sábado, 1 de dezembro de 2012

Cabo Verde: Passos Coelho inicia hoje visita de três dias marcada por cimeira bilateral

 

Jornal i - Lusa
 
O primeiro-ministro português chega hoje a Cabo Verde para uma visita de três dias, marcada, ao fim da tarde, por um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, centrado na II Cimeira Portugal/Cabo Verde, a realizar domingo.
 
Integram a comitiva de Passos Coelho os ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, da Administração Interna, Miguel Macedo, e da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, bem como o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida. Os membros do executivo regressam domingo à noite a Lisboa, não seguindo com o primeiro-ministro para a Cidade da Praia.
 
Pedro Passos Coelho chega a meio da tarde a Cabo Verde via Mindelo, na ilha de São Vicente, onde decorrerá também a cimeira, e, após uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, segue para a câmara local, para um encontro com o presidente em exercício da edilidade, Humberto Lélis.
 
Após o encontro, Passos Coelho dá um passeio a pé pelo Mindelo, tendo, antes do jantar com que é obsequiado por José Maria Neves, uma reunião com representantes da comunidade portuguesa, assistindo, depois, a um concerto do pianista português Filipe Pinto Ribeiro.
 
No domingo de manhã realiza-se a segunda cimeira Portugal/Cabo Verde - a primeira ocorreu em 2010 em Lisboa -, que decorre na Alfândega Velha, onde se situa o Centro Cultural Português do Mindelo, na presença do seu homólogo cabo-verdiano, com quem dará, no fim dos trabalhos, uma conferência de imprensa conjunta.
 
À tarde, Passos Coelho e comitiva, bem como José Maria Neves, inauguram um conjunto de habitações sociais na localidade de Ribeira Julião, cuja construção se deve a uma linha de crédito portuguesa de 200 milhões de euros, para ajudar Cabo Verde a combater o défice habitacional no arquipélago (80 mil residências).
 
O primeiro-ministro português termina, depois, o segundo dia da visita no Mindelo, partindo, ao princípio da noite, para a Cidade da Praia (ilha de Santiago).
 
O último dia da visita é consagrado a encontros institucionais e visitas de cortesia aos presidentes da República, Jorge Carlos Fonseca, do Parlamento, Basílio Mosso Ramos, e da Câmara da Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva.
 
Pelo meio, visita as obras de construção da barragem da Faveta, no interior de Santiago, financiada por Portugal e uma das 16 que o Governo cabo-verdiano pretende construir até 2016 em todas as ilhas, jantando, em privado, com José Maria Neves num popular restaurante da capital cabo-verdiana.
 
Às 23:00 locais de segunda-feira (24:00 em Lisboa), Passos Coelho segue para Lisboa, via Sal.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana