Artur Queiroz*, Luanda
Ricardo Abreu prometeu aos
diplomatas angolanos que vai vender bem os nossos corredores. Já sacou 380
milhões de dólares em prémios e dois biliões
Para que serve o Titular do Poder Executivo e seu ministro-estrela se entregam tudo aos privados? Se me for permitida uma opinião, o ministro dos Transportes pode avançar imediatamente para o combate à cólera. E João Lourenço, libertado da tortura da governação, dá jeito na administração dos seus mundos e fundos. Puseram a circular que ele é mais rico do que o General Kopelipa. Não confirmo nem desminto porque isso de ricos é muito relativo. Quando tenho acesso a uma nota de cem fico logo com ares de milionário!
Exalgina Gamboa é uma angolana que respeito muito. Quando saiu de presidente do Tribunal de Contas manifestei estranheza pela forma como tudo aconteceu. O Presidente da República julgou e condenou a magistrada na praça pública, seguindo os métodos Maka Angola e Africa Monitor Intelligence, que lançaram manobras policiais ao serviço dos donos.
Segundo os chimbas, existiam irregularidades na gestão do Cofre Privativo do Tribunal de Contas (CPTC). A Veneranda Presidente do Tribunal de Contas demitiu-se dois meses depois de João Lourenço proferir a sentença na praça pública. Mas foi instaurado um processo de verdade, que acabou arquivado em Junho de 2024, por “nulidade e incompetência da instância judicial que mandou instruir a auditoria à gestão da magistrada”. Hélder Pita Grós, que tem por alcunha “Procurador-Geral da República”, anunciou com ar de chico-esperto que o processo estava pronto a seguir para Tribunal! Este confunde lixo com Justiça. Depois admiram-se que haja cólera.
Cuidado com a cólera. Só um idiota pode culpar a ministra da Saúde pelo surto que estamos com ele. Só um idiota pode culpar o Viegas de Abreu pelas diarreias agudas e aguadas. Só um idiota pode culpar o Titular do Poder Executivo pelas mortes registadas em número assustadoramente elevado. O senhor governador de Luanda, Luís Nunes, explicou porquê: “Em Luanda vivemos permanentemente com o lixo e temos de acabar com isso”. Oiçam-no. O lixo mata. Querem resolver o problema? Ponham a cirurgia robótica na rua enfrentando a cólera.
Luanda não tem estações de
tratamento dos resíduos sólidos. A recolha é péssima. Não temos estações de
tratamento das águas residuais. Não há uma rede de saneamento básico digna
desse nome. O que temos foi construído tempo
Hoje a capital tem quase dez milhões, graças ao Manuel do Militante da UNITA que ensina assim: “Vamos tornar a vida impossível às populações das aldeias. Fogem para as vilas. Tornamos a vida impossível às populações nas vilas. Fogem todos para as cidades. Tornamos a vida impossível às populações nas cidades. Fogem todos para Luanda onde nasce uma bomba atómica social. Quando explodir, tomamos o poder!” Está a acontecer há muitos anos.
A TPA apresentou uma reportagem a partir de Washington Dici. A repórter mostrou-nos as cadeiras onde vai sentar-se a família Trump. Maravilha! Isto é jornalismo de verdade. Uma curiosidade. Na posse do Presidente Nicolás Maduro estiveram presentes dois Chefe de Estado e alguns chefes de governo. Os Media ocidentais disseram que foi um fiasco. Na tomada de posse de Trump apenas está presente o Presidente da Argentina. A internacional fascista está em peso na festa do chefe da “oligarquia dos mis ricos”.
Quando eu era jovem, as melhores farras não admitiam penetras. Quem queria dançar e conviver tinha de pagar “multa”. A regra era Patos Fora! Na tomada de posse de Trump a regra é Pretos Fora! Nem um Chefe de Estado africano foi convidado para a cerimónia. Uma tremenda frustração porque o Presidente João Lourenço já tinha encomendado um fato para a festa e a Primeira-Dama adquiriu uma brinquedoteca para oferecer ao chefão da internacional fascista.
Palestina ocupada. O cessar-fogo acordado está a ser cumprido. Mas a Humanidade continua a caminho da fossa em alta velocidade. Os palestinos são terroristas. Os nazis de Telavive são democratas. Três jovens libertadas pelo HAMAS eram reféns. Mas os palestinos libertados são prisioneiros de guerra. Ontem foram libertados 90. Mais de 60 eram mulheres, presas nas ruas de Gaza e da Cisjordânia. Enclausuradas numa prisão militar sem acusação, sem julgamento e sujeitas a terríveis sevícias. Entre os libertados estavam dez crianças. Nunca foram acusados. Nunca foram julgados. Meninas e meninos crescendo nas prisões dos nazis de Telavive são aos milhares! A Humanidade apoia os nazis ocupantes com o seu silêncio cúmplice.
Os Media ocidentais têm razão. Os cidadãos israelitas levados para Gaza em 7 de Outubro de 2023 são reféns. Mas do regime belicista e nazi de Telavive.
Os políticos e os Media ocidentais dizem que o genocídio na Palestina começou depois do ataque do HAMAS a Israel em 7 de Outubro de 2023. Mentira. Tudo começou em Maio de 1948 quando foi fundado o Estado de Israel em territórios da Palestina. Desde então existem refugiados, despojados, ocupados e deserdados palestinos. O Estado sionista ocupa à força territórios da Palestina. É ocupante. A Palestina está ocupada. Os palestinos são vítimas dos ocupantes. Têm direito a resistir aos ocupantes. O 7 de Outubro de 2023 foi uma tragédia, mais uma, que fez vítimas inocentes.
Só um aviso. Vai ser cada vez pior. Os nazis de Telavive mataram mais de 46.000 civis inocentes na Palestina desde 7 de Outubro, 2023. Mais de 70 por cento são Mamãs e crianças. Imperdoável. A Humanidade colabora no genocídio com o seu silêncio conivente. Todos esqueceram os Dois Estados (Palestina e Israel). Isso acabou. Nem imaginam como é verdade. Sem Palestina, Israel também não existe mesmo que a Casa dos Brancos e a União Europeia continuem a armar os nazis até aos dentes. Mesmo que os nazis do governo de turno pensem que já venceram. Impossível! A luta de um povo contra os ocupantes é invencível.
* Jornalista
Sem comentários:
Enviar um comentário