quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Portugal | CHEGA... Os que que vos avisam vossos amigos são

Fazemos notar sobre texto de Salvador sobre a observação Chega que o diabólico Hitler também se moldou assim alegando resolver tudo para bem dos alemães até que ganhou eleições e constituiu o governo monstruoso e desumano que a história testemunha apesar de ter sido tão resumida e branqueada. Até parece que Ventura Chega estudou o melhor modo de enganar os papalvos, desavisados e inconscientes eleitores na esperança de o alcandorarem a esse feito da extrema-direita, do nazi-fascismo que já caminha a passos largos pela União Europeia, por Portugal e pelo mundo.

Tomem o texto do jornalista do Expresso na newsletter do Expresso Diário como um aviso. Recomendamos.

Os que que vos avisam vossos amigos são.

Redação PG

Chega “catches it all”

João Miguel Salvador, jornalista | Expresso Diário - newsletter

Olá,

E obrigado por se informar connosco.

Se “the winner takes it all”, como cantavam os ABBA, o Chega de hoje “catches it all”. É que o partido de André Ventura está atualmente muito longe daquilo que era, pelo menos na sua génese fundacional. É possível que esse seja o grande erro de percepção daqueles que continuam a olhar para o partido como uma organização de protesto, apenas colada à extrema-direita.

O Chega, que esta quinta-feira apresentou o seu programa eleitoral - o Expresso está a acompanhar ao minuto as eleições legislativas -, já não é apenas isso. Metamorfoseou-se e será um partido catch all, como defende Lourenço Pereira Coutinho. E esse é mesmo o nó ideológico que ainda não se desfez nas nossas cabeças. A verdade é que caracterizar o partido de Ventura é uma tarefa cada vez mais complexa. Perceber as motivações de quem nele vota também. Se não, vejamos.

Confrontado com as medidas mais sociais, Rui Rocha chamou “socialista” a Ventura e tentou colar o seu oponente de debate (disponível em podcast) ao PS. Mas quem hoje ouviu o líder do Chega teve uma percepção bem diferente: então o foco está no combate à corrupção e no controlo da imigração? Sim e não.

Tal como Otto Kirchheimer explanou quando cunhou o termo, um partido catch all é um partido que tenta reunir o máximo de apoio possível de vários grupos de uma mesma comunidade. Tomando as dores de várias franjas da população, Ventura consegue responder às suas inquietações com promessas impossíveis. Melhores pensões, salários mais altos, combater a corrupção, controlar a imigração, manter empresas estratégicas, baixar impostos, reverter leis progressistas e taxar grandes lucros: há propostas para os gostos dos eleitores de todo o espetro político.

É um produto político complexo com soluções para quase todos. Ao mesmo tempo, o anúncio de medidas populares junto de um eleitorado diverso ajuda a esbater as medidas mais polémicas que defende - e que poderiam afastar o eleitorado, algo que as últimas sondagens não parecem indicar. Sobre a forma como se apresenta em debates, Daniel Oliveira alerta que a visão da bolha mediática difere do olhar do eleitorado de cada candidato (“Ventura foi eficaz para quem quer ser eficaz”, defende) e esse desfasamento pode levar a erros de perceção quanto a quem vence em cada momento de confronto.

Dentro de poucas horas, pelas 23h, haverá nova edição semanal disponível para assinantes. Se ainda não subscreveu o Expresso, saiba como ter acesso à melhor informação antes da chegada do semanário às bancas esta sexta-feira.

Este Expresso Diário fica por aqui. Tenha uma ótima noite e acompanhe os nossos Exclusivos. Vá preparando os dias de descanso com a ajuda das sugestões Boa Cama Boa Mesa e divirta-se com os nossos jogos (palavras cruzadassudoku e sopas de letras). Quanto a nós, já sabe que estaremos sempre por cá: no Expresso e na SIC, na Tribuna e na Blitz.

Em destaque

SAÚDE

“Não percebem por que deve ser dada nos primeiros meses de vida”: pais portugueses resistem a vacinar os filhos contra a hepatite B

Opinião

Daniel Oliveira

A bolha acha que Ventura perdeu

Henrique Raposo

Je suis Carlão

Lourenço Pereira Coutinho

Debates de todos contra todos: uma maratona desgastante, mas democrática e esclarecedora

Política

SOCIEDADE

Recolha de embalagens dos ecopontos estagnou em 2023 quando devia ter aumentado

A PRÓXIMA VAGA

“Oeiras vai ter um meio inovador de transporte de passageiros: um helicóptero sem piloto, a pessoa entra na aeronave e descola na vertical”

Economia

ECONOMIA

Governo aprova apoios de 320 milhões de euros para o sector agrícola

Sem comentários:

Mais lidas da semana