segunda-feira, 31 de março de 2014

PM timorense inicia visita à Malásia com assinatura de memorando no setor da educação




Díli, 31 mar (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, iniciou hoje uma visita oficial à Malásia com um encontro com o seu homólogo, Najib Razak, e a assinatura de um memorando de entendimento no setor da educação.

No final de um encontro com Xanana Gusmão, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, afirmou que o seu país apoia a adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

"Faremos o nosso melhor e continuamos a olhar em frente para quando pudermos ser um membro da ASEAN", disse Xanana Gusmão, citado na imprensa malaia.

Najib Razak disse também que há um grande potencial para os dois países aumentarem a cooperação bilateral.

Segundo o primeiro-ministro malaio, Timor-Leste convidou o setor privado da Malásia para investir nos setores das infraestruturas, petróleo e gás, saúde, exploração mineira, turismo e agricultura.

Depois do encontro bilateral, os dois primeiros-ministros testemunharam a assinatura de um memorando de entendimento entre a Universidade Sabah da Malásia e a Universidade Nacional de Timor-Leste.

Na terça-feira, o primeiro-ministro timorense participa num encontro com cerca de 200 empresas malaias.

No último dia de visita, Xanana Gusmão vai receber o doutoramento Honoris Causa da Universidade Sabah da Malásia, onde vai proferir um discurso sobre a "ASEAN: Perspetivas e Desafios".

Da Malásia, Xanana Gusmão segue para Perth, Austrália, para uma deslocação de trabalho, viajando depois para a China para uma visita oficial.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana