sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

São Tomé e Príncipe: Estrutura das forças armadas vai ser redimensionada

 

Téla Nón (tp)
 
É uma das deliberações do Conselho Superior da Defesa Nacional. O Governo deverá implementar rapidamente a revisão da actual estrutura das forças armadas, redimensionando-a de forma a se adequar a realidade do país. O Estado-maior também é transferido imediatamente para o quartel-general.
 
O Estado Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe foi instalado numa residência privada desde o ano 2012, na zona de São Gabriel, representando um fardo financeiro para os cofres do Estado com o pagamento da renda mensal.
 
O Conselho Superior da Defesa Nacional, deliberou no sentido da «transferência imediata do Estado Maior das Forças Armadas para o Quartel-general. A revisão da actual estrutura das forças armadas com vista a se redimensionar por forma adequa-la a realidade do país», frisa o conselho superior da defesa nacional.
 
Medidas que segundo o Conselho Superior da Defesa Nacional visam repor a ordem no Quartel General.
 
O comportamento dos militares do exército que recusaram honras militares ao Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, é merecedor de condenação. «O comportamento assumido pelos referidos militares viola a lei e o regulamento da disciplina militar. Põe igualmente em causa os princípios ínsitos na constituição da república relativamente a preservação da paz, da estabilidade e segurança no país».
 
Tendo a lei e o regulamento da disciplina militar sido violados, tudo indica que serão apuradas responsabilidades. O Coronel João Bexigas, enquanto secretário do Conselho de Defesa Nacional, disse que caberá as chefias militares, e ao Governo através do ministério da defesa e ordem interna, apurar tais responsabilidades.
 
Violações das leis militares à parte, o Conselho Superior da Defesa Nacional, concluiu que existem problemas remuneratórios e de índole social «que são legitimamente evocados pelas diferentes classes militares e que devem merecer particular atenção das autoridades competentes».
 
Por isso, anunciou a «adopção de uma nova grelha salarial com base na proposta apresentada pelo Estado-maior, visando corrigir eventuais discrepâncias existentes no sistema remuneratório vigente e a melhoria das condições de trabalho na instituição», acrescentou o Coronel João Bexigas.
 
A classe dos sargentos, mereceu atenção especial do conselho superior da defesa nacional, que deliberou no sentido da «regularização a breve trecho dos subsídios a que tem direito a classe dos sargentos».
 
Segundo fontes militares os sargentos são uma das peças fulcrais na instituição militar. São eles que efectivamente comandam directa e diariamente os soldados.
 
Abel Veiga
 
Leia mais em Téla Nón
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana