segunda-feira, 25 de março de 2024

Kamala avisa que "qualquer grande operação" israelita em Rafah "seria um grande erro"


O Governo de Telavive anunciou que as tropas israelitas vão avançar para Rafah com ou sem apoio.

A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, avisou este domingo em entrevista à BBC que qualquer operação israelita em Rafah "seria um grande erro" e terá consequências. A cidade no Sul da Faixa de Gaza é o "último refúgio" para mais de um milhão e meio de palestinianos que não têm para onde fugir em caso de invasão terrestre.

O Governo de Telavive anunciou que as tropas israelitas vão avançar para Rafah com ou sem apoio. Agora, Kamala Harris voltou a avisar que a operação não conta com o apoio dos EUA e não exclui uma retaliação.

"Qualquer grande operação militar em Rafah seria um grande erro. Deixe-me contar-lhe, estudei os mapas. Não há nenhum lugar para essas pessoas irem e estamos a olhar para cerca de um milhão e meio de pessoas em Rafah. Não há porque, na maioria dos casos, lhes foi dito para irem para lá. Temos deixado bem claro que seria um erro avançar para Rafah com qualquer tipo de operação militar. Vamos dar um passo de cada vez, mas fomos muito claros quanto à nossa perspetiva em relação a isso", sublinhou Kamala Harris.

Cátia Carmo | TSF

Imagem: A vice-presidente norte-americana, Kamala Harris - Drew Angerer / AFP

Ler/Ver em Expresso:

"Está quase a estalar a relação entre os EUA e o Governo de Israel": o que significa o aviso de Kamala Harris sobre a invasão a Rafah?

Sem comentários:

Mais lidas da semana