quarta-feira, 5 de março de 2014

Ucrânia: FMI está em Kiev. Ajuda à Ucrânia pode afetar credibilidade do Fundo




Analistas afirmam que o resgate emergencial não deve ocorrer se o país não dispuser de condições para implantar um plano de austeridade

Veja (br)

Chamado ao resgate por Kiev, o Fundo Monetário Internacional (FMI) sofre pressão de todas as frentes para dar luz verde a um plano de ajuda, com o risco de afetar sua própria credibilidade. Os especialistas do FMI iniciaram nesta terça-feira em Kiev reuniões com as novas autoridades para analisar a situação da economia ucraniana e desenhar um plano de ajuda, enquanto o país se afunda na instabilidade e diz estar à beira da quebra.

A aprovação de um empréstimo do Fundo parece se encontrar em um horizonte longínquo, embora a pressão sobre a instituição já seja sentida. No domingo, os ministros da Economia dos sete países mais industrializados (G7) disseram que o FMI era o "mais preparado" para apoiar financeiramente a Ucrânia.

Os Estados Unidos, primeiro acionista do FMI e a favor do novo regime em Kiev, informaram que o Fundo deve figurar no centro de um plano econômico de ajuda à Ucrânia. Enquanto isso, Washington ofereceu ao país europeu 1 bilhão de dólares no âmbito de um empréstimo internacional, segundo o secretário de Estado, John Kerry.

A Europa, outro peso pesado do Fundo, é mais cautelosa. "Nenhum estado membro (do bloco) se moverá sem a avaliação do FMI das necessidades financeiras da Ucrânia", disse uma fonte europeia.

Foto: Christine Lagarde, do FMI: Fundo está pronto para agir (AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana