terça-feira, 25 de março de 2014

Felino 2014: FORÇAS ARMADAS DA CPLP REUNIDAS EM DÍLI




Vários oficiais das forças armadas de países da comunidade lusófona iniciaram hoje em Díli a reunião preparatória do exercício Felino 2014, que vai decorrer em setembro em Timor-Leste.

"O objetivo final é termos no seio da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) um batalhão pronto para atuar a qualquer pedido, principalmente da ONU", afirmou o vice-chefe de Estado-Maior General das Forças de Defesa timorense, brigadeiro-general Filomeno Paixão, na abertura da reunião.

Segundo Filomeno Paixão, o encontro vai servir também para preparar oficiais timorenses "para estarem ao nível dos seus camaradas da CPLP", salientando que há alguns problemas na comunicação devido ao facto de haver uma geração que não aprendeu português.

"Consideramos a CPLP como um espaço estratégico, porque a organização é uma porta para nós estarmos na Europa, América Latina e África e reciprocamente tem Timor-Leste para entrar na Ásia", afirmou o brigadeiro-general.

Na reunião, que vai decorrer até sexta-feira, estão representantes das forças armadas de Timor-Leste, Portugal, Moçambique, Brasil e Angola, cuja delegação chega na quarta-feira. Integram ainda a CPLP Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

O Felino 2015 decorre em Portugal.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana