segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

C-295 da Força Aérea portuguesa em Díli para mostrar capacidades da aeronave

 


Díli, 15 fev (Lusa) - Um C-295 da Força Aérea portuguesa aterrou hoje em Díli, Timor-Leste, para uma missão de demonstração das capacidades da aeronave feita a pedido das autoridades timorenses.
 
"O objetivo desta paragem é, no sentido daquilo que se passou há uma semana em Portugal onde foi estabelecido um acordo de cooperação com Timor-Leste, incentivar, valorar esse acordo e dar também o contributo da Força Aérea naquilo que for possível e demonstrar as valências e as capacidades que a Força Aérea tem e que de algum modo possam contribuir também para desenvolver a nossa cooperação com Timor", afirmou o major-general Pedro Palhares.
 
O C-295 pertence à Esquadra 502 da Força Aérea Portuguesa que realiza missões de transporte tático e geral, apoio logístico, vigilância marítima, busca e salvamento, evacuações médicas, bem como lançamento de tropas aerotransportadas, carga aérea e transporte de altas entidades.
 
A demonstração da capacidade da aeronave em termos de vigilância e reconhecimento, busca e salvamento e controlo de pescas incluiu um voo por Timor-Leste, levando a bordo o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e alguns elementos do Governo, forças de defesa e segurança, bem como o embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus.
 
No final da viagem, o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, afirmou aos jornalistas que aquele tipo de aeronave responde às "preocupações" de Timor-Leste.
 
"Somos uma ilha, temos o problema dos crimes transnacionais, mas também temos obrigação de defender os nossos recursos piscatórios. Portanto, cai fantasticamente bem", disse Xanana Gusmão.
 
Xanana Gusmão disse também que a aeronave é aquilo que "responde às nossas necessidades".
 
A visita do C-295 a Díli ocorre depois de uma demonstração feita na Austrália, Nova Zelândia e Singapura das capacidades da aeronave no âmbito de um protocolo celebrado entre a Força Aérea Portuguesa e a Airbus Militar.
 
MSE // ZO - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana