sexta-feira, 4 de abril de 2014

Revisão da Lei da Imprensa de Macau vai retirar agravamento de penas




Macau, China, 04 abr (Lusa) - A revisão da Lei da Imprensa de Macau vai retirar o agravamento de "até um terço" em vigor para crimes de liberdade de imprensa praticados por jornalistas, que passam a ser punidos com a lei penal.

Num encontro com os jornalistas hoje em Macau, Vítor Chan, diretor do Gabinete de Comunicação Social, afirmou que este tipo de crimes deve "remeter para o Código Penal", tendo em consideração as tecnologias ao dispor de todos na atualidade - bem diferentes do que existia há 20 anos, quando foi publicado o diploma - e a legislação vigente como a "Lei de Combate à Criminalidade Informática" publicada em 2009.

"O Gabinete de Comunicação Social manterá esta linha de pensamento e, tendo como referência a 'Lei de Combate à Criminalidade Informática', o artigo relativo à agravação até um terço será revogado. Por outras palavras, a aplicação de penas remeterá para o estipulado na lei penal", disse Vítor Chan.

Atualmente, a lei estipula que "as penas aplicáveis aos crimes de abuso de liberdade de imprensa são as estabelecidas na legislação penal comum agravadas de um terço no seu limite máximo, salvo se naquela legislação estiverem fixadas penas especialmente agravadas pelo facto de as infrações serem cometidas através da imprensa, caso em que se aplicam estas".

O mesmo responsável acrescentou que terminada a fase de consulta pública da revisão da lei e compiladas as opiniões recebidas, é agora tempo de elaborar o novo diploma legal, submeter o texto à apreciação do chefe do Executivo e do Conselho Executivo e dar início ao processo legislativo.

Além da questão das penas, a revisão da lei vai retirar ao atual articulado o Conselho de Imprensa e o Estatuto do Jornalista, pontos que nunca foram regulados.

No encontro com a imprensa, o Gabinete de Comunicação Social lançou também a nova aplicação de notícias do Governo para telemóveis que pretende "facilitar o acesso mais rápido do público na obtenção de informações oficiais, bem como elevar a transparência da ação governativa".

Como cinco campos, a nova aplicação, já disponível, está dividida em "notícias", "foto galeria", "reportagens", "notícias em destaque" e "fotos de notícias em destaque" e pode ser consultada nas línguas chinesa, tradicional e simplificado, português e inglês.

Vítor Chan sublinhou ainda a disponibilidade do Gabinete de Comunicação Social continuar a apoiar a imprensa em ações de formação, financeiramente, e em regalias sociais como o seguro médico com apoio governamental.

JCS // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana