sexta-feira, 7 de março de 2014

Portugal presente no exercício naval “Saharan Express” em Cabo Verde




As águas marítimas a sul da ilha cabo-verdiana de São Vicente vão ser palco, de 10 a 12 deste mês, do quarto exercício naval "Saharan Express", com marinhas e guardas-costeiras de 11 países, incluindo Portugal.

Ao apresentar hoje o exercício nas instalações da Guarda Costeira em São Pedro, em São Vicente, o comandante da unidade, tenente-coronel Anildo Morais, disse tratar-se de "mais um momento de treino" em que as Forças Armadas cabo-verdianas terão a possibilidade de interagir com agência, marinhas e guardas costeiras "amigas".

"Este exercício, que vai na quarta edição, mas que pela primeira vez tem uma área de atuação em Cabo Verde, representa a vitalidade da cooperação militar com países amigos e com avanços bastante consideráveis. Agora, estamos a retirar os benefícios", considerou Anildo Morais, citado pela Inforpress.

O exercício, segundo o comandante cabo-verdiano, enquadra-se nos objetivos da Guarda Costeira, já que o cenário visa a fiscalização das pescas, planeada para ocorrer ao longo de 2014, sendo compromissos oriundos da assinatura do Plano de Ação para Redução da Pesca Ilegal, Não Regulada e Não Reportada.

O plano, acrescentou, objetiva a salvaguarda dos recursos pesqueiros, turísticos e outros, proteção ambiental, segurança interna, defesa nacional, combate de ilícitos de natureza comercial, fiscal e aduaneira, combate ao narcotráfico e emigração clandestina e ainda a realização de operações de busca e salvamento nas águas cabo-verdianas.

O exercício está em preparação desde setembro de 2013 e vai envolver marinhas e guardas costeiras de Cabo Verde, Portugal, Estados Unidos, Mauritânia, França, Libéria, Marrocos, Senegal, Espanha, Holanda e Reino Unido, num total de cerca de mil homens, apoiados por unidades navais, aviões e helicópteros.

Segundo Anildo Morais, o exercício conta com dois cenários, em que um será desenvolvido a sul de São Vicente, e outro na costa dos vizinhos Mauritânia e Senegal, com ações tendentes a "prevenir e atacar" o narcotráfico, a pesca ilegal e poluição marítima, entre outros ilícitos.

Paralelamente e antecedendo o exercício propriamente dito, os militares dos países envolvidos serão alvo de ações de formação em terra, com aulas teóricas e exercícios práticos, envolvendo as equipas de abordagem e os comandos.

JSD // APN - Lusa - foto João Relvas

Sem comentários:

Mais lidas da semana