quarta-feira, 5 de março de 2014

Ucrânia: COMISSÃO EUROPEIA VAI AJUDAR COM 11 MIL MILHÕES DE EUROS


TSF

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou hoje, em Bruxelas, um pacote de ajuda financeira à Ucrânia de 11 mil milhões de euros.

O pacote, especificou José Manuel Durão Barroso em conferência de imprensa, combina verbas do orçamento da União Europeia, do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD).

Do orçamento da UE vão sair três mil milhões de euros nos próximos anos, 1,6 mil milhões de ajudas macrofinanceiras (empréstimos) e 1,56 mil milhões de ajuda ao desenvolvimento (subvenções).

Durão Barroso sublinhou que a ajuda macroeconómica poderá ser enviada já nas próximas semanas.

Por seu lado, o BEI irá financiar a Ucrânia numa verba que pode ir até aos três mil milhões de euros e o BERD em cinco mil milhões.

Este pacote, de curto e médio prazo, será discutido na quinta-feira pelos chefes de Estado e de Governo da UE, que se reúnem num Conselho Europeu extraordinário, convocado para debater a Ucrânia.

Na conferência de imprensa, Durão Barroso salientou ainda que «cabe ao povo ucraniano decidir o seu futuro» e apelou à resolução através do diálogo da situação na Crimeia, acrescentando acreditar que «ninguém se oporá ao envio de observadores internacionais» para a república autónoma.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do ex-presidente Viktor Ianukovich, por causa da Crimeia, península do sul do país onde se fala russo e está localizada a frota da Rússia do Mar Negro.

A crise na Ucrânia começou em novembro com protestos contra a decisão de Ianukovich de recusar a assinatura de um acordo de associação com a UE e promover uma aproximação à Rússia.

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana