quarta-feira, 22 de maio de 2024

Facções palestinas elogiam o reconhecimento estatal da Irlanda, da Espanha e da Noruega

Al Mayadeen com agências | # Traduzido em português do Brasil

O secretário-geral do Comité Executivo da Organização para a Libertação da Palestina descreve o reconhecimento como um “momento histórico”.

O Movimento Hamas saudou o anúncio da Irlanda, Noruega e Espanha de reconhecer o Estado da Palestina, instando os países de todo o mundo a seguirem os seus passos e a reconhecerem os direitos nacionais legítimos do povo palestino, a apoiarem a sua luta pela libertação e independência, e acabar com a ocupação israelense. 

Num comunicado divulgado hoje, o movimento descreveu este anúncio como um “passo importante” no caminho do estabelecimento do direito dos palestinos à sua terra e ao seu estado independente, com al-Quds como sua capital. 

Um membro do gabinete político do Hamas, Bassem Naim, elogiou esta medida e disse à AFP: “Estes reconhecimentos sucessivos são o resultado direto desta corajosa resistência e da lendária firmeza do povo palestino”.

Acrescentou que este seria um ponto de viragem na posição internacional sobre a causa palestiniana e ajudaria a pressionar a ocupação israelita e os seus aliados. 

Naim disse também que esta medida irá encorajar muitos países em todo o mundo a reconhecer a Palestina como um Estado independente, expressando apreço pela coragem política demonstrada por estes países, apesar da imensa pressão. 

A OLP também saúda esta medida

A Organização para a Libertação da Palestina também saudou esta medida, já que o Secretário-Geral do seu Comité Executivo, Hussein al-Sheikh, a descreveu como um "momento histórico". 

Al-Sheikh sublinhou que o mundo livre emergiu vitorioso pela justiça e pelos direitos após longas décadas de luta nacional palestiniana , sofrimento, ocupação, racismo, matança e destruição imposta aos palestinianos. 

Irlanda, Noruega e Espanha reconhecem Estado palestino, diz primeiro-ministro irlandês

A Irlanda anunciou que reconhece o estado da Palestina , tal como confirmado hoje pelo primeiro-ministro irlandês Simon Harris, acrescentando que espera que outros países se juntem à Irlanda, Espanha e Noruega nas próximas semanas.

Numa conferência de imprensa, Harris disse: “Hoje, a Irlanda, a Noruega e a Espanha estão anunciando que reconhecemos o estado da Palestina”, acrescentando: “Cada um de nós irá agora tomar quaisquer medidas nacionais que sejam necessárias para dar efeito a essa decisão”.

"Estou confiante de que mais países se juntarão a nós para dar este importante passo nas próximas semanas."

Ele destacou o papel e a história da Irlanda nisso, dizendo: "Tomar o nosso lugar no cenário mundial e ser reconhecido por outros como tendo o direito de estar lá era uma questão da maior importância para os fundadores do nosso estado."

Sem comentários:

Mais lidas da semana