segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ISRAEL É “POTÊNCIA NUCLEAR DESCONTROLADA”, diz Gunter Grass

 

SIC Notícias – Lusa, com foto
 
O prémio Nobel da Literatura Gunter Grass atacou Israel novamente hoje, qualificando o país de "potência nuclear descontrolada" e de "força de ocupação", numa emissão da rádio pública alemã NDR.
 
O escritor, que foi declarado 'persona non grata' em Israel na passada primavera por um poema em que criticava a posição israelita em relação ao dossier nuclear do Irão, afirmou hoje que "Israel é uma potência nuclear descontrolada".
 
"Várias resoluções das Nações Unidas não foram aplicadas. Israel é uma força de ocupação e durante anos roubou terras, despejou moradores e considerou-os como cidadãos de segunda. Há aspetos racistas em Israel", adiantou.
 
Gunter Grass disse que aquela situação o entristecia e que devia entristecer "todos os amigos de Israel, como entristece muitos israelitas". O romancista, de 84 anos, afirmou continuar a considerar-se "amigo de Israel" e disse que para ele, abster-se de criticar o país, é "uma nova forma de antissemitismo".
 
Em abril, Gunter Grass escreveu um texto intitulado "o que deve ser dito", no qual considerava que Israel se arriscava a por em perigo a paz mundial com um ataque ao Irão devido ao seu programa nuclear.
 
Esta tomada de posição valeu-lhe grande quantidade de críticas na Alemanha e no estrangeiro e Israel proibiu a sua entrada no país. O escritor admitiu hoje que deveria ter precisado que o seu poema visava o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e não o Estado de Israel. "Foi descuidado (...) Estou pronto a mudar isso", disse.
 

1 comentário:

Unknown disse...

Essa matéria ta completinha...o blog ta top,bãão demais sô como fala os mineiros como eu rsrsrsrs,depois conhece meu trabalho www.rastreamento.org tudo que vc quize rastrear celular,pessoa entre outros,se não precisar linka ai nunca sabe ne,abraços e o blog ta bom vou recomendar viu!!

Mais lidas da semana