terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

São Tomé e Príncipe: LUTA KU TÊ FILI NA KÁ TADA FÁ



Carlos Semedo – Téla Nón, opinião

Vira o disco e toca o mesmo, diz um aforismo popular português e o semplu fôrro, ilustra bem a situação política em STP

Os barões e baronetes do MLSTP para não variar desunham-se como gatos num mesmo saco para se ferirem uns aos outros, e, com a sua desunião sem tino, os irmãos atacam os irmãos e os tios na velha ânsia de conquista de lugares e posições nos cobiçados cargos do poder, esbanjam forças, atacam os sobrinhos e enxovalham os companheiros, quando o momento devia ser de serenidade e união.

Situação perigosa porque enfraquece o partido e fazem o jogo do ADI, que unicamente espera sentado pra se aproveitar da situação. A dança e contradança dos políticos do MLSTP, como já deviam ter aprendido com a situação das eleições presidênciais em que os egos e agendas particulares falaram mais alto do que os interesses do país e do próprio partido, com a fileira dos que se acotovelaram para as eleições presidências que a custo e risco elegeu Pinto da Costa, volta agora mais violenta do que antes, sem refletirem que esta luta intestina e fratricida serve os interesses do partido de Patrice e não serve os interesses de São Tomé.

A frenética e mortal volta de cadeiras ministeriais no seio do MLSTP e o constante desgaste da figura do Arcanjo comprometem a vitória eleitoral nas legislativas. Tenham tino, pois a divisão nesta altura para satisfazer interesses pessoais e de grupo, na mudança de ministros e no ataque ao PM, desgasta a figura em torno da qual todos deviam estar unidos, o PR.

O PR seguramente, e para quem o conhece e analisa friamente a sua atuação, como já antes fez com Patrice até este cair pelas suas própria mãos e dos baronetes do ADI, tem mostrado que vai preservar a estabilidade a todo o custo e vai manter o apoio a Gabriel até às eleições.

O que o MLSTP tem feito, enquanto se ferem uns aos outros, é minar a  figura do PR, forçando-o a servir de bombeiro interno, quando ele se desdobra em mostrar no estrangeiro que ainda é a única figura garante da estabilidade governativa.
O melhor e maior apoio às intenções de Patrice é a imagem de bandalheira política do MLSTP.

Cabe na cabeça de alguém sensato e avisado que uma nova força política, sem quadros, á última hora, sem um treinador forte, formado como um quebra cabeças de figuras, tem qualquer hipótese de ganhar as eleições ?

Cabe na cabeça de alguém que a tal convergência nacional, ainda para mais com o novo figurino atual da lei eleitoral terá base sólida para ser força política de expressão nacional, perante uma máquina eleitoral bem montada e porte como a do ADI?

E a deriva que tem sido com o comprometimento da única reserva moral e política do País ?

Acham mesmo que Pinto da Costa vai caucionar um movimento cívico que mostra  indisfarçada gula eleitoral e partidarizante ? ele que é, queiram ou não o PR de todos os santomeneses ? Será que os boatos da adesão de Gabriel Costa a um novo partido político resolverá como que por magia a deriva eleitoral dos barões do MLSTP ?

E onde estão os projetos nacionais ? um Plano geral e de urbanização de São Tomé e Príncipe capaz de modernizar e melhorar s precárias condições de habitação e ambiental da cidade e cidades distritais ?

Onde está a definição de uma eficaz política de saúde e bem estar das populações ?

Onde param as ideais estruturantes e comercialmente rentáveis para as pescas e agricultura ?

Quais os plano de desenvolvimento do País ?

Qual a justiça moderna e não corrupta?

Saku Sèku na ká tá munjado fá.

Sem comentários:

Mais lidas da semana