domingo, 13 de abril de 2014

Portugal: PASSOS E PORTAS NEGAM CONTRADIÇÃO SOBRE PENSÕES




O primeiro-ministro disse hoje que «não há nenhuma novidade», enquanto Paulo Portas acrescentou que «não há contradições». Breves comentários depois de ter sido revelado hoje o documento de Bruxelas sobre o novo cálculo das pensões.

Pedro Passos Coelho afirmou hoje que «não há novidades» nas notícias sobre as medidas a aplicar pelo Governo sobre o corte definitivo nas pensões.

Também o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse que «não são novidades» e que «o Governo está a preparar a saída da troika». Declarações feitas à margem da apresentação dos candidatos da Aliança Portugal às eleições Europeias.

Este domingo foi revelado um documento da Comissão Europeia, a que a TSF teve acesso, onde é referido que o valor das pensões tem de variar, todos os anos, conforme a evolução dos salários, do emprego e da relação entre população ativa e reformados e que a nova fórmula de cálculo pode entrar em vigor já em 2015.

Nas reações, o PS acusa o Governo de ter uma «agenda escondida em que o Governo se compromete com uma coisa lá fora com a troika e diz aos portugueses exatamente o contrário» e pede uma clarificação do primeiro-ministro e do Governo.

Bloco de Esquerda afirma que «a palavra do Governo é o valor mais baixo da democracia portuguesa», uma vez que depois de ter desmentido o secretário de Estado da Administração Pública, a Comissão Europeia vem revelar a verdadeira intenção do executivo.

Já o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, está contra a proposta que diz significar o aumento da idade da reforma ou uma penalização do valor da contribuição.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana