segunda-feira, 9 de junho de 2014

Aquisição de veículos e local da cimeira CPLP ainda estão por decidir




Díli, 09 jun (Lusa) - O secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Francisco Cepeda, disse hoje à agência Lusa que ainda está a ser decidido onde se vai realizar a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP vai decorrer em Díli a 23 de julho, ocasião em que Timor-Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da organização e que poderá ficar marcada pela entrada da Guiné-Equatorial.

"Será decidido em Conselho de Ministros, mas poderá decorrer no Centro de Convenções de Díli", afirmou o também embaixador Francisco Cepeda.

As restantes reuniões, explicou o embaixador, vão decorrer todas no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além da cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, vão decorrer reuniões dos pontos focais, entre 17 e 18 julho, do grupo técnico, a 19 de julho, de embaixadores, a 20 de julho e de ministros dos Negócios Estrangeiros, a 22 de julho.

Questionado sobre os veículos para transporte dos chefes de Estado e de Governo da CPLP, o embaixador disse que são necessários cerca de 25 veículos e que as autoridades ainda não decidiram se vão comprar ou alugar.

Ainda em relação à organização da cimeira, o secretário-geral do ministério timorense disse que vão estar envolvidos cerca de 250 funcionários públicos timorenses, 150 dos quais no protocolo.

A Polícia Nacional de Timor-Leste afirmou esta semana à imprensa que vão ser destacados cerca de 800 elementos para a segurança, que, segundo o embaixador timorense, será "normal" apesar de se esperarem vários cortes de estrada e condicionantes ao trânsito.

A cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP realiza-se de dois em dois anos. A última decorreu em 2012 em Moçambique.

São membros da CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

MSE // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana