sábado, 17 de fevereiro de 2024

Angola | Os Milagres dos Falidos – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

OS EUA despacham milhares de milhões para a Ucrânia e Israel. Despejam fortunas em todos os países que se ajoelham aos pés do estado terrorista mais perigoso do mundo. Os gringos têm minas inesgotáveis de notas e moedas! Um milagre mais notável do que transformar água em vinho ou pôr cegos a ver e coxos a correr. 

Milagre sim. Porque a dívida pública dos EUA no final de 2023 bateu todos os recordes e ultrapassou os 34 triliões de dólares! Nos últimos três meses subiu mais de um trilião! Estes números são do Departamento do Tesouro dos EUA, não foram apurados pela Dona Vera Daves e o seu parceiro General Foge a Tempo. Mesmo assim, FMI, Banco Mundial, todos os Media do ocidente alargado dizem que os Estados Unidos da América têm a primeira economia no mundo. Milagre mais milagroso não há.

Mas isto ainda é pouco. A Alemanha está em recessão há mais de meio ano. Falência. Motor gripado da União Europeia. Faz mais fumo do que fogo. Os nazis já se posicionam para repetir os horrores do “III Reich”. Toda a Europa está a ser assaltada por partidos nazis. Falta pouco para a extrema-direita dominar em todos os Estados europeus. Em Portugal os nazis racistas e xenófobos do partido Chega têm o apoio claríssimo de agentes do Poder Judicial, polícias, militares da GNR e jornalistas. A Alemanha falida ultrapassou o Japão e este ano guindou-se a terceira economia do mundo faz de conta deles!

O Japão é considerado o país mais industrializado do mundo. Era terceiro passou para quarto! Vejam bem como vai o ocidente alargado. Os falidos alemães ultrapassaram os japoneses. EUA falidíssimos. Alemães igualmente. Japoneses em decomposição. Logo a seguir à Alemanha vem o Reino Unido. O governo de Londres acaba de anunciar que o país entrou em recessão. França e Itália estão na corda bamba. Entre as dez maiores economias do mundo só China, Índia e Brasil estão saudáveis. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). A nova ordem mundial está em marcha.

As autoridades angolanas fingem-se de mortas no que diz respeito ao parecer do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a prisão arbitrária do empresário Carlos São Vicente. O seu julgamento no Tribunal Provincial de Luanda foi um festival de ilegalidades e atropelos. O chefe Miala tratou do assunto segundo as regras que aprendeu com Mobutu. As instâncias oficiais remetem-se ao silêncio. Mas puseram bocas de aluguer a falar. O mais descarado é Jorge Eurico, agente do Miala e da Irmandade Africâner. Nem sei o que é pior, se ter um cidadão injustamente preso ou a demonstração púbica de que Angola é um sobado mobutista liderado pelo campeão da paz no Leste da República Democrática do Congo.

Associação Mãos Livres. Serviu para desnatar dinheiro do Estado. Milhões e milhões. Tinha brigadas que ocupavam terrenos do Estado, construíam casebres de chapas durante a noite e depois exigiam indemnizações para desocuparem. O “líder”, David Mendes, foi apanhado no aeroporto com milhões em divisas! Sacou uns trocos dos diamantes de sangue à UNITA e agora obedece ao chefe Miala. A organização igualmente. O David Mendes de hoje chama-se Salvador Freire. Alugou a boca e pronunciou-se contra a libertação de Carlos São Vicente. 

O líder da Associação OMUNGA, João Malavindele, considera que a posição da ONU no que diz respeito à prisão arbitrária de Carlos São Vicente e às ilegalidades durante o julgamento “pode pôr em causa a sua parcialidade em relação a casos do género porque quase nem fez eco das queixas de injustiças em Angola”. Os advogados que representam Carlos São Vicente apresentaram uma queixa formal na ONU. Um processo. Não foi uma mukanda.

A OMUNGA manda mukandas para justificar o dinheiro que recebe do chefe Miala. O agente João Malavindele acha que fazer queixa na esquadra da Polícia Nacional ao guarda de serviço é igual a apresentar uma queixa-crime no Ministério Público, com provas testemunhais e documentais. Os mobutistas querem mesmo fazer de Angola um sobado. E vão conseguir se não forem travados antes de 2027. Diz o desvairado Malavindele: “Nós estamos fartos de enviar petições a organismos próprios das Nações Unidas. Nunca sentimos um posicionamento claro em relação a muitas matérias. Temos activistas presos de forma arbitrária que foram julgados e estão a cumprir penas de prisão”.

Malavindele, os advogados de Carlos São Vicente não mandaram “petições” ou umas mukandas em papel de embrulho do Grupo Carrinho! Apresentaram uma queixa. E muitas provas das ilegalidades! A troco de mais um dinheirito Malavindele alugou a boca e respondeu pela Estado ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU! Um cidadão angolano sujeito a prisão arbitrária tem quer continuar preso porque outros estão na mesma situação. Lógica mobutista.

A Associação Justiça Paz e Democracia (AJPD) também está a favor da prisão arbitrária e das ilegalidades no julgamento do cidadão angolano Carlos São Vicente. Diz o seu presidente Serra Bango: "Ficamos com a sensação de que as Nações Unidas estão com uma posição parcial. Não sabemos se usam critérios de qualidade do sujeito”. Portanto, nada de justiça, nada de paz, nada de democracia. A prisão de Carlos São Vicente é arbitrária? Não faz mal. Fica preso na mesma. Outros também estão. Assim ditou o chefe Miala e eles reproduzem!

O jurista do chefe Miala António Kangombe assegura que a posição da ONU sobre a prisão arbitrária de Carlos São Vicente “não é vinculativa para o Governo Angolano por se tratar de uma questão interna que envolve um cidadão nacional. E não se sabe que meandros foram seguidos para que a ONU pudesse ter esta intervenção”. Senhor jurista mobutista, não há meandros. Há uma queixa apresentada por advogados que não servem o chefe Miala. Só isso. Os mobutistas, tal como os deuses, devem estar loucos. 

Hoje faleceu Alexei Navalny, um nazi assumido. A morte mesmo de nazis é sempre de lamentar porque quando alguém morre, morremos nós também. Não existimos sem os outros. Os políticos do ocidente alargado dizem que estão em choque e culpam o Presidente Putin pela sua morte. Provavelmente foram eles que o mandaram matar. Porque não fizeram o mesmo espectáculo quando Denys Kireev foi assassinado pela pide do Zelensky. Lembram-se? Fazia parte dos negociadores ucranianos no início da guerra. Queria a paz foi abatido! 

Viktor Medvedchuk, líder da oposição na Ucrânia, (Plataforma de Oposição Pela Vida) foi preso em Kiev e escondido durante meses. Ninguém sabia do seu paradeiro. Sabem quando apareceu? Numa troca de prisioneiros russos por ucranianos! Este Navalny ucraniano não tem os favores da extrema-direita que domina o ocidente alargado! Um líder político foi feito prisioneiro por Zelensky e está tudo bem. Assim vai a democracia neoliberal reinante.

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana