanhe os nossos Exclusivos, vá preparando os dias de descanso com a ajuda das sugestões Boa Cama Boa Mesa e divirta-se com os nossos jogos (palavras cruzadassudoku sopas de letras). Quanto a nós, já sabe que estaremos sempre por cá: no Expresso e na SIC, na Tribuna e na Blitz.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana