Porto 24, com foto - Lusa
Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) decidiram esta quinta-feira em plenário estender o pré-aviso de greve a todos os feriados até ao final do ano.
Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), explica que já tinham sido aprovadas greves para sexta-feira santa, domingo de Páscoa e 25 de Abril, e que esta quinta-feira foi decidido alargar a decisão a todos os feriados do ano em protesto contra a redução em 50% das horas trabalhadas em feriado.
O dirigente do SNM entende que a decisão da administração da STCP “extravasa o disposto no Orçamento de Estado de 2012, que não prevê qualquer redução nesta matéria”.
Os trabalhadores aprovaram também uma greve ao trabalho extraordinário no mês de Maio, por ser a altura em que “terminam os contratos” de alguns funcionários da STCP.
A empresa “precisa de compor o efectivo e esta greve servirá para provar que os trabalhadores são necessários, devendo por isso renovar os contratos ou integrá-los no quadro”, acrescentou.
Fonte oficial da STCP afirmou à Lusa que a empresa pretende dispensar entre 150 a 190 trabalhadores este ano, ao abrigo de rescisões amigáveis, situações de invalidez ou reforma.
No âmbito da reestruturação das empresas públicas de transportes, o Governo vai avançar com a fusão da STCP com a Metro do Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário