segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Organização timorense critica possível compra de armas à Indonésia

 


Díli, 17 fev (Lusa) - A organização não-governamental timorense Fundação Mahein - Monitorização, Pesquisa, e Advocacia do Setor da Segurança criticou hoje a possível compra de armas pelo Governo de Timor-Leste à Indonésia, invocando razões de moralidade e qualidade do material.
 
Na semana passada, durante uma visita à Indonésia, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, admitiu a possibilidade de comprar armas Àquele país para desenvolver as capacidades das forças de defesa timorenses.
 
"A Fundação Mahein está preocupada com o aumento da dependência de Timor-Leste da Indonésia para fornecimento de equipamento militar. Permitir que a Indonésia seja o principal fornecedor de armas de Timor-Leste é uma má decisão", referiu a organização, em comunicado divulgado à imprensa.
 
A Fundação Mahein considerou de "qualidade suspeita" os produtos produzidos pela empresa estatal indonésia PT. Pindad.
 
"É também importante lembrar que armas produzidas pela PT. Pindad caíram nas mãos de grupos terroristas que operam na Indonésia e nas Filipinas", afirmou a fundação, sublinhando que podem representar um problema de segurança para Timor-Leste, principalmente quando o país ainda não tem um sistema de controlo de armas.
 
No comunicado, a Fundação Mahein também questionou a moralidade de comprar armas a militares que foram responsáveis por atrocidades contra o povo de Timor-Leste.
 
"Muitos dos soldados e líderes responsáveis por abusos dos direitos humanos contra o povo de Timor durante a ocupação continuam nas forças armadas indonésias", referiu a fundação.
 
A organização não-governamental questionou como é que o Governo, de boa-fé, pode comprar armas ao responsável por décadas de repressão e subjugação ao seu povo.
 
"É inadmissível que os responsáveis pelos abusos dos direitos humanos contra a nossa nação façam agora lucro à custa do povo timorense. Sinceramente, Timor-Leste tem melhores opções para comprar armas do que a PT. Pindad. A Fundação Mahein pede ao Governo e ao ministro da Defesa para procurarem outro fornecedor que fabrique armas de melhor qualidade e tenha uma verdadeira parceria com as forças de defesa timorenses", concluiu.
 
MSE // VM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana