segunda-feira, 9 de junho de 2014

Périplo de Xanana Gusmão pela África Lusófona interrompido por doença




PM de Timor-Leste chega à Guiné-Bissau com convite para cimeira da CPLP

06 de Junho de 2014, 23:49

Bissau, 06 jun (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, chegou hoje à Guiné-Bissau para convidar as novas autoridades eleitas para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Vim com Mari Alkatiri [líder da oposição em Timor-Leste] em missão especial para entregar ao presidente e ao primeiro-ministro eleitos um convite para participarem na cimeira da CPLP", a realizar em Dili, Timor-Leste, a 23 de julho, referiu à chegada ao aeroporto de Bissau.

Xanana Gusmão aterrou na capital guineense num voo comercial poucos minutos antes das 13:00.

À chegada, tinha à espera alguns jogadores da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, bem como o selecionador Paulo Torres, internacional português, e dirigentes da federação de futebol.

Os "djurtos" (alcunha alusiva a uma espécie de chacal) agradeceram o apoio financeiro de Timor-Leste que lhes permitiu jogar e vencer a República Centro-Africana na primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar em 2015.

"Ainda bem que ganharam, porque a nossa [seleção de Timor-Leste] está a perder", referiu Xanana Gusmão, que se escusou a prestar mais comentários sobre a visita à Guiné-Bissau.

A passagem de Xanana Gusmão vai ser encurtada, saindo de Bissau na madrugada de terça-feira, em vez de partir ao princípio da tarde do mesmo dia, 10 de junho, disse fonte da comitiva timorense à Lusa.

Durante quatro dias de estadia, o primeiro-ministro timorense vai manter contactos com as autoridades de transição ainda em funções e também com o Presidente da República eleito, José Mário Vaz, e com o próximo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira - a serem empossados nas próximas semanas.

Vai ainda reunir-se com representantes das forças de segurança, chefias militares, Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO) e partidos políticos.

Timor-Leste apoiou financeiramente o recenseamento eleitoral realizado na Guiné-Bissau entre dezembro e fevereiro e Xanana Gusmão vai fazer na segunda-feira a entrega simbólica da respetiva base de dados - o registo do eleitorado já serviu de base às eleições de abril e maio (legislativas e presidenciais).

A deslocação de Xanana Gusmão está incluída numa série de visitas do primeiro-ministro timorense a vários países da CPLP antes da cimeira da organização.

A Guiné-Bissau realizou este ano as primeiras eleições após o golpe de Estado militar de abril de 2012, o que vai permitir o regresso do país à norma constitucional, bem como o reatamento de plenas relações diplomáticas com a comunidade internacional.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as legislativas de 13 de abril com maioria absoluta e vai ocupar 57 dos 102 lugares da ANP.

O líder da força política maioritária, Domingos Simões Pereira, ex-secretário executivo da CPLP, vai ser o novo primeiro-ministro.

A segunda volta das presidenciais, a 18 de maio, deu a vitória a José Mário Vaz, apoiado pelo PAIGC, ministro das Finanças do governo deposto em 2012.

LFO // APN - Lusa

PM de Timor-Leste cancela agenda na Guiné-Bissau devido a indisposição

08 de Junho de 2014, 00:46

Bissau, 07 jun (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, cancelou toda a agenda de hoje do programa de visita à Guiné-Bissau devido a uma indisposição, disse à agência Lusa fonte da missão timorense no país.

No entanto, é esperado que o chefe de governo timorense retome no domingo os contactos, reunindo-se às 11:00 com representantes das polícias e serviços de segurança do Estado guineense e às 14:00 com as chefias militares, acrescentou.

Xanana Gusmão tinha previsto para hoje encontros com o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, e com o Presidente da República eleito, José Mário Vaz, para além de uma visita de cortesia à Assembleia Nacional Popular.

O primeiro-ministro de Timor-Leste está desde sexta-feira na Guiné-Bissau para convidar as novas autoridades eleitas para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar em Dili, Timor-Leste, a 23 de julho.

Uma missão de Timor-Leste apoiou financeiramente o recenseamento eleitoral realizado na Guiné-Bissau entre dezembro e fevereiro e Xanana Gusmão vai fazer na segunda-feira a entrega simbólica da respetiva base de dados - o registo do eleitorado já serviu de base às eleições de abril e maio (legislativas e presidenciais).

A Guiné-Bissau realizou este ano as primeiras eleições após o golpe de Estado militar de abril de 2012, o que vai permitir o regresso do país à norma constitucional, bem como o reatamento de plenas relações diplomáticas com a comunidade internacional.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as legislativas de 13 de abril com maioria absoluta e vai ocupar 57 dos 102 lugares da ANP.

O líder da força política maioritária, Domingos Simões Pereira, ex-secretário executivo da CPLP, vai ser o novo primeiro-ministro.

A segunda volta das presidenciais, a 18 de maio, deu a vitória a José Mário Vaz, apoiado pelo PAIGC, ministro das Finanças do governo deposto em 2012.

LFO // SMA - Lusa

Xanana adia passagem por Cabo Verde, mas já fez convite para Cimeira da CPLP

09 de Junho de 2014, 22:23

Cidade da Praia, 09 jun (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, que deveria visitar Cabo Verde terça-feira, adiou a passagem pelo arquipélago, mas já entregou às autoridades cabo-verdianas o convite formal para a presença na Cimeira da CPLP, a realizar a 23 de julho em Díli.

A informação foi adiantada hoje à agência Lusa na Cidade da Praia pelo ministro das Relações Exteriores cabo-verdiano, Jorge Borges, e em Bissau por fonte da comitiva de Xanana Gusmão, que se encontra na Guiné-Bissau até terça-feira.

Quer Jorge Borges quer fonte da comitiva do primeiro-ministro de Timor-Leste admitiram a possibilidade de Xanana Gusmão passar por Cabo Verde a 20 deste mês, quando se deslocar ao Brasil, para convidar a presidente brasileira, Dilma Roussef, para a Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo o ministro cabo-verdiano, Xanana Gusmão passou quinta-feira passada por Cabo Verde, em trânsito para a Guiné-Bissau, após uma visita a São Tomé e Príncipe.

Na ocasião, Xanana Gusmão, face à ausência do primeiro-ministro José Maria Neves, e do próprio Jorge Borges, que regressaram apenas ao final desse dia de uma deslocação a Angola, encontrou-se com o ministro da Defesa cabo-verdiano, Jorge Tolentino, a quem entregou o convite para a cimeira da CPLP, acrescentou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

JSD/LFO // PJA - Lusa

Quatro ilhas da Guiné-Bissau recebem pirogas oferecidas por Timor-Leste

09 de Junho de 2014, 22:40

Bissau, 09 jun (Lusa) - Habitantes de quatro ilhas do extremo sul da Guiné-Bissau receberam hoje pirogas oferecidas pelo Governo de Timor-Leste, a pedido do representante do secretário-geral das Nações Unidas, o timorense Ramos-Horta.

As pirogas em madeira equipadas com motores fora de borda de 15 cavalos de potência foram entregues aos habitantes das ilhas de Cair, Cataban, Catungo e Uedekeia, podendo cada uma transportar o máximo de quarenta pessoas.

As pirogas deveriam ser entregues pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que se encontra em visita à Guiné-Bissau, mas que devido a uma indisposição foi representado por Mari Alkatiri, líder da oposição timorense.

Alkatiri pediu aos beneficiados que utilizem as pirogas "para o transporte de pessoas" e desta forma encurtem "as distâncias" e reduzam "o isolamento" das quatro ilhas em relação ao resto do país.

O primeiro-ministro guineense de transição, Rui de Barros, elogiou o apoio de Timor-Leste e salientou o facto de a iniciativa resultar de uma visita que Ramos-Horta fez àquelas localidades.

"O presidente Ramos-Horta conseguiu chegar a vários sítios onde o Governo não chegou nos últimos anos", destacou Rui de Barros, enaltecendo a contribuição de Timor-Leste na "resolução dos problemas da população".

Rui de Barros lembrou os apoios dados à Guiné-Bissau na organização de eleições gerais, outros destinados às organizações não-governamentais e ainda à seleção de futebol.

MB // JMR - Lusa

Timor-Leste entrega base de dados de eleitores às autoridades da Guiné-Bissau

09 de Junho de 2014, 22:44

Bissau, 09 jun (Lusa) - O Governo de Timor-Leste entregou hoje às autoridades da Guiné-Bissau a base de dados de eleitores guineenses resultante do recenseamento que uma missão timorense patrocinou entre dezembro e março.

Estava previsto que a entrega dos dados eleitorais fosse feita pelo primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, mas devido a uma indisposição que o afeta desde sábado, a tarefa coube a outro membro da comitiva, Mari Alkatiri, líder da oposição em Timor-Leste.

O recenseamento contou com equipamento, apoio técnico e financeiro timorense e serviu de base à realização das primeiras eleições legislativas e presidenciais após o golpe de Estado de abril de 2012.

Ao receber o banco de dados e o código secreto que lhe dá acesso, o primeiro-ministro do Governo de transição guineense, Rui de Barros, assinalou ser "mais uma grande ajuda" que a Guiné-Bissau recebe de Timor-Leste.

O governante observou que a partir de agora a Guiné-Bissau "possui um banco de dados fiável" que terá apenas que atualizar anualmente para realizar eleições, a começar pelas autárquicas - nunca efetuadas no país, notou.

Os dados também poderão ser utilizados para a emissão de bilhetes de identidade, sublinhou o primeiro-ministro guineense de transição.

O secretário de Estado da Descentralização Administrativa de Timor-Leste, Tomás Cabral, entregou ainda às autoridades guineenses 150 equipamentos informáticos.

Prometeu ainda encaminhar para o presidente eleito, José Mário Vaz, para o representante das Nações Unidas, Ramos-Horta, e para a Comissão Nacional de Eleições, as recomendações para melhoria da máquina eleitoral.

Em representação de Xanana Gusmão, Mari Alkatiri afirmou que Timor-Leste "ousou ajudar a Guiné-Bissau" pondo à disposição o "seu pouco conhecimento" na área da administração eleitoral.

Alkatiri disse ainda que Timor-Leste poderá colocar à disposição da Guiné-Bissau a sua experiência para o recenseamento da população e da habitação com recurso a georreferenciação (localização por coordenadas recolhidas através de aparelhos GPS), caso seja solicitado.

MB // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana