sexta-feira, 7 de março de 2014

Cabo Verde propõe Cimeira com Senegal para reforçar relações bilaterais




O primeiro-ministro cabo-verdiano propôs hoje ao presidente senegalês a institucionalização de uma cimeira entre os governos dos dois países para possibilitar o reforço das relações bilaterais, a nível económico, empresarial e comercial.

José Maria Neves falava aos jornalistas após uam reunião com Macky Sall, que se encontra na Cidade da Praia para uma visita de Estado de dois dias a Cabo Verde e a quem transmitiu a proposta de trabalharem em conjunto, por forma a criar uma "forte cooperação" económica e empresarial entre os dois países, proposta que obteve recetividade do presidente senegalês.

"O Senegal poderá ser um parceiro estratégico no quadro de uma forte complementaridade no desenvolvimento de Cabo Verde, sobretudo nas relações económicas e empresariais", afirmou o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, indicando que a Comissão Mista bilateral, que deverá reunir-se em junho, poderá criar condições nesse sentido.

Segundo o chefe do executivo cabo-verdiano, a ideia passa por, através dessa complementaridade, Cabo Verde poder contar com o apoio do Senegal na sua inserção competitiva na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e no continente africano.

Para José Maria Neves, as principais áreas de cooperação para poder estabelecer parcerias estratégicas passam pelos setores do turismo, indústria, transportes aéreos e marítimos, tecnologias de informação e comunicação, economias criativas e energias renováveis, entre outras.

"Há muitas áreas em que podemos fazer um desenvolvimento cooperativo, mas há também as áreas da paz e da segurança, em que temos ideias convergentes e em que poderemos trabalhar em comum", salientou.

José Maria Neves relatou que existe "uma grande disponibilidade" do Presidente Macky Sall para apoiar a integração de Cabo Verde no espaço da CEDEAO e de, sobretudo, estabelecer uma parceria estratégica entre os dois países.

Embora tivesse admitido que o Senegal é "concorrente" de Cabo Verde em várias áreas, José Maria Neves defendeu, contudo, a necessidade de os dois governos terem "uma perspetiva de colaboração, de estabelecimento de alianças e de parcerias estratégicas em alguns setores" para desenvolver os dois países.

"Podemos, em algumas áreas, competir e, noutras, buscar complementaridades", disse o primeiro-ministro cabo-verdiano, sublinhando que a visita do Presidente do Senegal a Cabo Verde "vai reforçar" as relações bilaterais.

Questionado sobre um dos problemas que mais afeta a comunidade senegalesa residente em Cabo Verde, a legalização de muitos dos 3.000 senegaleses que estão no país, José Maria Neves respondeu que já anunciou uma ação de regularização de todos os imigrantes ilegais no arquipélago, que avançará após a aprovação da Lei de Estrangeiros, em debate no Parlamento local.

"Os senegaleses sairão beneficiados, mas há abertura e disponibilidade da nossa parte para discutirmos acordos especiais com o Senegal para garantir a melhor integração dos senegaleses em Cabo Verde. Temos uma grande comunidade no Senegal muito bem integrada e que tem contribuído para o desenvolvimento dos dois países", explicou.

JSD // ARA – Lusa – foto Ana Freitas

Sem comentários:

Mais lidas da semana