sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

São Tomé e Príncipe: CHEFE DO ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS CAIU

 

Téla Nón (tp)

O Brigadeiro Felisberto Maria Segundo, Primeiro Chefe de Estado-maior da história das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, decidiu abandonar o cargo. A insubordinação que tomou conta do quartel-general na passada segunda-feira, fez cair o brigadeiro que deixou de ter voz de mando sobre as tropas.

A queda do brigadeiro Felisberto Maria Segundo, está plasmada no comunicado do Conselho Superior da Defesa Nacional, que foi lido na noite de quinta – feira pelo Coronel João Bexigas, na qualidade de secretário do Conselho Superior da Defesa Nacional. «O conselho Superior de Defesa Nacional, tomou conhecimento da decisão do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas o senhor brigadeiro Felisberto Maria Segundo, de colocar o seu cargo a disposição face aos últimos acontecimentos ocorridos no quartel-general das forças armadas», anunciou o Conselho Superior da Defesa Nacional.

O brigadeiro Felisberto Maria Segundo, que tem como alcunha “Jacá”, foi nomeado pelo Governo de Patrice Trovoada, como o primeiro Chefe de Estado Maior da história das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe em Agosto do ano 2012. Fruto da reforma da instituição militar que criou pela primeira vez dois ramos distintos. O exército e a guarda costeira.

Felisberto Maria Segundo, cai do cargo de Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, devido as turbulências que sacudiram o quartel-general na passada segunda – feira em que os militares do exército recusaram honras ao Presidente da República.

O Conselho Superior da Defesa Nacional, já deliberou no sentido do Governo, avançar com a substituição do Chefe de Estado-maior demissionário e a respectiva cadeia de comando. « O Conselho insta as instâncias competentes a adoptarem as medidas que se impõem com vista a proceder as substituições no Estado Maior que se mostrarem necessárias», concluiu o Conselho Superior da Defesa Nacional.

Abel Veiga
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana