Andrew Korybko * | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil
A este ritmo, já não há qualquer hipótese credível de a França reviver as suas tradições de política externa independente, depois dos cinco grandes erros de política externa que Macron cometeu apenas nos últimos dois anos. Ele causou tantos danos à reputação do seu país que será impossível reparar enquanto ele permanecer no poder.
A intercepção pela França de mísseis iranianos sobre a Jordânia no início deste mês é o mais recente erro de Macron que desacredita ainda mais o seu país na frente da política externa. Em 2018, o líder francês reivindicou o mérito por ter evitado a queda do Líbano na guerra civil no ano anterior, depois da sua intervenção diplomática ter ajudado a resolver a crise que surgiu com a escandalosa demissão do ex-primeiro-ministro Hariri enquanto estava na Arábia Saudita. Foi nessa altura, no final de 2017, que Macron também começou a falar sobre a construção de um Exército Europeu .
Estas medidas fizeram muitos pensar que a França estava a tentar reviver as suas tradições de política externa independente, cuja percepção foi credenciada por Macron ao dizer ao The Economist no final de 2019 que a OTAN tinha sofrido morte cerebral. Mais tarde, a América vingou-se da França, roubando um acordo multibilionário de submarinos nucleares com a Austrália, dois anos depois, a fim de criar o AUKUS. As visões divergentes de política externa entre estes dois ao longo dos cinco anos de 2017-2021 tornaram-se claramente uma tendência.
Isso começou a mudar depois que a guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia na Ucrânia eclodiu, meio ano depois, no início de 2022, no entanto, uma vez que a França imediatamente aderiu ao movimento americano, sancionando a Rússia e armando a Ucrânia. Esse foi o primeiro grande erro de política externa de Macron, uma vez que desacreditou a percepção que ele trabalhou para construir a partir de 2017, de que a França reviveria as suas tradições independentes de política externa sob a sua liderança.
Ao mesmo tempo, o calcanhar de Aquiles desta abordagem continuou a ser África, onde a França continuou a dominar os seus antigos súbditos imperiais através de uma forma grosseira de neocolonialismo que retardou o seu desenvolvimento socioeconómico. Não houve muito dinamismo nesta frente até 2022-2023, depois dos respectivos golpes militares patrióticos no Burkina Faso e no Níger se combinarem para libertar o Sahel da “esfera de influência” da França, antes do qual Macron poderia ter reformado esta política, a fim de preventivamente evitar isso.
É aí que reside o segundo dos seus principais erros de política externa, uma vez que não tratar estes países com o respeito que merecem, especialmente por não oferecer ajuda de emergência para os ajudar a gerir as crises internas provocadas pelas sanções anti-russas do Ocidente, acabou por significar o fim da “França-África”. A França poderia, em vez disso, ter promulgado uma política externa verdadeiramente independente, concebida para manter a sua influência histórica nas condições modernas, o que lhe teria permitido competir melhor com a Rússia.
O pânico que a retirada da França do Sahel provocou em Paris levou Macron a compensar tentando criar uma “esfera de influência” no Sul do Cáucaso centrada na Arménia. Para esse efeito, o seu país juntou-se aos EUA na tentativa de roubar a Arménia à CSTO, explorando falsas percepções da falta de fiabilidade da Rússia. Esta narrativa de guerra de informação foi promovida agressivamente dentro da sociedade arménia pelo lobby ultranacionalista da diáspora baseado em França (Paris) e nos EUA (Califórnia).
Embora isto tenha sido bem sucedido no sentido de que a Arménia congelou a sua participação na OTSC e se voltou decisivamente para o Ocidente, de quem procura agora “ garantias de segurança ”, foi sem dúvida uma vitória de Pirro para a França porque arruinou as relações com a Turquia. Vendo como este país exerce imensa influência em todo o mundo islâmico, a política pró-Arménia da França pode, portanto, ser considerada o terceiro grande erro de política externa de Macron, uma vez que afectou negativamente a forma como os muçulmanos vêem a França.
Quanto ao quarto, tratava-se da sua ameaça no final de Fevereiro de realizar uma intervenção militar convencional na Ucrânia , que ele especificou que poderia ocorrer em torno de Kiev e/ou Odessa no caso de a Rússia conseguir um avanço através das linhas da frente ainda este ano. . A razão pela qual isto pode ser considerado um grande erro de política externa é porque expôs instantaneamente as profundas divisões dentro da OTAN sobre este cenário, depois de muitos líderes terem condenado a sua afirmação imprudente de que “não pode ser descartada”.
Ele evidentemente pensou que apresentar a França como extremamente agressiva em relação à Rússia atrairia a elite ocidental e a sua sociedade, mas o exacto oposto acabou por acontecer depois de reagirem com horror. Longe de parecer um líder, a França parecia um canhão solto que arriscava desencadear a Terceira Guerra Mundial por erro de cálculo, com alguns preocupados com o facto de o ego infame de Macron estar finalmente a tornar-se um perigo para todos. Estas novas percepções desacreditaram compreensivelmente a França aos olhos dos seus aliados.
E, finalmente, o quinto e último grande erro de política externa até agora foi quando Macron ordenou aos seus pilotos na Jordânia que interceptassem alguns dos mísseis que o Irão lançou contra Israel como retaliação pelo bombardeamento do seu consulado em Damasco . Ao fazê-lo, ele desferiu um golpe mortal no poder brando da França no mundo islâmico, que ele trabalhou arduamente para melhorar após a sua intervenção diplomática no Líbano no final de 2017. Ao aliar-se abertamente a Israel, Macron também corre o risco de provocar a ira dos franceses. Muçulmanos.
Este grupo demográfico é facilmente mobilizável e tem um historial de perturbação da sociedade com os protestos em grande escala que os seus líderes comunitários organizaram sob vários pretextos ao longo dos anos. Eles também são um bloco eleitoral importante, aqueles entre eles que são cidadãos, o que poderia impedir enormemente sua capacidade de nomear um sucessor quando seu segundo mandato expirar em 2027. Os muçulmanos franceses podem votar em outros candidatos e, portanto, reduzir as chances de que O preferido de Macron passa ao segundo turno.
A série de grandes erros de política externa de Macron pode não só ser devida a ele pessoalmente, mas também pode ser, pelo menos parcialmente, atribuível a factores sistémicos. O Clube Valdai publicou o seu estudo sobre “ Elaboração de Interesses Nacionais: Como a Formação Diplomática Impacta a Soberania ” no mês passado, que argumenta que as reformas implementadas sob a sua administração correm o risco de diminuir o papel das tradições diplomáticas nacionais. Em termos práticos, os funcionários nacionais estão a transformar-se em funcionários globais, ou basicamente em fantoches dos EUA.
Afinal de contas, embora Macron tenha a palavra final sobre a política externa, também é aconselhado por especialistas diplomáticos sobre a melhor abordagem possível para fazer avançar os interesses franceses em qualquer situação. Em vez de conceptualizar estes interesses como nacionais, como fizeram no início da sua presidência, durante a crise libanesa de 2017, antes das suas primeiras reformas de 2022, ano em que tudo começou a decair, começaram a conceptualizá-los como inseparáveis dos do Ocidente Colectivo. Isso equivalia a uma cessão de soberania.
O efeito final foi que a França aderiu com entusiasmo à guerra por procuração da OTAN contra a Rússia, perdeu a sua “esfera de influência” no Sahel, arruinou as relações com Turkiye (que já estavam enfraquecidas devido às controvérsias anteriores de Macron) ao aliar-se à Arménia, perdeu a confiança da OTAN aliados ao revelar detalhes sobre os seus debates secretos sobre a intervenção convencional na Ucrânia, e desacreditou-se perante todos os muçulmanos ao aliar-se abertamente a Israel contra o Irão ao abater os mísseis deste último sobre a Jordânia.
A este ritmo, já não há qualquer hipótese credível de a França reviver as suas tradições de política externa independente, depois dos cinco grandes erros de política externa que Macron cometeu apenas nos últimos dois anos. Ele causou tantos danos à reputação do seu país que será impossível reparar enquanto ele permanecer no poder. Pior ainda, ele está a destruir um ninho de vespas em casa ao arriscar mais agitação de origem muçulmana devido às suas políticas fortemente pró-Israel, o que é um mau presságio para o futuro da França nos próximos anos.
* Analista político americano especializado na transição sistémica global para a multipolaridade
* Andrew Korybko é regular colaborador
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