Depois de múltiplas ameaças, Israel cumpriu e lançou um ataque contra o Irão na madrugada desta sexta-feira, em resposta aos disparos iranianos contra território israelita.
Apesar das "fortes explosões" reportadas, especificamente, na província de Isfahan (centro), o Exército de Israel ainda não confirmou a autoria do ataque, tendo referindo apenas que, "de momento", não tinha comentários a fazer.
Israel anunciou também que as sirenes de alerta foram ativadas no norte.
De notar que o país prometeu responder aos ataques do Irão nos últimos dias, apesar dos apelos da comunidade internacional para evitar uma escalada de tensões no Médio Oriente.
O ataque do Irão contra Israel, com centenas de drones e mísseis, recorde-se, surgiu como retaliação ao bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.
Israel terá lançado ataque. Defesa aérea do Irão abate vários drones
Lusa
Vários drones foram hoje "abatidos com êxito" pela defesa aérea iraniana, mas não há informações sobre um possível ataque com mísseis "até agora", disse o porta-voz da agência espacial iraniana.
"Até agora, não houve qualquer ataque aéreo fora de Isfahan e de outras partes do país", afirmou Hossein Dalirian, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), na sequência de relatos na televisão norte-americana sobre um alegado ataque israelita ao Irão.
De acordo com a cadeia de televisão norte-americana ABC News, que citou um responsável dos Estados Unidos, Israel lançou um ataque contra o Irão, ao mesmo tempo que a TV oficial iraniana dava conta de informações sobre "fortes explosões" na província de Isfahan (centro).
O Irão ativou a defesa aérea em várias províncias, na sequência das informações sobre pelo menos uma explosão no centro do país, avançou a agência de notícias estatal iraniana IRNA.
As autoridades iranianas suspenderam todos os voos comerciais a partir e com destino a vários aeroportos, incluindo Teerão, disse a agência Mehr, citando as autoridades aeroportuárias.
Irão não tem planos "para retaliar" ataque de Israel
Andrea Pinto
O Irão não tem planos de retaliação imediata contra o aparente ataque israelita desta madrugada.
A informação é avançada por um alto funcionário iraniano à Reuters.
A mesma fonte indica que o país está ainda a analisar se a operação se tratou de uma "infiltração" em vez de um ataque, uma vez que a "origem estrangeira do incidente não foi confirmada".
"Não recebemos qualquer ataque externo e a discussão inclina-se mais para uma infiltração do que para um ataque."
EUA e Israel estiveram em conversações antes do ataque
Andrea Pinto
O secretário da Defesa dos EUA terá estado à conversa com o ministro da Defesa de Israel momentos antes do ataque protagonizado contra o Irão.
Segundo a CNN Internacional, Lloyd Austin e o israelita Yoav Gallant falaram na quinta-feira de manhã sobre "ameaças regionais e os comportamentos destabilizadores do Irão no Médio Oriente".
A conversa aconteceu através de chamada telefónica e terá acontecido antes do ataque. Contudo, o Pentágono não faz qualquer referência a conversações sobre o plano de Israel em atacar o Irão.
Exército de Israel diz que "de momento" não comenta alegado ataque a Irão
Lusa
O exército israelita disse à agência de notícias France-Presse que "de momento" não tem comentários a fazer sobre as explosões registadas hoje perto de uma base militar no centro do Irão.
"Não temos comentários de momento", disse um porta-voz do exército, depois de Israel ter prometido responder ao ataque sem precedentes lançado por Teerão no passado fim de semana.
- em atualização
Notícias ao Minuto | Imagem: © Getty Images/AFP
Sem comentários:
Enviar um comentário