CFF/FPA (SBR) - Lusa
Lisboa, 11 jul (Lusa) - O próximo secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa será o atual embaixador de Moçambique em Brasília, Murade Murargy, disse à Lusa fonte da CPLP, sem adiantar mais pormenores.
Murade Isaac Miguigy Murargy, 65 anos, sucede ao guineense Domingos Simões Pereira, que assumiu o cargo de secretário-executivo nos últimos quatro anos.
Embaixador de carreira diplomática no Brasil desde 2005, Murargy foi durante 10 anos secretário-geral da Presidência da República de Moçambique, com estatuto de ministro de Estado, lê-se no 'site' do consulado moçambicano em Brasília.
Pai de cinco filhos, é bacharel licenciado em Direito pela Faculdade Clássica de Lisboa, tendo ingressado em 1976 no Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros, onde foi conselheiro jurídico no Gabinete de Estudos, Planificação e Informações até 1980.
Entre esse ano e 1985 assumiu os cargos de diretor para assuntos jurídicos, diretor nacional de protocolo e diretor das Organizações Internacionais e Conferências.
Desde então, foi embaixador extraordinário e plenipotenciário em França e não-residente na Alemanha, Suíça, Tunísia, Gabão, Mali, Costa do Marfim, Senegal, Irão e Palestina. Foi também delegado permanente junto a UNESCO, em Paris.
Entre outras condecorações, foi distinguido com a Grã Cruz da Ordem do Mérito de Portugal em 1996.
Moçambique vai assumir a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no dia 20, após dois anos de liderança angolana.
Ao contrário do habitual, e por razões de ordem alfabética, será também a vez de um moçambicano exercer o cargo de secretário-executivo, segundo explicou recentemente à Lusa o atual titular do cargo, Domingos Simões Pereira.
Sem comentários:
Enviar um comentário