segunda-feira, 5 de maio de 2025

Portugal - Eleições | Devagar, devagarinho é que o macaco fez aquilo que sabem à mãe...

Bom dia. Hoje é segunda-feira, dia 5 de Maio, ano de 2025... e o fascismo avança em Portugal, como por toda a União Europeia de que fazemos parte integrante e ativa.

O Expresso Curto vem a seguir, mais em baixo. Como não podia deixar de ser é o tema e o fartum de vermos e ouvirmos os candidatos eleitorais a desfilar por entre apoiantes eleitorais - partidários ou não. A balbúrdia instalou-se e os campeões são a AD do PPD-PSD, CDS/PP e agora mais o novo (velho) IL - Iniciativa Liberal. Liberal mas não 'tropo', aliás, profundamente fascizante na opacidade que o caracteriza historicamente desde que o mundo é mundo e a política se incorporou no chiqueiro dos porcos de todo o mundo unidos.

Agora é ver essa tal IL em bicos de pés a fazer de conta que não está interessada no poder e na aliança com um possível governo da miserável AD (Aliança Democrática) que de democrática nada tem quando pula a cerca rumo à opacidade, às ilegalidades, às mentiras, às manipulações politico-eleitorais e à progressão do fascismo da extrema-direita do processo em curso.

A campanha eleitoral tão na extrema-direita está repleta de pseudodemocráticos que têm por objetivo tramar as populações e beneficiar os ricos mais ricos na lista desses tal do seu séquito e apoio. E os eleitores do povinho acreditam nas loas dessa extrema-direita mascarada de democrática que rema rumo ao fascismo. Cada vez mais à direita de eleição para eleição.

Tudo isto cheira a esturro. Cheira a desgraça e a miséria. A juventude lusa e muitos dos mais antigos - com mais idade e experiência - regozija-se e apoia os citados partidos políticos e candidatos da direita. Vão pagar a leviandade duramente. O pior é que, injustamente, os não apoiantes e eleitores que sabem aquilo de que o PSD, o CDS e a IL (não esquecer o Chega) pretendem para a desgraça ao serem governo também vão sofrer. A tempo serão aniquilados, feitos presos políticos, mortos se assim considerem necessário ou reduzidos à maior das escravidões e repressões do regime fascista vencedor das eleições. Devagar, devagarinho é o que o macaco fez aquilo que sabem à mãe... Triste sina dos portugueses, dos cidadãos da UE e do mundo. Sim, porque são vários os países do mundo que vêem no fascismo, na extremíssima direita, a solução para serem donos e senhores do rumo progressivo fascizante e criminosamente autoritário e controleiro. Assassinos. Adeus democracia!

Se for isso que os eleitores querem é o que irão ter. Povos enganados, subservientes e estúpidos não faltam. É o que é mostrado na História do Mundo. Na História que  de quando em quando se repete. Essa está em marcha.

Bom dia. O Curto a seguir. Sem mais comentários e/ou considerações.

Susana Charrua, Odemira | PG



A campanha saiu à rua... e os imigrantes no país dos emigrantes

Pedro Lima, editor-adjunto de economia | Expresso (curto)

Bom dia.

A campanha para as legislativas está na rua, organizada oficialmente neste domingo e a luta promete ser taco a taco até ao último voto. Quem vencer não terá maioria absoluta, mas excluindo um cenário de entendimento entre PS e PSD, atendendo à luta encarniçada e troca de acusações entre ambos, sempre haverá hipóteses de algum entendimento com partidos mais pequenos para dar alguma estabilidade ao país. À direita surge a Iniciativa Liberal, à esquerda surge Bloco, PCP, Livre ou PAN.

Admitindo, assim, que a 'cerca sanitária' em torno do terceiro partido mais votado nas últimas eleições, o Chega, se mantém - o PSD continua a rejeitar um acordo de governação com este partido -, uma das possibilidades possíveis para uma governação estável poderá então depender da votação que este partido vier a ter. PSD e CDS esperam conseguir desviar votos à sua direita e assim ganhar as eleições reforçando a votação face às eleições de 10 de março de 2024 e por isso não é estranho que o tema da imigração, que tanto o Chega tenha cavalgado, se tenha tornado num dos dois principais temas deste arranque de campanha.

O governo quer deixar claro que as medidas que tomarão irão controlar a entrada de imigrantes no país no estrito cumprimento das necessidades de trabalho apresentadas pelas empresas. Concretizar essas medidas é um piscar o olho ao eleitorado do Chega, embora não deixe de surpreender que um país que tantas vagas de emigração teve eleja como tema de abertura de campanha precisamente a imigração.

O governo anunciou no sábado que 18 mil imigrantes em situação irregular em Portugal serão expulsos sendo que mais de 4500 serão notificados para deixar o país no espaço de 20 dias. E as respostas não se fizeram esperar: à esquerda fala-se de ato de campanha e disputa de votos com o Chega.

No PS aposta-se precisamente na coligação PSD/CDS ao Chega, e o seu líder, Pedro Nuno Santos diz mesmo que “há uma trumpização de Luís Montenegro”. Em resposta às acusações, o primeiro-ministro e líder do PSD garantem que as deportações não aceleraram por causa da campanha .

O primeiro dia de campanha culminou com o debate entre todos os oito partidos com assento parlamentar em que Luís Montenegro foi atacado por todos por causa do caso Spinumviva e, como não podia deixar de ser, com o tema da imigração a aquecer os ânimos : PS e Chega convergiram na análise de que o PS deixou uma “balbúrdia” - ou “bandalheira” – na política de entrada de estrangeiros no país.

No que diz respeito à campanha no terreno, a AD esteve a norte, em Bragança e em Barcelos e Luís Montenegro garantiu que não vai “perder um segundo” de forma a “conquistar os votos todos para ter uma maioria maior para continuar a governar Portugal”.

O PS, também a norte, esteve em Guimarães e Pedro Nuno Santos pediu que não haja dispersões de voto na esquerda: “É preciso concentrar o voto no PS”, disse.

André Ventura, líder do Chega, esteve no centro do país, na Guarda, onde colocou a fasquia alta: “não ouvirão falar de vitória se só aumentarmos o número de deputados”, disse.

O Bloco de Esquerda fez um comício em Almada, a Iniciativa Liberal andou por Setúbal, o PCP por Vila Franca de Xira e o Livre e o PAN em Cascais.

Esta segunda-feira volta a haver debate entre todos, desta vez na rádio. Depois da campanha volta a sair à rua. O líder do PSD estará no Cadaval, Castelo Branco e Guarda, o do PS em Lisboa e Viseu, o do Chega em Santarém, o do PCP em Santarém e Setúbal, os da Iniciativa Liberal e do Livre em Lisboa, o do Bloco de Esquerda em Almada e o do PAN no Porto.

Estas eleições antecipadas estão marcadas para 18 de maio, pouco mais de um ano e dois meses depois das últimas eleições, também antecipadas.

OUTROS ASSUNTOS

Apagão Uma semana depois do pagamento, a REN mantém, por questões técnicas, a suspensão das importações comerciais de eletricidade de Espanha, o que impedirá Portugal de beneficiar dos preços baixos do país vizinho. E por isso Portugal vai pagar o quádruplo face à Espanha esta segunda-feira.

Rússia O presidente russo, Vladimir Putin, disse que espera que não haja necessidade de usar armas nucleares para vencer a guerra na Ucrânia . Donald Trump, presidente dos EUA, diz que tem conversado com a Rússia e a Ucrânia para se chegar a um acordo que ponha fim à guerra mas constata que há “muito ódio” entre as partes.

Médio Oriente Os rebeldes hutis do Iémen atacaram Israel com um míssil lançado sobre o aeroporto Ben Gurion na Televive. Israel promete vingança.

China O presidente chinês Xi Jinping vai visitar a Rússia de 7 a 10 de maio para se juntar a Putin na celebração do 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista.

Alemanha Quase 50% dos alemães estão a favor da concessão do partido de extrema-direita AfD.

Roménia O candidato nacionalista George Simion venceu a primeira volta das eleições presidenciais romenas . Disse que esta foi a “vitória da dignidade” e prometeu reconstruir o país.

Reino Unido Oito pessoas foram detidas em duas operações antiterroristas no Reino Unido. Um ataque em Londres estava em preparação.

Nicarágua A Nicarágua saiu da UNESCO em protesto contra a atribuição de um prêmio de liberdade de imprensa ao jornal local “La Prensa”.

Conclave Um Relatório de Prospetiva elaborado pelo MediaLab do ISCTE aponta Jean-Marc Aveline, cardeal de Marselha, como o mais forte candidato a ser o novo Papa , mas os apostadores online dão o secretário de Estado de Francisco, Pietro Parolin, como vencedor do Conclave.

Julgamento Esta segunda-feira arrancou o julgamento do processo do BES Angola, em que entre outros estão acusados o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, e o ex-presidente do BES Angola, Álvaro Sobrinho. Este fez saber que não comparecerá no julgamento porque contestou a validade por apenas 90 dias do visto que lhe foi concedido .

Futebol O Sporting venceu este domingo o Gil Vicente por 2-1 , voltando a assumir o primeiro lugar do campeonato de futebol em igualdade de pontos com o Benfica, que no sábado venceu o Estoril-Praia por 1-2. O terceiro lugar também é renhido com Porto e Braga com os mesmos pontos após a vitória do Porto contra o Moreirense por 3-1 e o empate do Braga com o Santa Clara por 1-1.

FRASES

“Acreditamos que o cessar-fogo é possível a qualquer momento mesmo a partir de hoje e deve durar pelo menos 30 dias” – Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

“Quero um acordo justo com a China mas a China anda a trapacear-nos há muitos anos” – Donald Trump, presidente dos EUA

O QUE ANDO A LER

Muitas foram as homenagens feitas na vida de Rui Nabeiro, que em 28 de março teria feito 94 anos. E foi justamente esse o dia escolhido para o lançamento pelo seu neto, Rui Miguel Nabeiro, do l ivro “O legado do meu avô” que, mais do que um livro sobre liderança e gestão, se assume como uma homenagem ao empresário que fundou o grupo Nabeiro – Delta Cafés e que morreu a 19 de março de 2023.

Ali são contadas histórias vividas pelo neto com o avô, que resultaram em ensinamentos, alguns dos quais surpreendentes. Por exemplo, quando se canta vitória porque se fez um negócio que é muito bom para a empresa, se ele também não for bom para o cliente isso pode levar a empresa a perdê-lo mais tarde. Por isso, nem sempre os bons negócios são mesmo bons negócios, é preciso ver mais além.

“Para o meu avô, era inadmissível perder um cliente, fosse qual fosse a razão”, diz Rui Miguel, atual presidente executivo do grupo e que no início do livro deixa logo claro ao que vem: fazer uma homenagem à “vida extraordinária” do seu avô, deixando clara a vontade de que ele tinha de “acrescentar ao mundo os seus valores, a sua excitação e a sua peculiar forma de estar na vida”.

O livro cumpre também um propósito social, de solidariedade: o valor dos direitos de autor reverte na totalidade para a associação de solidariedade social do grupo Nabeiro, Coração Delta.

PODCASTS

Expresso da Manhã Luís Montenegro tem andado a pedir uma “maioria maior”. Chegará ao primeiro-ministro pedir uma maioria absoluta? Paulo Baldaia analisa esta questão com Martim Silva, subdiretor de Informação da SIC.

Contas Poupança Existem lições econômicas para tirar o pagamento de energia de uma semana? As respostas de Pedro Andersson em mais um episódio de Contas Poupança.

Desejamos-lhe uma excelente semana!

Continue a acompanhar a atualidade em www.expresso.pt .

Ler o Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana